Capítulo Dois: Renascido como Lótus, Recebeu o Nome Espiritual Lian Sheng
Saindo da casa dos Hori, já era noite profunda.
Chiya Hiramiya caminhava sozinho pelas ruas desertas, com as mãos enfiadas no bolso direito da calça, os dedos acariciando a pilha de notas novas, um sorriso satisfeito iluminando seu rosto.
No sábado, ao ir à antiga casa rural do senhor Hori para uma investigação espiritual, haveria mais uma boa quantia a ganhar.
Pensando que ainda era apenas um estudante do primeiro ano do ensino médio, com apenas 16 anos, não pôde deixar de sentir um certo pesar.
Ele não era nativo deste mundo, mas um viajante através do tempo.
Seu nascimento foi marcado por um fenômeno extraordinário.
Quando sua mãe estava para dar à luz, sonhou que uma alma atravessava o rio do esquecimento sobre uma flor de lótus.
A família Hiramiya tinha um antigo templo ancestral, o Templo Mikaren.
Por isso, deram-lhe um nome de monge ainda antes de nascer: Renshō, que significa “renascimento na lótus”.
Quando ele chegou a este mundo, ouviu que havia um templo para herdar em sua família.
Pensou que desta vez tinha caído em uma boa casa.
No Japão, um templo é um ótimo lugar para estar, tradicionalmente pertencente à classe dos proprietários de terras, além de isento de muitos impostos.
Durante o final do período Muromachi e a era Sengoku, os Ikki tiveram uma reputação notória na história.
Mas ao crescer, percebeu que o templo ancestral da família Hiramiya era apenas um pequeno templo, mal sustentando-se, nada que lhe permitisse viver de renda.
O Mikaren, uma sala principal de madeira de 100 metros quadrados, pintada em vermelho e branco.
Ao lado, uma pequena casa de dois andares para a vida cotidiana, e atrás do templo um cemitério de cerca de 1500 metros quadrados.
Diariamente, cerca de sete ou oito pessoas vinham prestar reverência, na maioria idosos da vizinhança com dificuldades para se locomover.
Hoje, com a sociedade imersa em baixa ambição e salários estagnados, o interesse dos jovens por lugares como templos diminuiu drasticamente, e nem se fala em fé devota.
O povo simples não tem mais onde tirar lucro; todos se tornaram pobres!
Chiya Hiramiya pensou nisso e suspirou, comprando uma garrafa de refrigerante de melão em uma máquina próxima.
A receita anual total do templo era em torno de quatro milhões de ienes, e depois de deduzir manutenção e despesas diárias, sobravam cerca de dois milhões.
Em um lugar caro como Tóquio, essa renda mal dava para apertar o cinto.
Muito inferior aos grandes templos.
Os poucos jovens monges que conhecia, vindos de famílias com templos também, eram como filhos de grandes empresários.
Com várias carros esportivos em casa, ocupados o tempo todo viajando e fazendo compras no exterior, sob o pretexto de divulgar o budismo.
Os que ficavam no país frequentavam bares noturnos com estrelas do entretenimento, entregando-se a comportamentos absurdos e indulgentes.
Mas há uma frase que diz: “Embora eu beba, fume e pinte o cabelo, sou um bom monge.”
O demônio Pazun disse a Buda: “No seu período decadente, enviarei meus discípulos disfarçados para seus templos, vestindo suas vestes, para destruir seu budismo. Eles distorcerão seus ensinamentos e destruirão seus preceitos, alcançando objetivos que minha força não pode.”
Atualmente, a situação é quase essa, e há vinte anos, fenômenos anormais surgiram, com a ascensão rápida de espíritos malignos e demônios.
No fim, talvez Tóquio e todo o Japão sejam destruídos.
Mas isso estava longe demais; não era algo para um estudante de 16 anos se preocupar.
Era melhor pensar em como ganhar mais dinheiro, algo mais prático.
Sendo filho de um templo pobre, ele não tinha escolha a não ser começar a trabalhar desde cedo com exorcismos, expulsão de demônios e cerimônias religiosas para ajudar nas despesas da casa.
Felizmente, possuía um talento raro na prática do budismo.
Em três anos expandindo seus serviços, não encontrou espíritos ou demônios difíceis de lidar.
Na maioria das vezes, um mantra ou um trecho do “Mantra do Grande Sol” ou do “Mantra da Grande Luz” eram suficientes para afastar os males e cumprir suas tarefas.
Talvez os espíritos de Tóquio fossem mais fracos.
Às duas ou três da manhã, as ruas já estavam vazias, sem trens para voltar.
Chiya Hiramiya descansava no banco da estação, esperando o primeiro trem das 6h30 para casa.
A noite era solitária, e ele contava as notas para passar o tempo.
Ao chegar em casa, as luzes do Mikaren já estavam acesas.
