11 5.07/Ameaça de chuva
A avó de Zhou Siyang era uma dama da época da República da China, e, se buscássemos mais para trás, veríamos que ela tinha laços com os senhores da guerra daquele período turbulento. Zhou Siyang não detalhou de qual família ela provinha ou a qual linhagem pertencia, e Xia Zhu não se sentiu à vontade para perguntar.
Dizem que o acúmulo de riqueza requer a herança de várias gerações, e o mesmo vale para a elegância.
A mãe de Zhou Siyang vestia um *qipao* chinês na cor branco-luar, com a bainha na altura das panturrilhas, e usava apenas um par de brincos de pérola simples nas orelhas. Fora isso, não ostentava qualquer outra joia, mas, ainda assim, transmitia a impressão de pertencer a uma família de alta estirpe, culta e tradicional.
Já o pai de Zhou Siyang era diferente.
Na noite anterior, sem conseguir dormir, Xia Zhu pegou o celular e pesquisou a família Zhou na enciclopédia online. Os dados mostravam que o pai de Zhou Siyang já havia ultrapassado a marca dos sessenta anos, estando com exatos sessenta e três.
Esperava-se que um homem de tal idade, em tal posição e em tal família, fosse sério e sisudo. Quem diria que, ao se encontrarem, ele estaria vestindo uma camisa estampada e bermuda de praia.
— ...
Zhou Yongjiang, talvez sentindo que seu traje não era dos mais formais, coçou o topo da cabeça, apontou para Shen Suyu, a mãe de Zhou Siyang, e, com a mão em punho junto aos lábios, tossiu para se explicar: — Estava com sua mãe no Havaí há poucos dias, acabei me acostumando a vestir assim.
Zhou Siyang, habituado ao estilo do pai, nem sequer olhou duas vezes para a vestimenta dele; apenas atirou as chaves do carro sobre a mesa de centro e sentou-se no sofá.
Ao notar Xia Zhu, que permanecia atrás com um ar um tanto desajeitado, Shen Suyu acenou com a mão, convidando-a: — Venha sentar-se conosco.
Xia Zhu respondeu rapidamente, aproximou-se, ajeitou a saia e sentou-se ao lado de Zhou Siyang.
O homem virou o rosto para olhá-la e entregou-lhe uma xícara de chá recém-servida.
Xia Zhu estava prestes a agradecer, mas, ao encontrar o olhar de Zhou Siyang, conteve-se. Em seguida, apontou para a caixa de lenços ao lado dele e, sustentando seu olhar, disse com uma intimidade fingida: — Me dê um lenço, querido.
Após dizer isso, sua mão esquerda, pousada sobre a perna, apertou o polegar com o indicador com tanta força que quase machucou as unhas. Com as orelhas em brasa, não ousou olhar para Zhou Siyang, desviando o olhar para a caixa de lenços.
A pessoa ao lado soltou um riso baixo, quase imperceptível. Em seguida, ele pegou um lenço, segurou o pulso dela e colocou-o em sua mão.
Ao sentir o toque da pele dele, Xia Zhu levantou os olhos e viu Zhou Siyang articular silenciosamente: "Por que mudou o jeito de me chamar?"
Xia Zhu levou um susto. Lembrando-se do combinado de chamá-lo pelo nome, ela beliscou os dedos e respondeu com os lábios: "Esqueci."
O homem arqueou levemente as sobrancelhas e, em seguida, sem deixar rastros, estreitou os olhos, como se tivesse aceitado a resposta.
— Bem — disse Zhou Yongjiang, sentado do outro lado da mesa, tossindo novamente com força e gesticulando para que um segurança próximo se aproximasse. Ele apontou para o filho: — Onde está a certidão de casamento?
Ao ouvir isso, Xia Zhu voltou a olhar para frente, observando os seguranças imponentes.
Atrás deles, vinha um homem de meia-idade de óculos, vestindo uma camisa azul-clara. Ele era baixo, magro e um pouco calvo. Com as mãos cruzadas à frente do corpo e postura ereta, parecia ser um especialista contratado por Zhou Yongjiang.
"Eles vão mesmo verificar...", pensou ela. Não sabia se Zhou Siyang estava com o documento; quando planejaram a visita ao anoitecer, ela se esqueceu de lembrá-lo.
Mordendo o canudo do suco e observando de soslaio, ela esperava ver como Zhou Siyang reagiria. Viu, então, a mão de dedos longos e finos do homem soltar a xícara e mergulhar no bolso direito da calça.
