Capítulo Seis: A Lanterna Azul
Lanterna Azul.
Quando a chama está prestes a apagar, ela volta a brilhar; a lanterna remanescente, sem pavio, projeta sombras inquietantes. Dizem que, quando a Lanterna Azul aparece, é porque alguém está praticando o ritual das cem histórias, tal como faziam antigamente, cobrindo lanternas com papel azul, e é daí que vem o seu nome.
Não fale de fantasmas nas horas sombrias. Se falas de fantasmas, o estranho virá.
—— "Fragmentos dos Cem Demônios: Volume do Meio, Névoa"
No quarto tomado por um brilho azulado, a cúpula da lanterna parecia um portal capaz de conectar-se a outro mundo, atraindo o olhar de quem quer que a visse. Horii Suzune, após um breve vislumbre, desviou os olhos rapidamente e aproximou-se do pai, tentando despertá-lo com palavras.
Mas foi inútil. Os olhos dele permaneciam fixos na chama da vela dentro da cúpula, como se houvesse ali algo impossível de ignorar.
Sem sucesso, Suzune silenciou por um momento e, com sua mão alva e delicada, desferiu um tapa no rosto de Horii Yuji.
Pá!
O som estalou, mas não surtiu efeito. Ao ver isso, Suzune tirou do bolso um pequeno sino de latão. Era um amuleto que ela comprara de Hiramiya Chiya por 50 mil ienes.
Trim, trim, trim!
O tilintar cristalino ecoou e o brilho azul no quarto pareceu atenuar-se. Yuji, que estava agachado, moveu-se levemente. Em seu rosto, surgiram expressões de hesitação, luta e confusão, como se ele estivesse prestes a despertar de um transe.
Sopro.
Um som de lufada de ar surgiu no ambiente. Dentro da cúpula azul, a chama laranja da vela, ao sabor do sopro, tornou-se gradualmente azul. O brilho que envolvia o recinto tornou-se ainda mais denso.
Trim, trim, trim!
Suzune agitou o sino com mais força e tentou avançar para chutar a lanterna. Contudo, antes que seu pé pudesse tocá-la, a chama azul contraiu-se violentamente e expandiu-se, propagando-se como uma onda azulada.
Clang.
O sino na mão de Suzune foi arremessado por uma força descomunal e caiu no chão. Privada de seu amuleto, ela sentiu, instantaneamente, como se sua alma estivesse sendo dilacerada por uma força invisível.
Sua sombra, projetada na parede através da lanterna, começou a encolher, desprendeu-se da superfície e caminhou em direção à Lanterna Azul. Quando a sombra alcançou a lanterna, estava reduzida ao tamanho de um grão de feijão, prestes a ser tragada pelo pavio da vela. Suzune sentiu claramente que sua própria alma seria sugada junto.
Nesse instante, mãos quentes e firmes pousaram com força em seus ombros.
— Relaxe e recue comigo.
Era a voz de Hiramiya!
Suzune obedeceu instintivamente à orientação de Chiya. Relaxou o corpo e, guiada por aquelas mãos, deu um passo atrás após o outro. A sombra, antes minúscula, cresceu novamente à medida que ela se afastava, retornando à parede e recuperando sua forma normal.
— Isso é incrível.
Não havia medo nos olhos de Suzune; em vez disso, ela demonstrava curiosidade diante do fenômeno sobrenatural.
— É realmente incrível. Esse tipo de coisa sempre faz com que o caixão de Newton balance.
— Hiramiya-kun...
O pavor que Suzune sentia dissipou-se quase por completo. Logo, ela pensou no pai e pediu a Chiya que o ajudasse a voltar ao normal.
— Isso não é difícil. Mas parece que seu pai deseja muito retomar o contato com ela.
Sob o olhar do Olho de Vajra de Hiramiya Chiya, a alma de Yuji estava, naquele momento, no âmago da chama da vela dentro da lanterna. Além dele, havia outra alma ali aprisionada. A razão pela qual Yuji sentia aquela estranheza há tantos anos era porque uma parte de sua alma vivia em constante convivência com a outra.
— Não há perigo?
— Não.
Chiya respondeu com convicção. Yuji não sofrera danos reais ao longo dos anos; primeiro, porque apenas uma ínfima parcela de sua alma fora capturada, e segundo, porque a outra entidade jamais teve a intenção de feri-lo. Caso contrário, bastaria devorar aquela parte da alma de Yuji para causar-lhe uma doença grave, se não a morte.
— Agora, estou curioso para saber sobre o que eles conversam lá dentro.
Chiya agachou-se, observando atentamente a Lanterna Azul com uma expressão de quem assiste a um espetáculo.
— Pode me deixar ver também?
