Funeral
Mas Ma Liang compreendeu tarde demais; tudo aquilo, sua mãe só estava contando a ele agora.
Sua tenra infância não compreendia por que a mãe fora destruir a família dos outros, por que levara à morte a mãe de Xiao Yun.
Ele pensava que havia servido de ponte entre a mãe e Xiao Yun, mas, na verdade, era a mãe quem o forçava a abandonar o rancor.
Na jornada para reivindicar a própria justiça, a mãe não utilizara ninguém, nem mesmo a ele.
Caminhara sempre sozinha, ainda que o seu único filho não a compreendesse.
Mesmo quando concluiu a sua vingança e tudo se assentou na poeira, ela não revelou o segredo a alma viva.
Porque Yun Venenoso ainda vivia prisioneiro do ódio.
Se Yun Venenoso soubesse de tal verdade, sofreria apenas ainda mais.
A mãe educara ambos os irmãos com esmero, tornando-os jovens sensatos e conscientes do que era certo e errado.
E foi justamente por isso que Ma Liang sentiu a dor se aprofundar.
Yun Venenoso partira sem conhecer a verdade, e à mãe só restava um filho cuja vida podia extinguir-se a qualquer momento.
A raiz de toda aquela desgraça resumira-se a um homem incapaz de controlar os próprios instintos.
— Chi Chen, depois desta missão, sentiste medo?
Ma Liang descascava uma tangerina com uma só mão, fitando An Chen.
— Medo de quê? Do medo da morte, ou da partida dos companheiros.
An Chen tomou a tangerina de suas mãos e começou a descascá-la por conta própria.
— Um pouco de ambos, suponho.
— Foste tu quem sentiu medo, Ma Liang?
An Chen desvendou de imediato os pensamentos de Ma Liang, interrompendo o gesto de descascar a fruta.
— Sim, senti medo.
Ma Liang julgou não haver nada a ocultar e recostou-se na cadeira.
Antes, ele se esforçara ao máximo nas missões, primeiro para proteger Yun Venenoso, e segundo para escapar da mãe.
Pois, racionalmente, ele não se permitia ter uma mãe de moral corrompida.
Contudo, partindo da emoção, ele amava a sua mãe.
Porque a sua mãe o amava verdadeiramente.
Sem saber que rumo tomar, Ma Liang só conseguira buscar refúgio na fuga.
Mas agora que Yun Venenoso morrera e o mal-entendido com a mãe se dissipara,
tendo laços aos quais se aferrar, ele passou a temer a morte.
Se perdesse também o filho, que destino restaria àquela mulher idosa?
Era a primeira vez que Ma Liang experimentava tal sentimento.
— Eu não tenho medo.
— Por quê?
Ma Liang recordou-se de quando Mulan dissera que Chi Chen era órfão.
— É verdade, quem não tem laços caminha sem amarras. Mas, justamente por isso... não consigo compreender: se não tens a quem te apegar, por que lutas por esta causa?
Afinal, que encanto teria um trabalho onde a morte espreita a cada instante?
— Tu que tens laços, por que pensas em recuar?
An Chen devolveu a pergunta com outra.
— Talvez... porque os laços que me prendem estejam prestes a desaparecer.
A saúde da mãe deteriorava-se a olhos vistos, e Ma Liang desejava estar ao seu lado durante o tempo que lhe restava.
— Com razão falas assim.
An Chen recostou-se nos travesseiros, contemplando os pombos brancos que voavam livremente lá fora.
— Antes, eu também andava perdido e intrigado: por que teria escolhido tornar-me um agente? Talvez pelos ensinamentos de um ancião, ou talvez por uma habilidade adquirida por acaso. Contudo... com o tempo, essa hesitação foi se tornando inabalável.
Surgem sempre em minha mente as vozes daqueles que me diziam para ter coragem, a felicidade dos sobreviventes reunidos às suas famílias quando os resgato, bem como de cada companheiro que sacrificou tudo por esta causa.
Talvez eles próprios estivessem incertos sobre o motivo de agirem assim, mas continuaram a fazê-lo porque traziam laços profundos no coração. Descobri que, quanto mais tempo passo como agente, mais sinto que esses laços se tornam reais. Essa sensação é verdadeiramente sublime...
Enquanto falava, An Chen levou a mão ao peito.
O seu coração outrora vazio parecia preencher-se pouco a pouco.
Ouvindo aquelas palavras, Ma Liang permaneceu em silêncio por um instante.
