Capítulo trinta e cinco: Ninguém entende mais de desviar de balas do que eu
Mestre Rensei, um monge de grande virtude?
Um lampejo de perplexidade e estranhamento passou pelos olhos de Hiramiya Chiya, que logo baixou o olhar, concentrado em sua própria respiração, mantendo-se em silêncio.
Ao seu lado, Akechi Mitsuhide hesitou por um momento, lançando um olhar involuntário para Chiya. Ao ver que ele não dizia nada, soltou uma risadinha e preferiu não comentar.
— Mestre Rensei... esse nome soa tão familiar.
— Lembrei! No fórum do aplicativo Pudu, há um Mestre Rensei que é extremamente talentoso para contar histórias. Cada conto dele é tão envolvente que é impossível parar de ler.
Sussurros começaram a surgir. Mitsuhide, aproximando-se, comentou com uma expressão bastante curiosa:
— Esse Mestre Rensei é tão famoso assim?
— Akechi, você raramente acessa o Pudu, por isso não o conhece. Ele tem uma legião de seguidores fiéis no fórum.
— ...
O sorriso de Mitsuhide se alargou enquanto ele passava o braço pelos ombros de Chiya:
— Venha, conte-me mais sobre esse tal Mestre Rensei.
Pelas exclamações e risadas maliciosas que Mitsuhide soltava de tempos em tempos, Chiya teve certeza de que ele sabia perfeitamente que o Mestre Rensei mencionado por Takeda Saburo era ele mesmo.
O Antigo Templo do Lótus, o abade Rensei.
Essa identidade era algo que Mitsuhide conhecia desde que se conheceram.
— Aliás, ainda não perguntei o seu nome, companheiro budista.
Ao notar o entusiasmo da conversa alheia, Takeda Saburo voltou sua atenção para Hiramiya Chiya.
Chiya apenas questionou:
— O que exatamente está acontecendo com os rumores sobre o renascimento do grande yokai Aonandon, e por que isso estaria ligado ao Mestre Rensei?
— O grande yokai Aonandon caiu ainda na era Heian. Seu retorno agora, naturalmente, desperta muitas suspeitas.
O interesse de Takeda Saburo foi rapidamente capturado. — Dizem que Aonandon era o guardião do submundo. Se ele retornou, certamente tem a ver com o além. O triunfo sobre a morte... esse é um grande segredo que faz inúmeros praticantes perderem o juízo.
— Oh, vencer a morte, que impressionante.
Chiya respondeu com simplicidade, recostando-se no sofá e tomando um gole de sua coca-cola gelada.
Ele não sabia que o grande yokai Aonandon havia perecido no passado, mas tinha certeza absoluta de que o que encontrara anteriormente fora, de fato, Aonandon. Disso, ele não tinha dúvidas.
— Eu apenas ouvi dizer... Até agora, as únicas pessoas que conhecem esses segredos são as ligadas ao Mestre Rensei — suspirou Takeda Saburo.
*Eu não sei de nada, não faço ideia, não invente coisas*, pensou Chiya, negando mentalmente.
— Meu amigo, que está investigando sem sucesso, está procurando ativamente pelo Mestre Rensei. Ouvi dizer que ele está em Tóquio. Se souberem do paradeiro dele, por favor, me avisem.
— ...
Chiya optou pelo silêncio.
*Alguém me rastreou pela internet!*
Realmente, é preciso ter muito cuidado ao publicar histórias em fóruns. Mesmo omitindo várias informações cruciais, eles ainda conseguiram descobrir que ele vivia em Tóquio.
Não era que ele temesse ser encontrado, mas ele não fazia ideia de onde o Aonandon estava, e isso certamente traria uma pilha de problemas. Além disso, ter sua identidade virtual revelada traz uma vergonha digna de uma "morte social".
***
Perto das 23h, Kimura e Shida, que dançavam na pista, subiram suados e exalando perfume.
— Como é a sensação de balançar a cabeça?
Mitsuhide entregou uma cerveja gelada para cada um.
— Demais!
— Balançar a cabeça também é uma forma de treino. Em momentos críticos, pode até te ajudar a desviar de balas.
— Antes eu acharia isso um absurdo, mas agora, sinto que meus pensamentos antigos eram conservadores demais.
— Ah, ninguém entende mais de desviar de balas do que eu.
Ao dizer isso, Mitsuhide fez um gesto específico e balançou a cabeça, arrancando gargalhadas de todos os presentes.
Neste mundo, sempre existem certas "grandes estrelas" internacionais cujas palavras e ações são sempre o centro das atenções.
***
Perto da meia-noite, o grupo de Mitsuhide decidiu seguir para a balada da madrugada. Chiya nunca teve muito interesse nesse tipo de convite.