Dois segundos depois, ele jogou sobre a mesa um livrinho vermelho.
— ...
Zhou Yongjiang e Zhou Siyang eram, de fato, pai e filho: um carregava a certidão de casamento para facilitar a inspeção, e o outro gesticulava para que o especialista conferisse tudo, desde a costura da página de rosto até o selo em relevo.
Após a verificação, Zhou Yongjiang, com a certidão autêntica nas mãos, olhou para Xia Zhu e perguntou, intrigado: — Ele não te forçou a nada, não é?
Xia Zhu quase se engasgou com o suco. Colocou o copo na mesa, apanhou dois lenços para cobrir a boca, tossiu e gesticulou com a mão: — Não, não, foi por vontade própria.
— Ah... — Zhou Yongjiang acariciou o queixo, com as sobrancelhas grisalhas franzidas, parecendo ainda um pouco cético. — Entendo.
— Então, deem um beijo um no outro — disse ele, com um semblante preocupado.
A mão de Xia Zhu, que segurava o canudo, endureceu. Seus olhos se arregalaram; desta vez, a surpresa foi genuína.
Felizmente, Shen Suyu controlava a situação. Ela estendeu a mão, pegou a certidão das mãos de Zhou Yongjiang, devolveu-a à mesa e empurrou-a para perto de Zhou Siyang, repreendendo o marido em voz baixa: — Será que você não pode parar de ser tão inconveniente na frente das crianças?
Xia Zhu mordeu o lábio, aliviada, enquanto ouvia Zhou Yongjiang se defender em voz baixa: — É que tenho medo de que ele tenha contratado alguém para nos enganar e desperdiçar a juventude da moça.
Xia Zhu escutava com atenção e não notou a aproximação de Zhou Siyang.
O homem inclinou o corpo para pegar o bule de chá que estava do outro lado, e, com o movimento, seu braço roçou a parte da frente da perna dela.
— Desperdiçou sua juventude? — perguntou ele, em um tom que só os dois podiam ouvir.
Xia Zhu recuou a perna, afastando o joelho do braço dele, mantendo uma distância cautelosa. Ao levantar o rosto após o gesto, percebeu que estavam próximos demais.
A postura deixava o rosto deles a menos de cinco centímetros de distância; ao levantar a cabeça, a ponta do nariz quase tocou a face dele.
— Não — disse ela, engolindo em seco para tentar acalmar o coração acelerado. — Você não me pagou por isso?
O homem finalmente alcançou o bule, seu olhar descendo para encontrá-la.
Xia Zhu, nervosa, espiou os dois do outro lado da mesa, que conversavam com a governanta, e voltou a olhar para Zhou Siyang, perguntando, gaguejante: — ...O que houve?
— Nada — respondeu Zhou Siyang, afastando o corpo. — Estou apenas conferindo se a atriz que contratei é profissional.
Xia Zhu sentiu que ele estava brincando novamente. Suas mãos ajeitavam a saia de forma involuntária, depois tocaram a ponta do nariz, sentindo-se tão desconfortável quanto se houvesse insetos rastejando sobre ela.
O jantar foi preparado pela governanta: pratos leves, pouco condimentados, e uma sopa de almôndegas de peixe feita à mão que estava incrivelmente saborosa. Mesmo estando em uma dieta controlada, Xia Zhu não resistiu e tomou mais uma tigela.
A refeição transcorreu sem maiores problemas. Perto do fim, Xia Zhu empurrou a tigela vazia, que tocou o prato de porcelana ao lado, produzindo um som cristalino. Ela pediu desculpas em voz baixa e tentou pegar um lenço para limpar o respingo de sopa no pulso.
Antes que sua mão pudesse se estender, um lenço foi oferecido do seu lado direito.
Xia Zhu levantou o olhar.
O homem ainda respondia às perguntas de Shen Suyu sem olhar para o lado dela, sem qualquer movimento extra, apenas segurando com a mão esquerda um lenço de algodão e linho perfeitamente dobrado, oferecendo-o naturalmente à frente dela.
Sem ter certeza se aquilo fazia parte da "atuação improvisada" de Zhou Siyang, ela hesitou por meio segundo antes de pegá-lo e limpar a mancha em seu pulso.
Assim que dobrou o lenço, pronta para devolvê-lo, Zhou Yongjiang pousou a colher e disse com sua voz grave: — Daqui a dois dias, sua mãe e eu vamos para Minjiang. Que tal irem conosco passar dois dias?
