Capítulo 13: A Tentação Irresistível do Coelhinho

Levei um shopping para fugir da fome e plantar: me revoltei e me declarei imperador Sob a décima terceira lua 2595 palavras 2026-07-31 01:19:17

Página (1/3)
Quando a noite caiu, a grande caravana de migrantes finalmente parou para descansar em um vale.
O leito do rio seco estava cheio de rachaduras, com areia e pedras acumuladas, enquanto as margens estavam salpicadas de rochas e galhos secos.
Um silêncio profundo envolvia o ambiente, sem o canto de pássaros ou o som de insetos, tornando tudo árido e estéril.
A família de Sofia Guimarães armou uma fogueira de pedra naquele lugar desolado.
As chamas vivas iluminavam o entorno, trazendo um pouco de calor à fria noite.
Eles recolheram gravetos secos ao redor para alimentar o fogo, que crescia em intensidade, lambendo o fundo da panela.
A água começou a ferver, soltando vapor quente.
Porém, quando Lara Silva preparava a faca para abater o coelho, Clara Guimarães agarrou-o com força, recusando-se a soltá-lo.
Clara soluçava, profundamente triste: “Mãe, não mate o coelhinho, ele é meu amigo!”
“Clara, estamos fugindo da fome, não temos comida extra para cuidar dele,” disse Lara Silva, resignada. “Se comermos ele, teremos forças para seguir viagem amanhã.”
“Não, eu não quero comê-lo, vou cuidar bem dele!” Clara chorou, desesperada.
Sofia apertou a testa, enquanto tentava persuadir: “Pense bem, ontem quem foi que implorou para comer o coelhinho?”
“Não me importa, eu não quero que o coelho morra!”
As lágrimas de Clara se intensificaram.
“Minha querida, quando chegarmos a um lugar seguro, a vovó vai comprar mais coelhos para você,” tentou confortá-la Dona Guimarães.
“Eu não quero outro coelho, só quero este!” Clara continuava irredutível.
Finalmente, Lara Silva, de temperamento explosivo, não suportou mais e pegou um galho seco do chão, levantando-o alto; o choro de Clara cessou imediatamente.
Sofia limpou a orelha discretamente, admirando a força da cunhada em silêncio.
Após a desastrosa tentativa de preparar carne de lobo no dia anterior, Sofia, aproveitando que Lara não estava atenta, acrescentou secretamente alguns temperos na panela do coelho: folhas de louro, anis-estrelado, noz-moscada e canela.
“Cunhadinha!” Lara a flagrou no momento exato, batendo o pé nervosamente, com um tom de reprovação.
Sofia, satisfeita, desviou o olhar e deu um sorriso contido, guardando seu triunfo em segredo.
Lara não conhecia os temperos, achando que Sofia estava apenas brincando ao recolher galhos e ervas secas na margem do rio.
Tentou retirar as folhas, mas percebeu que os temperos já estavam completamente misturados à carne.
Só pôde suspirar, impotente, diante da panela de pedra.
Gastão Velasco ficou ao lado da fogueira, observando Sofia e sua família à distância.
Entre risos e brincadeiras, ele permaneceu imóvel e absorto.
Sua silhueta, iluminada pelas chamas, parecia ainda mais solitária.