Suzune aproximou-se, segurando a bainha da saia e agachando-se com as pernas juntas.
— Feche os olhos primeiro.
Suzune obedeceu. Chiya umedeceu o dedo indicador com um pouco de saliva e, canalizando sua energia, tocou as pálpebras da garota.
— Sinto uma sensação refrescante — sussurrou ela.
— Agora pode abrir.
Chiya recolheu o dedo e limpou-o na calça, sem demonstrar qualquer outra emoção. Duas sombras negras... seriam aquelas as almas das pessoas? Será que as almas humanas podem realmente se comunicar? E a quem pertenceria aquela outra alma? Suzune estava fascinada.
Cerca de dez minutos depois, a vela dentro da lanterna finalmente se consumiu. Chiya levantou-se, caminhou até Yuji, deu três batidas leves em seu ombro e, com um sopro, apagou o que restava da chama. O brilho azul no quarto desvaneceu-se até desaparecer.
— Retorne a alma!
Chiya exclamou com o vigor de um Vajra próximo ao ouvido de Yuji. Foi como um trovão. O corpo de Yuji estremeceu violentamente e ele despertou. Ele tombou para trás, apoiou-se nos cotovelos e começou a arfar, suando frio.
— Acalme-se, que o Buda lhe dê sua bênção.
Chiya girou a mão três vezes sobre a cabeça de Yuji. A frieza interior foi dissipada, dando lugar a uma sensação de luz e calor.
— Ah...
Suzune aproximou-se e, agachada, usou um lenço para limpar o suor da testa do pai. Algum tempo depois, Yuji recuperou totalmente a consciência. Ao olhar para a lanterna apagada, seus olhos carregavam uma emoção complexa.
— Mestre Rensho, existe alguma forma de ajudar a alma dela a retornar e tornar-se completa? — pediu Yuji.
— Se ela ainda estiver viva, sim. Se já tiver falecido, só nos restará rezar por sua passagem.
— Deixo tudo nas mãos do Mestre Rensho.
Yuji levantou-se com a ajuda da filha e fez uma leve reverência a Chiya. Tendo passado por aquela experiência, sua visão sobre o sobrenatural mudara drasticamente, e ele reconheceu genuinamente a capacidade de Chiya. No entanto, aquele reconhecimento limitava-se às habilidades profissionais; se o rapaz quisesse cortejar sua filha, ele não facilitaria.
— Pai, você se lembrou do que aconteceu naquela época?
— Sim, eu vi.
Yuji assentiu. Tudo acontecera quando ele tinha quatro anos. Os adultos estavam trabalhando no campo e ele brincava num quarto com uma garotinha. Por acaso, entraram no quarto do avô e encontraram a Lanterna Azul. Naquele dia, chovia torrencialmente lá fora, e o interior da casa estava escuro. Eles acenderam a vela, viram a lanterna na estante e, achando divertido, empilharam cadeiras para alcançá-la.
Quando acenderam a lanterna, a luz azul iluminou todo o recinto e suas sombras foram projetadas na parede. Brincaram por um tempo, até que o cansaço os venceu e adormeceram. Ele não tinha mais lembranças do que se seguiu. Aquela menina devia ser alguém que morava na vizinhança na época, mas que depois se mudou para a cidade grande.
Graças ao poder da lanterna, ele pôde vislumbrar o lugar onde a garota vivia atualmente. O cenário parecia familiar; deveria ser em Tóquio. Embora não pudesse confirmar a identidade dela, tinha certeza de que ela estava viva. Talvez, como ele, ela também tivesse sentido, todos esses anos, que deveria ter um irmão ou irmã.
Após ouvir o relato de Yuji, Chiya soltou um leve estalar de língua. Que história estranha.
Suzune, por outro lado, mordeu o lábio inferior e lançou um olhar severo a Chiya. Ela o chamara apenas para resolver o problema do pai, mas agora sentia como se o pai estivesse prestes a arranjar uma madrasta. Ela não duvidava da complexidade e da emoção que surgiriam quando os dois se encontrassem novamente. Irmãos? Se aquela garota já fosse casada, talvez fosse possível. Ah, que dor de cabeça.
— O que faremos agora? — perguntou Suzune, suspirando para mudar de assunto.
— Levaremos esta lanterna, transformá-la-emos em uma lanterna guia e, com sua orientação, encontraremos aquela menina.
— E aqui?
— Não há mais perigo.
No caminho, Chiya já havia purificado todos os espíritos e assombrações das duas casas. Quanto à lendária e poderosa Lanterna Azul, ela não estava ali; o que presenciaram era apenas uma propriedade inerente ao objeto. Já podia ser considerada um artefato, embora, por ora, fosse inútil aos humanos, necessitando de algumas modificações.