Capítulo cinco: Vocês já viram alguma vez uma técnica de palma que desce dos céus?
A lua cheia finalmente surgiu sobre o cume da montanha, espalhando camadas de brilho prateado. O luar frio e límpido refletia-se nas casas, vielas e campos de arroz do vilarejo, conferindo-lhes um ar de serenidade singular.
Hiramiya Chiya e seus dois acompanhantes haviam deixado a casa de Suzuki Shuden e dirigiam-se agora à residência abandonada do velho Matsumoto. Segundo as lembranças de Horii Yuji, ele vira aquela lanterna de papel azul quando criança, mas não se recordava de ter tido qualquer contato direto com ela. A única coisa que ainda lhe vinha à mente era o quanto o velho Matsumoto apreciava aquele objeto; antes mesmo de sua família se mudar, o ancião já havia tentado obtê-la. Por esse motivo, ao partirem, deixaram a lanterna e alguns outros itens inúteis com ele.
As memórias do passado sempre retornam em fragmentos. Ao recordar a lanterna, Yuji também lembrou, gradualmente, que o velho Matsumoto tentara obtê-la novamente por ocasião da morte de seu avô. Naquela época, seu pai recusara o pedido, alegando que o objeto era uma lembrança de um ente querido.
— Será que realmente existe um yokai como o Aoandon? — perguntou Horii Suzune, enquanto caminhavam.
— Eu nunca presenciei um — respondeu Chiya com um sorriso. — Mas as lendas que perduram por tanto tempo costumam ter algum ponto de intersecção com a realidade.
Em Tóquio, onde realizava exorcismos, ele nunca encontrara yokais no sentido estrito da palavra. Chegara a pensar que, neste mundo, tais criaturas haviam sido extintas, restando apenas espíritos malignos menos poderosos nas áreas urbanas. O chamado "Desfile Noturno dos Cem Demônios" não passava, para ele, de um mito distante. Pelo visto, ele ainda era jovem demais e sua visão de mundo, limitada. Ele se perguntava quanta virtude e mérito ganharia ao subjugar um verdadeiro yokai.
Sob o luar, a vegetação que crescia na propriedade abandonada assemelhava-se a mãos fantasmagóricas surgindo da terra. As trepadeiras verdes pareciam tentáculos negros brotando de um coração oculto. Yuji, sendo policial, não se intimidou com a cena; empunhando uma lanterna, tomou a frente e empurrou o portão entreaberto, entrando no pátio tomado pelo mato. Havia ali duas construções de três andares, cada uma com uma porta entreaberta.
— Suzune, procure por aquele lado comigo. O outro lado deixo com você — determinou Yuji, distribuindo as tarefas para evitar que os dois ficassem a sós.
Chiya não se opôs. Ele circundou a casa antes de entrar. Hall de entrada, sala, escadas, corredores... a estrutura de madeira, abandonada há anos, rangia sob seus passos. Enquanto percorria o corredor do segundo andar, Chiya ouviu sons ocasionais e indistintos vindo do piso superior. Ele sabia que, naquela noite, teria mais almas para purificar.
Quando uma pessoa morre e não entra no ciclo da reencarnação, permanecendo no mundo dos vivos, torna-se um espírito comum. Esses espectros não são vistos pelos vivos, não causam danos e, instintivamente, evitam a aproximação dos mortais para não serem dispersados pelo calor da energia vital. Seu nível de perigo é zero. Apenas aqueles cujos ressentimentos e natureza feroz se tornam extremos transformam-se em espíritos malignos, com um nível de perigo variando de um a cinco. Infelizmente, o ser mais forte que ele enfrentara até então possuía apenas nível cinco.
— Ah, A-sa-ma-ha... — Chiya uniu as palmas das mãos e entoou o Mantra Vajra dos Seis Reinos.
A voz solene e grandiosa atravessou as paredes e andares, guiando as almas perdidas para a salvação e a reencarnação.
***
Nas obras literárias, o mantra comum para guiar os mortos é o Mantra do Renascimento, frequentemente utilizado pelos fiéis da Terra Pura. Chiya, contudo, preferia o Mantra Vajra dos Seis Reinos; bastava entoar o mantra de seis sílabas com as palmas unidas, um método simples e leve. Enquanto entoava, ele abria as portas, procurando pelo objeto que seria a lanterna azul. Pelo que acontecera com Yuji, parte de sua alma devia estar presa ali.
À medida que o poder de purificação do mantra se intensificava, os olhos de Chiya brilharam. Que surpresa! Ele detectou, no segundo quarto à esquerda do terceiro andar, um espírito maligno com nível de perigo três. Após verificar todos os cômodos do segundo andar, ele subiu a escada.
