Capítulo Oito: O Mandala do Reino Vajra
Às 4 da manhã, Chiya Hiramiya saiu de sua cama e dirigiu-se ao templo. Chegando ao banheiro, começou a se lavar com água limpa, usando geralmente dez baldes para se purificar. Após o banho, vestiu suas vestes monásticas, um conjunto amarelo de kasaya. Em seguida, bateu o primeiro sino do templo. Nesse momento, eram apenas 5 horas da manhã, o céu começava a clarear.
O Templo Korenrinen brilhava intensamente, iluminando a escuridão ao redor. Normalmente, Chiya Hiramiya não se dedicava a cerimônias tão elaboradas, afinal, ele precisava se apressar para ir à escola. Apenas nos dois dias de folga do fim de semana ele escolhia um para vestir as vestes monásticas e assumir as responsabilidades de líder do templo.
Quando alguém entrou no salão principal para rezar, Chiya Hiramiya deixou o sino e voltou para o salão. Naquela época, os fiéis que acordavam tão cedo para orar eram, em sua maioria, idosos. Os jovens, exaustos após cinco dias de trabalho, ainda dormiam profundamente. Suas horas de descanso eram parecidas com as de Suzune Horii: ficavam acordados até tarde e dormiam até o meio-dia.
Naquele dia, as visitantes foram a senhora Yamano e sua irmã, que moravam a 150 metros dali. A senhora Yamano havia criado um filho que faleceu cinco anos antes; seu marido morreu doze anos atrás, e o neto se mudou para o distrito de Shinjuku. Sozinha e sem cuidados, ela trouxe a irmã, que passava pela mesma situação, para lhe fazer companhia. As duas irmãs eram as fiéis mais devotas do Korenrinen, vindo rezar antes do amanhecer todos os dias.
Após a oração formal, Chiya Hiramiya conversou um pouco com elas e as acompanhou até o anexo, onde dobraram tsurus de papel para pedir bênçãos. O templo era pequeno, e a maioria dos tsurus usados nas preces eram feitos pelos próprios fiéis, diferente de outros templos que contratavam pessoas exclusivamente para essa tarefa.
Chiya Hiramiya permaneceu no salão principal por uma hora, atendendo depois um fiel de 72 anos. Às 6h30, saiu para o columbário, onde estavam guardadas as urnas funerárias dos fiéis. Alguns preferiam ser enterrados no cemitério, outros optavam por manter as cinzas no templo. A taxa pelo uso do columbário era uma fonte estável de renda para o templo.
Depois de realizar as rezas para os mortos, Chiya Hiramiya foi ao anexo. A senhora Yamano e sua irmã já haviam partido, restando apenas sua mãe dobrando tsurus. Chiya não gostava muito dessa atividade, pois via os tsurus como objetos que, além de emocionarem, não tinham outra utilidade. Dava-se tsurus em visitas médicas, em desastres, para expressar saudades, bênçãos e preces. Ele pensava que aquele pequeno origami não podia suportar tanto peso.
Apesar das queixas, acompanhava sua mãe na tarefa. Os tsurus, em branco, rosa ou nas duas cores, alinhados cuidadosamente, eram agradáveis aos olhos. Depois de dobrar uma sequência, ele saiu do anexo para inspecionar o cemitério atrás do templo. Com 1500 metros quadrados, o terreno não era grande; com cerca de três metros quadrados por sepultura, cabiam apenas 500 túmulos.
Na longa história do Korenrinen, quase 200 túmulos já estavam ocupados. Atualmente, apenas 25 sepulturas precisavam pagar taxas de manutenção, com um valor anual de 5000 ienes por unidade, garantindo uma receita estável de 125.000 ienes por ano. Por volta das 8 horas, Chiya Hiramiya deixou o templo e foi tomar café da manhã.
Após comer e descansar um pouco, por volta das 9 horas ele voltou ao salão principal para conduzir as rezas com dois ou três fiéis que chegaram. Recitavam-se sutras como o Sutra do Coração, o Mantra da Ausência de Desastres e o Mantra da Iniciação do Buda do Medicamento. Até as 11 horas, depois das orações, Chiya respondia questionamentos dos fiéis e compartilhava conhecimentos budistas acessíveis para eles.
Só depois do meio-dia ele podia descansar de verdade. Após o almoço, voltou ao anexo. Normalmente, poucos fiéis visitavam o templo ao meio-dia, a menos que houvesse alguma ocasião especial. No anexo havia uma mesa especialmente destinada à pintura de mandalas, com telas, aquarelas, canetas, lápis, borrachas, tintas, paletas, transferidores, compassos e réguas.
Chiya guardou os instrumentos auxiliares como transferidor e compasso, pois, desde pequeno, pintava mandalas sem precisar dessas ferramentas, traçando círculos e quadrados com facilidade. Atualmente, muitos templos utilizavam programas de computador para criar mandalas, tornando o processo mais rápido e preciso. Porém, para que uma mandala tivesse o verdadeiro poder de afastar demônios e espíritos malignos, ela precisava ser pintada à mão por um monge iluminado, cujo traço transmitisse a essência do Buda e a energia sagrada.
