Capítulo trinta e seis: Você está me ensinando a fazer as coisas?
Aquela sombra que passou num relance, que raio de coisa seria aquilo?
A velocidade era tão alta que até o ar foi rompido com um estrondo.
Será que ultrapassou a barreira do som?
Existe algum ser na natureza capaz de correr a tal velocidade?
Ou seria algum grande yōkai especialista em velocidade?
Mas por que não consegui sentir nem um pingo de energia demoníaca?
Em teoria, a uma distância tão curta, e estando eu num santuário, seria impossível me equivocar.
A pequena mente de Jingū Yae Sakura mergulhou num profundo pensamento, incapaz de encontrar uma resposta satisfatória.
O som do ar sendo rompido foi se distanciando gradualmente, desaparecendo nas profundezas da noite.
— Lembra muito este rio Arakawa, que corre incessantemente, impetuoso e com um toque de travessura.
Jingū Yae Sakura sentiu um grande interesse por aquilo. Lançou um olhar ao santuário silencioso abaixo e moveu suavemente o leque dourado em direção à trilha da montanha, ladeada por portais torii.
Um brilho avermelhado, como uma névoa, estendeu-se a partir do leque dourado, formando um tapete escarlate que descia até o sopé da montanha.
Ela deu apenas um passo leve, e sua figura deslizou junto com o brilho, atravessando os torii, cruzando a trilha e chegando ao pé da montanha.
Seus pés não tocaram o chão; seu corpo flutuava sobre a estrada abandonada.
Seu olhar curioso percorreu a estrada envolta em escuridão.
Finalmente, numa curva mais fechada, ela encontrou uma pista.
A estrada de cimento plano estava fendida por um sulco profundo que a cortava inteira.
No ponto onde a força explodiu, havia uma marca de pegada — ou melhor, a impressão da parte frontal do pé direito, afundada e muito nítida.
Era uma pegada humana.
A sombra que passou num instante seria, na verdade, uma pessoa?
Que tipo de pessoa conseguiria explodir com tal velocidade?
Um meio-demônio?
Um ser estranho?
Ou um praticante de artes espirituais?
Muitas ideias surgiram na mente de Jingū Yae Sakura, mas, no fim, nenhuma lhe trouxe uma resposta satisfatória.
— Impressionante.
Ela comentou baixinho, seu corpo flutuou para trás e, seguindo o brilho avermelhado que ainda não se dissipara, atravessou os torii e retornou ao telhado do santuário.
— Senhora Sacerdotisa, a senhora não pode simplesmente deixar o santuário assim!
Diante do salão principal do santuário, um sacerdote idoso, de cabelos brancos, aguardava ansioso, olhando para cima.
— Você... está me dizendo o que fazer?
Jingū Yae Sakura olhou para ele de cima, com um olhar indiferente e voz fria.
— Não, jamais ousaria. É apenas que a senhora ainda não se recuperou totalmente; realmente não deveria sair da área protegida pelo santuário, para não atrair a cobiça daqueles terríveis yōkai.
O velho sacerdote baixou a cabeça, sem ousar encará-la.
— Yōkai terríveis? Talvez os humanos sejam ainda mais terríveis.
Jingū Yae Sakura observou a lua clara como a neve no céu, sua figura dissipando-se gradualmente, como se voasse em direção ao astro.
— Vá em paz, Senhora Sacerdotisa.
O velho sacerdote curvou-se profundamente, despedindo-se piamente da partida da sacerdotisa.
...
A vida realmente não permite excessos.
Ai, este tênis, que comprei há apenas dois meses, já está inutilizado. Que desperdício.
No pátio em frente ao Templo Guren, Hiramiya Chiya, sob a luz que nunca se apagava, olhou para os próprios pés.
O tênis de cores vermelha e branca, antes confortável e respirável, agora estava em farrapos: a parte frontal desaparecera completamente, expondo seus dedos, e a sola traseira estava totalmente desgastada.
Correr com força total resultava nisso.
— Na próxima vez que eu for correr, tenho que me lembrar de levar os sapatos nas mãos.
Hiramiya Chiya resumiu o ocorrido daquela noite, tirou os sapatos inutilizáveis e jogou-os num lixo próximo.
Descalço, entrou no templo pela entrada destinada aos funcionários, visitou o salão principal para prestar reverência ao Grande Buda Dainichi e, após oferecer incenso, retirou-se.
Ao chegar em casa e terminar o banho, já passava da 1 da manhã.
Hiramiya Chiya, por hábito, pegou o celular e acessou o aplicativo Pudu para verificar as mensagens.
Havia algo que o incomodava naquela noite.