Minjiang é uma cidade litorânea famosa, não muito longe de Qingtang; pela nova rodovia, a viagem levava menos de duas horas.
Shen Suyu, após aceitar a sopa servida pela governanta, colocou-a na mesa e pegou os hashis. Franzindo levemente a testa ao impedir que Zhou Yongjiang pegasse o pato com molho, que estava salgado, ela olhou para os dois e explicou: — Faz muito tempo que não nos reunimos como uma família de três. Perguntei à sua tia ontem e ela disse que a empresa não está ocupada ultimamente.
Mesmo que estivesse, dois dias era um tempo que se poderia arranjar. Zhou Siyang não se reunia com os pais há mais de meio ano, então não era estranho que eles tivessem tal desejo.
Xia Zhu pensava nisso com os hashis sobre o prato.
Ela estava tão alheia ao assunto, preocupando-se apenas com a relação entre Zhou Siyang e seus pais, que se esqueceu de outro detalhe.
— A pequena Xia gostaria de vir conosco? — perguntou Shen Suyu, dirigindo-se a ela com carinho.
Ela sinalizou para que a governanta servisse mais sopa a Xia Zhu: — Já que vocês trabalham na mesma empresa, o chefe está de férias; peça para ele te dar dois dias de folga também.
Xia Zhu não esperava que o assunto a envolvesse. Com a colher na mão, ela levantou o olhar, sem saber como responder. Após encontrar o olhar de Shen Suyu por um segundo, olhou instintivamente para Zhou Siyang, esperando que ele decidisse.
O homem sentiu seu olhar, pousou os hashis e limpou a boca com um lenço. Assim que seu olhar caiu sobre ela, Xia Zhu ouviu Shen Suyu dizer: — Não olhe para ele. Decida você mesma; não podemos mimá-lo, deixando que ele decida tudo.
Nesse momento, o telefone de Zhou Siyang tocou. Ele atendeu, pousou a mão esquerda sobre a mesa, batendo a ponta dos dedos no apoio de hashis enquanto escutava o relatório da outra linha.
A esperança de Xia Zhu de depender de Zhou Siyang foi por água abaixo. Ao voltar a si, encontrou o olhar de Shen Suyu.
Shen Suyu sorriu gentilmente: — Venha conosco. O pai dele não está bem de saúde, e o médico recomendou que ele repouse em locais com um bom clima.
Xia Zhu, com medo de cometer algum deslize, passara a noite toda tensa. Agora não era diferente. Sentindo que seria indelicado recusar naquele momento, ela não pensou muito e acabou concordando.
Zhou Yongjiang, já satisfeito, quis comer uma sobremesa de feijão vermelho. Levantou-se, empurrou a cadeira e caminhou até a cozinha. Abriu a geladeira, procurou pelo que queria e, ao não encontrar, perguntou em voz alta para Shen Suyu, que ainda estava na sala de jantar.
Shen Suyu suspirou, levantou-se, murmurou algo sobre a teimosia do marido e dirigiu-se à cozinha para ajudá-lo a procurar o doce. Assim que ela entrou, o telefonema de Zhou Siyang terminou.
Ele desligou o aparelho, colocou-o sobre a mesa, pegou os hashis de prata sobre o prato de porcelana e, com precisão, pegou um pedaço de bambu do prato à sua frente, perguntando à pessoa ao lado: — Você aceitou?
Xia Zhu comia pequenos pedaços da massa que Shen Suyu lhe dera e, ao ouvir, soltou um "Ah?".
Zhou Siyang lembrou: — Ir para Minjiang.
Xia Zhu engoliu o que tinha na boca: — Sim.
Após a resposta, o homem ao seu lado não disse nada. Um momento depois, ouviu-se um riso leve.
Xia Zhu olhou para ele, confusa, encontrando o olhar do homem.
As íris dele não eram tão escuras; mais do que pretas, pendiam para um tom acinzentado. Sob a luz, o olhar era límpido, mas, inexplicavelmente, mais difícil de decifrar do que olhos negros.
Xia Zhu não entendia o significado daquele olhar. Lançou um rápido vislumbre para os dois na cozinha, baixou o olhar e, engolindo em seco, perguntou com cautela: — O que foi?
O homem não comeu o que havia colocado no prato. Pousou os hashis, deu um leve toque na mesa e alcançou o copo de água, dizendo com um sorriso suave: — Ao viajar com meus pais...
Ele fez uma pausa e continuou: — É provável que você tenha que dividir o quarto comigo.