De facto, os seus laços não se resumiam apenas à mãe.
Os companheiros da Administração de Assuntos Paranormais, o seu mestre.
Não eram todos eles laços que o prendiam ao mundo?
Quem não almejaria proteger os seus entes queridos? Teria ele de ser o primeiro a desertar?
Com um leve sorriso, Ma Liang ergueu-se e retirou a tangerina das mãos de An Chen.
— Compreendi.
Jamais imaginara que encontraria convicção justamente num recém-chegado.
— Amanhã, no Cemitério de Mártires de Shangjing, às nove horas.
— Está bem...
An Chen lançou um olhar de súplica à tangerina confiscada, enquanto Ma Liang, com o espírito renovado, abandonou o hospital sorrindo.
No dia seguinte, vestido inteiramente de preto, An Chen dirigiu-se ao cemitério.
Cai Yun trazia o braço engessado; se fosse uma pessoa comum, ferimentos daquela gravidade poderiam ter-lhe custado o membro inteiro.
No entanto, os agentes de classe S eram diferentes.
Cai Yun fitava com tristeza os três retratos emoldurados cercados por coroas de flores, detendo o olhar demoradamente sobre o rosto de Eletro.
— Amanhã já não poderemos celebrar o Ano Novo juntos, Eletro.
Ao avistar Cai Yun, An Chen aproximou-se dela.
Cai Yun conteve a emoção, sorriu para An Chen e, voltando-se para observar os presentes, murmurou:
— Sabes por que eu e o Eletro éramos tão próximos?
— Porque eram parceiros?
Perguntou An Chen, curioso.
Cai Yun negou com a cabeça:
— Esse é apenas um dos motivos; na Administração há inúmeras duplas de parceiros.
E, após uma breve pausa, continuou:
— Eu e o Eletro reconhecemos a solidão um no outro, tornando-nos o refúgio mútuo.
Cai Yun já não era jovem, e os seus pais haviam partido havia muito.
Entrara na Administração de Assuntos Paranormais por ter despertado uma habilidade e, sem saber que rumo dar à vida, continuara por ali.
A monotonia da sua existência rompeu-se quando Eletro surgiu repentinamente como seu parceiro.
No início, Cai Yun frequentemente o tratava com impaciência, chamando-o de pirralho.
Viviam a discutir, mas Eletro confiava profundamente nela.
Mais tarde, Cai Yun descobriu por acaso que os pais de Eletro se divorciaran e constituíra cada qual uma nova família.
Ele era como uma sobra indesejada em ambos os lares, de quem ninguém se lembrava.
Por isso, em todas as festividades de outono e de Ano Novo, havia sempre mais uma pessoa para partilhar a mesa.
Com o tempo, tornaram-se família um para o outro.
Agora, aquele único ente querido também se havia ido.
As lágrimas escaparam dos olhos de Cai Yun, mas, com a visão periférica, notou a aproximação de dois idosos.
Ambos ostentavam expressões aborrecidas, olhando-se com evidente repulsa.
— O que fazem aqui?! Fora, vão embora imediatamente! Quem vos deu permissão para vir ao funeral dele?!
Num ápice, Cai Yun irou-se, apontando furiosa para a entrada e exigindo que se retirasssem.
A mulher, longe de ser dócil, pôs as mãos na cintura e retorquiu aos gritos:
— Tu és a vagabunda que não largava o meu filho! O que te importa se venho ao funeral do meu filho?! Ai, o meu pobre filho...
— Tens ainda a ousadia de falar? Lembraste dele alguma vez para o chamares de filho? Não penses que ignoro o que pretendem; fiquem sabendo que o Eletro deixou expresso em testamento que toda a sua indemnização será doada! Não verão um único centavo!
An Chen abraçou Cai Yun com força, temendo que ela agredisse os dois.
Apanhar um civil em plena cerimónia traria graves consequências para um agente.
Ao ouvirem que não haveria indemnização, a fisionomia do casal transformou-se e irrompeu numa gritaria desenfreada bem no centro do recinto.
Contudo, tratando-se daquele local solene, jamais permitiriam tamanha insolência.
Em pouco tempo, ambos foram convidados a retirar-se.
— Diz-me, por que razão o Eletro teve de sofrer tanto?...
Cai Yun cobriu o rosto, chorando copiosamente.
— Mas ele encontrou-te a ti; e o Eletro jamais se considerou infeliz.