Página (2/3)
Nesse momento, uma brisa suave soprou, mexendo os cabelos da jovem e perturbando as emoções dele.
Perdido em pensamentos, Gastão recordou um momento recente—
Sofia, envergonhada e irritada, sentou-se numa pedra, olhando fixamente para ele, perguntando direta: “Você gosta de mim?”
Apesar de certa dúvida na voz, havia determinação.
Os olhos de Gastão brilharam por um instante, um leve sinal de nervosismo apareceu, mas logo ele recuperou a calma.
“Não.” Sua resposta foi firme e direta, com voz grave.
Sofia sorriu levemente, curiosa: “Então por que me salvou?”
Gastão franziu as sobrancelhas e respondeu lentamente: “Foi instinto, eu não queria que você se machucasse.”
Seu olhar era sincero, sem disfarces.
As duas pintas vermelhas sob o olho esquerdo realçavam ainda mais a beleza de Sofia, que relaxou em um sorriso.
“É melhor assim. Minha mãe e minha cunhada não devem levar a sério o que perguntaram.”
Ela levantou o queixo, avisando: “Não vou me casar, só aceito ser genro.”
O rosto de Gastão tornou-se complexo, um lampejo de surpresa passou em seus olhos.
Tinha uma ideia tão firme assim?
Mas logo ele retomou o controle.
Ele observou a jovem rebelde à sua frente em silêncio e disse: “Essa é sua escolha, eu respeito.”
Sua voz carregava firmeza, como se afirmasse sua posição para Sofia.
As memórias se afastaram como água, e o jovem sentiu uma emoção difícil de explicar. Contudo, ele sabia que não podia revelar seus sentimentos tão facilmente.
Será que alguém como ele merecia uma vida tranquila?
A panela de pedra revelou o coelho cozido, exalando um aroma delicioso.
“Como pode estar tão cheiroso?”
Lara ficou surpresa, lembrando das ervas que Sofia pôs na panela, e então entendeu: “Cunhadinha, você sabe demais!”
“Claro que sei,” Sofia piscou para a cunhada com malícia.
Dona Guimarães provou a comida, rapidamente serviu uma tigela para a filha mais nova e sorriu, indicando para Gastão: “Leve para ele experimentar.”
Sofia não quis.
Dona Guimarães, vendo isso, estreitou os olhos e lançou um olhar repreensivo para a mais nova.
“Ele caminhou tanto para chegar até aqui, não seja ingrata,” murmurou com leve rigor.
Sofia resistiu, mas não teve escolha; relutante, levou o prato até Gastão.

Página (3/3)
Ao entregar o coelho a Gastão, seus olhares se cruzaram brevemente.
“Aqui, minha mãe mandou para você.”
“Ah, agradeça à tia Guimarães por mim.”
No olhar de Gastão havia uma mistura de expectativa e gratidão, enquanto Sofia parecia um pouco constrangida.
Seus olhares se entrelaçavam no ar, como se um campo invisível os conectasse.
Uma atmosfera sutil pairava, despertando curiosidade sobre a relação entre eles.
Lara esticou o pescoço, ansiosa, desejando poder ouvir o que conversavam.
Mas Sofia logo voltou, e Lara teve que recuar sob o olhar fulminante da cunhada, sorrindo envergonhada.
Clara, ainda imersa na tristeza pela perda do coelhinho, com os olhos vermelhos e marcas de lágrimas, foi atraída pelo aroma convidativo.
Ela não conseguiu resistir e fixou o olhar na panela com o coelho.
O caldo era espesso e apetitoso.
Batatas macias exalavam um perfume doce e suave.
O prato era uma combinação perfeita de cor, aroma e sabor, muito mais apetitoso que a carne de lobo do dia anterior.
Clara hesitou, dividida entre a saudade do coelho e a tentação do cheiro.
Mas o aroma era tão irresistível que parecia chamá-la baixinho.
“Mãe é terrível, pega um pedaço tão grande e aproxima do meu nariz para me provocar, e no final nem deixa eu provar!”
Ela olhou ao redor, finalmente não resistiu e pegou um pedacinho com a mãozinha, levando à boca.
A carne era tenra e suculenta.
Num instante, aquele sabor maravilhoso explodiu em sua língua, enchendo seu paladar de satisfação sem fim.
Seus olhos brilharam, e um sorriso de surpresa iluminou seu rosto.
“Uau, que cheiro bom!” Clara esqueceu a tristeza e comeu feliz.
Sofia riu, pegando a pequena gulosa e apertando sua cabecinha, com uma malícia divertida.
“Clara, não era o coelhinho seu amigo?”
“O coelhinho é delicioso, Clara adora coelhinho!”
Não muito longe, vários sobreviventes do deserto também foram atraídos pelo aroma único e se aproximaram, com olhares cheios de desejo pela comida.