Ele deixou o bar sozinho e caminhou até a rua. Olhando para a paisagem urbana ainda brilhante, não sentiu qualquer empolgação. Os pedestres que ainda vagavam pela noite pareciam apressados, sem rumo, sem saber de onde vinham ou para onde iam.
Chiya suspirou. Ele não podia mudar esse fenômeno social. Além disso, todas as eras foram assim. Desejos transbordando, um mar de sofrimento difícil de atravessar; quantos, afinal, conseguem alcançar a outra margem?
Aqueles que realmente entendem pelo que vivem são sempre a minoria; a maioria é arrastada pela correnteza da sociedade, incapaz de se libertar. Mesmo aqueles que não seguem o fluxo e mantêm a clareza e o pensamento crítico acabam encontrando outros tipos de sofrimento.
Um porco que aprende a pensar é, sem dúvida, um porco sofredor. Por isso existe o ditado: "A ignorância é uma bênção". Soa como um conselho, mas, na verdade, é apenas um consolo impotente.
Após caminhar um pouco, Chiya decidiu seguir em direção à periferia, pretendendo correr até sua casa. A conversa com Takeda Saburo despertou nele uma paixão há muito esquecida, um impulso de liberar os resultados de seu treinamento atual.
Ele sempre fora contido em muitos aspectos, pois controlar os pensamentos turbulentos também faz parte do seu caminho. Mas ele tinha apenas 16 anos, a idade da juventude que não desperdiça o tempo. Ele ainda não havia alcançado o estado em que a natureza humana e os desejos se tornassem um vazio absoluto. Às vezes, as pessoas só querem um pouco de liberdade.
Chiya caminhou até uma área escura e deserta perto do canal. Eram meia-noite, não havia luzes por perto nem vivalma.
***
Consultando o mapa no celular, viu que daquele ponto até sua casa eram cerca de 25 quilômetros, uma caminhada de algumas horas. Correndo, ele chegaria bem mais rápido.
Ele escolheu uma estrada abandonada, um caminho mais isolado que, embora fosse um desvio de 10 quilômetros extras, era mais tranquilo. Guardou o celular no bolso e fechou bem o zíper para evitar que caísse. Era um aparelho de última geração, que custava mais de cem mil ienes.
Confirmando que o celular e as chaves estavam seguros, Hiramiya Chiya respirou fundo e começou a trotar suavemente ao longo do canal.
O vento noturno, carregado pela umidade do rio, soprava refrescante. Chiya começou a acelerar. Ao entrar na estrada abandonada, onde não havia ninguém, ele parou de reprimir a força de seu corpo e pisou com firmeza a parte dianteira do pé direito.
O asfalto rachou sob a pressão, deixando uma marca profunda. Ele disparou como uma rajada de vento.
Acelerar, acelerar ainda mais!
Mais rápido, mais rápido!
À medida que a velocidade subia, o som do vento ao passar pelos seus ouvidos tornou-se um zumbido constante, seguido por estalos secos como explosões. O que ele via à frente começou a ficar borrado, até que a estrada se transformou apenas em uma linha curva. Tudo ao redor parecia uma pintura abstrata.
Chiya entregou-se totalmente àquela corrida, liberando a imensa energia contida em seu corpo.
*Ainda não é rápido o bastante!*
*A força não foi totalmente liberada!*
A velocidade extrema elevava a adrenalina, proporcionando um estímulo sensorial que não perdia em nada para o terror de enfrentar a morte.
De repente, Chiya sentiu como se seu corpo tivesse caído em um pântano; uma pressão avassaladora vinha de todas as direções, como se quisesse esmagá-lo.
*Vamos, mais rápido!*
Chiya impulsionou seu corpo mais uma vez, liberando tudo sem reservas. Ele atravessou o pântano e, em um instante, sentiu uma leveza absoluta, como se tivesse alcançado um novo lugar, um novo mundo.
Perto do curso principal do rio Arakawa, havia uma montanha alta. Um torii vermelho-vivo estendia-se da base ao topo, onde um santuário repousava.
Sob o brilho frio da lua, no telhado do pavilhão principal do santuário, flutuava uma figura graciosa vestindo um quimono tradicional. Com um adorno dourado na cabeça, grampos de cabelo luxuosos e sandálias de palha vermelha sob a saia, ela segurava um leque dourado em uma mão e um sino cerimonial na outra.
Naquele momento, ela havia perdido sua postura fria e altiva. Seus olhos brilhantes estavam levemente arregalados, seus lábios vermelhos entreabertos. Ela observava, sem piscar, a sombra negra que atravessara a estrada abandonada no sopé da montanha.
Logo após a sombra desaparecer, uma série de estalos soou, como se uma fileira de fogos de artifício tivesse explodido.