*Crac.*
A escada de madeira, sob o peso de seus passos, rangeu, prestes a ceder. Chiya agachou-se e saltou, agarrando-se ao corrimão do terceiro andar. O degrau sob ele desmoronou.
*Whoosh.* Um vento gélido, carregado pelo odor de sangue e podridão, irrompeu de um dos quartos em direção a Chiya. Ao olhar, ele viu um velho envolto em névoa negra. Sobre seus ombros, o ancião carregava três cabeças: uma de uma mulher idosa, outra de um homem jovem, com traços semelhantes aos dele — provavelmente sua esposa e filho. O abdômen do velho estava aberto, revelando um vazio escuro de onde pendiam intestinos que se arrastavam pelo chão.
— Amitabha — entoou Chiya.
Sentindo a aura de Chiya, que lhe causava inquietude e ódio, o velho avançou. As outras duas cabeças desprenderam-se dos ombros, arrastando rastros de fumaça negra como chicotes, serpenteando pelo chão em direção ao rapaz.
— Alguma vez já viram uma técnica de palma que cai dos céus? — Chiya dobrou os braços, pressionou os dedos e saltou alto.
No ar, ele mudou sua posição, voltando-se para o velho e as cabeças. Com a mão esquerda no peito em saudação e a direita com os dedos levemente abertos, ele desferiu um golpe. Uma força imensa e indescritível materializou-se como uma palma dourada que desceu sobre eles!
*Vum!*
Como o eco prolongado de um sino. Antes que o velho pudesse demonstrar horror, seu corpo, as cabeças e toda a aura maligna foram purificados instantaneamente. Chiya aterrissou, unindo as mãos. O ambiente silenciou, restando apenas partículas de luz dourada.
— Amitabha, não obriguem este monge a usar as palmas — disse Chiya, guardando as mãos nos bolsos e caminhando para frente.
Diferente do segundo andar, a porta do quarto de onde o velho surgira possuía metade de um selo colado. Não era uma fita de "proibido a passagem" da polícia, mas um selo xintoísta feito para impedir a saída de espíritos malignos. Com o tempo e o abandono, o selo se soltara. Felizmente, como o local estava deserto, nenhum incidente maior ocorrera. Um espírito de nível três poderia ter causado um massacre ali.
Ao abrir a porta, o cheiro de sangue, embora antigo, ainda era perceptível. Chiya sentiu claramente que um crime terrível ocorrera naquele cômodo.
***
"3 de junho de 1995: Finalmente obtive a Lanterna do Além deixada pelo velho Horii!"
"5 de junho de 1995: 2 da manhã. Não consegui mais conter minha curiosidade sobre o outro mundo e tentei abrir a porta usando o ritual dos Cem Contos."
"8 de julho de 1995: Finalmente consegui ver o além. É tão belo; é para lá que devo ir."
"2 de agosto de 1995: Embora eu possa atrair seres terríveis daquele lado, não me importo. Estou morrendo, e a doença não me dá trégua!"
"1 de setembro de 1995: Minha esposa, que deveria me acompanhar até o fim, questionou-me e até tentou queimar a lanterna! Ah! Como ela pode ser tão irracional? Tentei conversar, mas não consegui convencê-la!"
"2 de setembro de 1995: 4 da manhã. Eu a matei."
"4 de setembro de 1995: Durante o funeral, meu filho mais velho parece ter percebido algo. Seu olhar é estranho, carregado de raiva e medo."
"6 de setembro de 1995: Meu querido filho, você também escolheu o caminho da traição?"
"7 de setembro de 1995: 19h. Eu o envenenei e vi, com meus próprios olhos, o momento em que ele expirou."
"9 de setembro de 1995: Meu segundo filho também me olha com suspeita..."
Horii Suzune, à luz da lanterna, lia o diário encontrado na caixa. Era o diário do velho Matsumoto. "Lanterna do Além" seria o nome real do objeto ou apenas uma invenção do velho? Ele matara a própria família; que crueldade! O registro terminava abruptamente em 9 de setembro, justamente quando ele planejava matar o segundo filho. Não havia mais nada, o que significava que o velho provavelmente encontrara seu fim logo depois — de doença ou pelas mãos do filho sobrevivente. E como teria morrido o resto da família do segundo filho? Que drama familiar aterrorizante.
Com o coração apertado, Suzune desviou o olhar e viu, horrorizada, seu pai levantar uma tela, revelando a lanterna de papel azul. Por sorte, ela estava apagada. No segundo seguinte, porém, viu seu pai agachar-se, acender um fósforo e colocar uma vela dentro da lanterna.
A luz azul iluminou o quarto escuro. O ambiente sombrio tingiu-se de azul.