Sua mãe sempre levantava às 4h30 para limpar o templo, um hábito dela.
Seu pai havia falecido há muitos anos, e ele e a mãe sustentavam o templo juntos.
Ele entrou pela entrada reservada ao pessoal do templo, fez reverência ao Grande Sol sentado na sala principal e acendeu um incenso.
Comparado ao Grande Sol do Templo Tóji, adornado com coroas e joias luxuosas, o do Mikaren era simples.
Mais próximo da essência original.
Passando pela sala principal, Chiya foi até a ala lateral e viu sua mãe limpando com devoção.
Sem muitas palavras, trocaram apenas cumprimentos simples.
Ela parecia não se importar com o fato do filho chegar tarde.
Sua mãe talvez estivesse presa no passado, desde a morte do pai dele.
Chiya pensava isso muitas vezes.
Saiu do templo e foi para a casa ao lado.
No segundo andar, no quarto, dividiu os 200 mil ienes ganhos na noite anterior ao meio: metade guardou em seu cofre pessoal e a outra metade entregou para a mãe para as despesas do templo.
Para evitar roubos, ele cobriu o cofre com um mandala Vajra que desenhou com as próprias mãos.
Com 1,4 milhão de ienes em seu nome, pensou se deveria reformar o templo ou dourar a estátua do Grande Sol.
Um templo suntuoso e reluzente sempre atrai mais fiéis e atenção do mundo.
Ouviu dizer que alguns templos, para se modernizar, incorporaram música eletrônica, shows de luzes e até eventos de cultura pop, lançando até budistas estilo anime, chamando isso de cultura religiosa da nova era.
Embora pessoalmente não ligasse para o número de visitantes diários, queria muito aumentar a fama do templo da família.
Depois de contar o dinheiro várias vezes, trancou o cofre com três fechaduras e sentou-se à escrivaninha.
Apesar da noite mal dormida, não se sentia cansado, pelo contrário, cheio de energia.
Olhou para o relógio; ainda faltava um tempo para o café da manhã às 7h30.
Pegou da estante o “Sutra do Grande Sol”, cujo nome completo é “Sutra da Consagração e Poderes Sobrenaturais do Buda Vairocana”.
Esse era o caminho que ele praticava.
O Mikaren seguia a escola Shingon do mestre Kūkai, uma linhagem antiga.
Os textos sagrados fundamentais do Shingon são o “Sutra do Grande Sol” e o “Sutra do Diamante”.
Chiya estudava principalmente o “Sutra do Grande Sol” e secundariamente o “Sutra do Diamante”.
Quanto ao seu nível, nem ele sabia ao certo.
Quando criança, ouviu o pai falar sobre “Capítulo da Fixação da Mente”, “Capítulo dos Mantras” e “Capítulo do Dharma”.
Aos doze anos, desenvolveu poderes reais, capaz de exorcizar demônios.
A prática da magia era uma longa jornada.
Quando começou a exorcizar espíritos, ficou surpreso ao notar que sua força aumentava a cada má criatura que convertia.
Quanto maior o poder do espírito maligno, maior a energia que ele ganhava.
Talvez fosse fruto da transferência de méritos e votos.
Por isso, classificava os espíritos malignos que encontrava por um índice de perigo, começando em zero.
O mais forte que enfrentara tinha índice cinco.
Ainda fraco, afinal os espíritos em Tóquio pareciam fracos.
Quanto ao seu poder atual, estimava ser um dos mais fortes entre os jovens monges.
Pelo menos, os outros herdeiros de templos que conhecia eram bem fracos, variando entre zero e um.
Os verdadeiros monges poderosos se escondiam em templos antigos nas montanhas.
Abriu o “Sutra do Grande Sol”.
Buda disse: “Toda sabedoria tem sua causa no coração do bodhisattva, sua raiz na grande compaixão, e seu objetivo final na habilidade hábil.”
Esse era o princípio fundamental do sutra.
Coração como causa, compaixão como raiz, habilidade hábil como objetivo final.
Chamado também de as três frases de causa, raiz e resultado, ou causa, meio e fruto.
A “habilidade hábil como objetivo final” refere-se aos métodos e metas da prática.
Especificamente, aos três segredos do corpo, fala e mente: selos manuais, mantras e contemplação yogue.
A escola Shingon acredita que, se o praticante usar selos manuais, mantras e contemplação em igualdade, poderá alcançar o corpo de bênção, realizar a sabedoria igualitária e, assim, tornar-se Buda.
Em resumo, formar selos com as mãos, recitar o mantra do Grande Sol e contemplar sua verdadeira forma.
Esse é o caminho de prática de Chiya Hiramiya.
Ganhar dinheiro, reformar o templo e aumentar sua fama, para tornar o Mikaren o templo mais precioso do Japão.
Esse será o esforço de Chiya no futuro próximo.