Ele abriu a postagem no fórum e encontrou aquela resposta:
[Lembro-me de que o "Registro de Relíquias dos Cem Yōkai" menciona que o grande yōkai Aotōndō caiu na Era Heian. Será que ainda há vestígios dele no mundo atual?]
[Suas informações estão desatualizadas. Eu mesmo vi vestígios do grande yōkai Aotōndō.]
Ao ver a mensagem, Hiramiya Chiya mergulhou em pensamentos. Por que ele respondera àquela pergunta na época?
Não era de se espantar que o outro tivesse especulado e acreditado que ele soubesse o paradeiro do grande yōkai.
Após pensar um pouco, decidiu não enviar uma mensagem privada àquela pessoa, apenas memorizando o apelido: "Suda Sem Fronteiras".
*Bip, bip, bip.*
Uma nova mensagem chegou, de Akechi Mitsuhide.
[Hiramiya, vou te passar mais algumas informações.]
Já quase duas da manhã, e ele ainda estava lúcido, pensando em ajudar a investigar informações. Realmente, não era fácil.
[Descanse cedo.]
Após responder, Hiramiya Chiya colocou o celular para carregar e foi dormir.
No dia seguinte, segunda-feira.
Como precisava tratar da tarefa do avô de Horii Suzune, Hiramiya Chiya já havia pedido dispensa ao professor.
Ele reservou a passagem para Osaka às 9h20 da manhã.
Antes de sair, a vovó Yamano, que morava perto, aproximou-se com passos trôpegos e expressão preocupada.
Desta vez, sua irmã não a acompanhava.
Hiramiya Chiya foi ao seu encontro e segurou-a suavemente, evitando que ela vacilasse.
— Vovó Yamano, aconteceu alguma coisa?
— Rensho, que bom que você está aqui. Eu não saberia a quem pedir ajuda.
A vovó Yamano apertou a mão direita de Hiramiya Chiya e disse, ansiosa:
— Yumi, a Yumi, ela foi fazer o café da manhã hoje cedo, torceu o pé direito e caiu. Agora, mal consegue andar.
Inoue Yumi era a irmã da vovó Yamano.
— Vou acompanhá-la agora mesmo para ver como ela está.
Hiramiya Chiya ajudou a vovó Yamano a caminhar até sua casa.
Ao chegar ao pátio, podia-se ouvir, lá dentro, soluços e lamentos.
Era Inoue Yumi, chorando por causa da ingratidão de seus filhos e netos.
Dizia que estava ali para acompanhar a irmã e não viver sozinha, mas, na verdade, na casa do próprio filho, não havia espaço para ela.
Embora a vovó Yamano não falasse sobre isso, Hiramiya Chiya entendia como a vida de ambas era difícil.
— É o pequeno Rensho? Desculpe incomodá-lo tanto. — Inoue Yumi enxugou rapidamente as lágrimas com suas mãos ossudas.
— Primeiro, vou ajudá-la a deitar na cama.
Hiramiya Chiya ajudou Inoue Yumi, que estava sentada num banquinho, a deitar-se no quarto.
Após acomodá-la, ele se agachou ao lado da cama e examinou o tornozelo torcido.
Enquanto a vovó Yamano conversava com ela, ele aproveitou um momento de distração e, com um movimento preciso do pulso, recolocou o osso no lugar.
— O tornozelo está levemente fissurado. Precisará descansar bem por um tempo, pelo menos quinze dias. Não force o pé em hipótese alguma, nem tente caminhar, ou a situação piorará. Além disso...
Hiramiya Chiya deu todas as recomendações a Inoue Yumi e à vovó Yamano.
Após confirmar que ambas entenderam, aceitou o bolinho de arroz que a vovó lhe ofereceu e partiu.
Vinte minutos depois, ele retornou com uma cadeira de rodas e um par de muletas para idosos, entregando-os à vovó Yamano para qualquer necessidade.
Trouxe também um frasco de óleo medicinal, massageando o tornozelo de Inoue Yumi para que o remédio penetrasse melhor, e enfaixou o local com gaze.
Ao se despedir, deu mais algumas recomendações à vovó Yamano para garantir que não esquecessem nada.
Para os idosos, uma lesão óssea leva cem dias para curar, e com a capacidade de recuperação delas, seria difícil se curarem sozinhas. Precisavam de cuidados constantes, ou poderiam ficar com sequelas.
Ao voltar para casa, já eram quase 10 horas, perdendo o horário das 9h20.
Hiramiya Chiya teve de cancelar a passagem online e comprar outra para as 13h rumo a Osaka.
Ao meio-dia, ele passou novamente pela casa da vovó Yamano e informou os vizinhos sobre a situação, pedindo que ajudassem a cuidar delas.
Só então, sentindo-se tranquilo, partiu para pegar o trem para Osaka.