Chiya pegou a mandala do Diamante, que estava duas terças partes concluída e encomendada por Suzune Horii, com um valor de 500.000 ienes — um trabalho que exigia total dedicação. Ele misturou as tintas na paleta, segurou o pincel, prendeu a respiração e, com concentração, continuou a pintura.
A mandala do Diamante é uma das duas mandalas do Budismo Shingon, ao lado da mandala do Tesouro do Útero. Baseia-se no Sutra do Pico de Diamante e é composta por nove assembleias, sendo também conhecida como mandala das nove assembleias do Diamante. Chiya já tinha completado seis dessas assembleias, seu hábito era finalizar uma de cada vez, em nove etapas.
Por volta das duas da tarde, ao concluir a sétima assembleia, largou o pincel. Depois que a tinta secasse, penduraria a obra. Organizou os materiais, lavou as mãos e deixou o templo para voltar ao seu quarto. Prestes a tomar banho e trocar de roupa, seu celular vibrava incessantemente sobre a cama.
Ao pegar o aparelho, viu que eram mensagens de Suzune Horii. Ela enviara três mensagens: às 13h32, avisando que já tinha saído e que estaria na estação em meia hora; às 14h08, informando que já estava na estação de Arakawa e perguntando onde ele estava; e às 14h35, dizendo que já havia encontrado o templo Korenrinen que sua família herdara e perguntando se ele estava em casa, com um emoji de raiva.
De fato, ele havia esquecido. Chiya respondeu imediatamente: “Já vou descer.” Vestiu uma roupa casual e ao sair, viu Suzune parada na sombra de uma árvore na entrada do templo. Ela usava um chapéu azul celeste com bordas de renda branca, uma camisa branca de mangas curtas com um laço azul no colarinho, e uma saia plissada azul clara que deixava à mostra seus tornozelos delicados. Nos pés, sandálias que revelavam seus dedos brancos e macios. Ela segurava uma pequena bolsa e observava curiosa na direção do templo.
Ao vê-lo se aproximar, levantou ligeiramente o queixo, seus olhos brilhavam com um lampejo perigoso.
“Chiya, você demorou para responder, está mesmo ocupado,” disse ela.
“Estava pintando a mandala do Diamante que você pediu,” respondeu ele naturalmente.
“Já terminou?” perguntou Suzune.
“Faltam alguns dias.”
Ela exibiu uma expressão de desapontamento, olhando além dele para o templo.
“Chiya, pode me mostrar seu templo de família?”
“Por aqui, por favor.” Ele a guiou pela entrada, onde fizeram uma reverência ao Dainichi Nyorai, passaram pelo anexo, pelo columbário, pelo local do sino e pelo cemitério. Em cerca de quinze minutos, completaram o tour e retornaram ao salão principal.
“Chiya, o templo de sua família é tão pequeno,” Suzune expressou surpresa e confusão sem disfarçar. Agora entendia por que ele se esforçava tanto para ganhar dinheiro. Grandes templos geralmente possuem portões, salões budistas, salas de sermão, dormitórios para monges, armazéns, banheiros e banheiras. Aqui havia apenas o salão principal, o anexo, o columbário e o banheiro externo.
“Templo pequeno, monge grande; monge pequeno, Buda grande; Buda pequeno, Dharma grande,” recitou Chiya com expressão serena.
“Eu acho que é ‘pessoa pequena, espírito grande’,” Suzune riu suavemente.
“Com a morte, a pessoa é o centro; ao se tornar espírito, realmente é ‘pessoa pequena, espírito grande’.”
“...Chiya, você está falando sério?”
Suzune piscou enquanto ele murmurava “Amida Buda”. Os dois caminharam mais duas vezes ao redor do templo. Ela franziu levemente a testa e disse: “Chiya, se o templo da sua família quiser chamar atenção na era moderna, não conseguirá apenas com o templo em si, especialmente para os jovens. Você precisa acompanhar os tempos.”
“Como faço isso?” Ele se interessou.
Suzune esboçou um sorriso misterioso e ergueu o celular. “Chiya, você se importaria de gravar alguns vídeos?”
“...”
Chiya não gostava de se expor na internet, mas para aumentar a visibilidade do templo da família, concordou em colaborar com a divulgação.
“Chiya, já que concordamos, podemos falar sobre o pagamento da primeira campanha publicitária?”
“De repente, acho que nem precisamos de propaganda.”
Chiya arregalou os olhos. Aquela mulher tinha um plano e tanto! Queria até ganhar dinheiro com ele!
Suzune sorriu com malícia: “Chiya, só te permito ganhar dinheiro comigo, mas não posso ganhar um pouco também?”
“Eu sou pobre, você é rica; dinheiro é como água, sempre corre do alto para o baixo,” ele respondeu sério.
Suzune se aproximou, levantou o queixo e, com a mesma seriedade, disse: “Chefe Rensho, na verdade o dinheiro corre para cima, pois a riqueza dos ricos vem da exploração de muitos pobres.”
“Isso mostra que o mundo está doente,” concluiu Chiya, murmurando “Amida Buda.”