Capítulo 42: Este Saimontou Queria Demais Progredir
O sol subia gradativamente, alcançando o topo da folhagem na floresta. Com o brilho irradiado, as folhas mal conseguiam bloqueá-lo por completo.
Feixes de luz atravessavam a copa, projetando-se na névoa branca e fazendo com que a floresta serrana ao redor parecesse ainda mais onírica e mágica.
A velocidade com que Hiramiya Chiyo avançava pela mata não era alta. Embora pudesse simplesmente avançar às cegas, seu controle nas curvas ainda deixava um pouco a desejar.
Após caminhar por cerca de vinte minutos, o santou que ia à frente finalmente parou.
Ele segurava firmemente uma liana com a mão direita, pendurado em um grande pinheiro.
Abaixo, no campo de sua visão, do outro lado do precipício, surgia uma pedra plana, com uma superfície lisa como tinta preta.
Para ser exato, tratava-se de um gigantesco bloco de jade, partido ao meio de modo a formar duas camas, com nuvens de energia condensando-se em seu interior.
Acima da pedra de jade, jazia um santou idoso e decrépito, com os cabelos esbranquiçados quase totalmente caídos e o rosto coberto de rugas profundas.
Seu ombro direito, que outrora deveria ser forte e vigoroso, parecia ter sido cruelmente arrancado após alguma batalha sangrenta.
Sua vida estava chegando ao fim.
Tanto seu corpo quanto sua longevidade mal conseguiam se sustentar.
Ele provavelmente não resistiria ao inverno daquele ano.
Os yōkai eram de fato muito mais longevos do que os humanos, mas não eram imortais.
O santou na árvore fez um gesto para Hiramiya Chiyo apontando para o santou idoso, balançou na liana para atravessar o precipício, aterrissou levemente e ajoelhou-se de joelhos junto ao ancião, soltando alguns prantos lamuriantes.
Os dois pequenos santous em seus ombros cobriram os olhos com as mãos e também emitiram alguns choramingos trêmulos.
Hiramiya Chiyo flexionou levemente os joelhos, atravessou a folhagem da floresta em um único salto diretamente do lado do precipício e pousou na margem oposta.
— Hu-, humano… —
O santou idoso abriu os olhos lentamente. Sua prática espiritual era mais avançada, e ele já havia aprendido a usar a linguagem humana.
Apenas seu tom era seco, indicando que provavelmente não conversava com mais ninguém havia muito tempo.
— Nascimento, velhice, doença e morte são condições naturais, parte do ciclo de todas as existências nos seis caminhos. Nem mesmo os yōkai escapam disso. —
Hiramiya Chiyo recusou antecipadamente o pedido que o santou idoso talvez estivesse prestes a fazer.
— Eu já sei qual será o meu fim iminente, mas simplesmente não consigo me desapegar desta criança. —
A voz do santou idoso tornou-se fluida enquanto ele estendia a mão para empurrar levemente o jovem santou ajoelhado ao seu lado.
— Peço sua ajuda para que ele possa se tornar um deus da montanha consagrado. —
Tornar-se um deus da montanha?
Isso significava passar de trabalhador informal para funcionário concursado do Estado?
Aquele santou tinha uma ambição formidável de progredir na carreira.
Com razão diziam por aí que o ápice do universo era passar em concurso público; até mesmo os santous selvagens pensavam em se oficializar.
Hiramiya Chiyo olhou de relance para o jovem santou e balançou a cabeça em sinal de recusa: — Consagrar uma divindade legítima é atribuição do Xintoísmo, algo que foge ao meu domínio. —
— A desordem dos demônios está por vir, e vocês, humanos, que ocupam tantas montanhas, rios e lagos, também precisam consagrar divindades, uma a uma, para salvaguardar os quatro cantos do mundo. Trata-se de algo mutuamente benéfico para ambas as partes. —
Nesse ponto, o santou idoso tossiu pesadamente algumas vezes. Recuperando um pouco o fôlego, continuou: — Ele tem a mente pura e, desde pequeno, viveu nas profundezas destas montanhas, jamais tendo prejudicado a vida de um ser humano. Pelo contrário, guiou inúmeros viajantes perdidos para fora da floresta e colheu ervas medicinais nas montanhas para ajudar os aldeios ao pé do monte. —
Desta vez, Hiramiya Chiyo não recusou de imediato, pois percebia que todas as palavras do santou idoso eram verdadeiras.
Ele não nutria qualquer maldade em relação a espíritos naturais da floresta como os santous. O Budismo também costumava redimir yōkai com afinidade espiritual, permitindo que o acompanhassem para ouvir os ensinamentos e praticar a via budista.
No entanto, o ato de consagrar divindades pertencia quase com exclusividade ao Xintoísmo.
Contudo, ao perscrutar a história passada, como praticante da seita Shingon, ele próprio possuía a capacidade e a qualificação para consagrar divindades.
Durante o período Kamakura, a seita Shingon promoveu a doutrina da fusão entre o Xintoísmo e o Budismo, originando sucessivamente o Ryōbu Shinto e o Tendaishinto, entre outros.
Naquela época, a teoria xintoísta da seita Shingon utilizava o Reino dos Diamantes e o Reino do Útero do Dainichi Nyorai do Budismo Esotérico para explicar e fundamentar a relação de união entre os palácios interno e externo do Grande Santuário de Ise.
O *Reiki-ki* registra que a deusa ancestral da família imperial japonesa, Amaterasu Ōmikami, era a manifestação de Dainichi Nyorai.
O honji (verdadeira natureza) de Amaterasu Ōmikami, consagrada no palácio interno do Santuário de Ise, era o Dainichi Nyorai do Reino do Útero.
Enquanto isso, o honji de Toyouke no Ōmikami, consagrado no palácio externo, era o Dainichi Nyorai do Reino dos Diamantes.
Ambas as divindades eram transformações de um único corpo de Dainichi Nyorai.
Portanto, Dainichi Nyorai e Amaterasu Ōmikami compartilhavam a mesma origem.
Contudo, na era Meiji, após o movimento de separação entre budismo e xintoísmo (*Shinbutsu bunri*) e o decreto de erradicação do budismo (*Haibutsu kishaku*), o Xintoísmo passou a ser cultuado como religião de Estado.
O status de ambas as partes mudou, e esse passado histórico acabou relegado ao esquecimento.
Afinal, não se podia usar a espada da dinastia passada para cortar os oficiais da dinastia atual.
— Cof, cof... Embora eu já esteja envelhecido, meus olhos ainda não se perderam. No exato momento em que você pisou nesta montanha, senti vagamente que seu corpo ocultava um poder formidável, tal qual o grande Sol brilhando no firmamento. —
— Você certamente não é um praticante humano comum. Acredito que possa realizar meu último desejo. —
Por ter falado demais de uma só vez, o santou idoso voltou a tossir gravemente.
— Se estiver disposto a realizar este meu testamento, minha alma, após a morte, estará disposta a servir aos seus comandos. —
— Um santou, queridinho das montanhas, detém o poder da terra e das cadeias montanhosas, sendo perfeitamente adequado para se tornar o espírito guardião do seu báculo zen. —
— Desde que seu báculo suporte tal encargo, é claro. —
O santou idoso acrescentou essa ressalva ao final.
Diante de tal condição, Hiramiya Chiyo sentiu-se um tanto tentado.
Ele de fato possuía um báculo zen em casa, uma herança de família de longínqua data.
Contudo, achava-o extremamente desconfortável para o uso; era leve demais, de modo que brandi-lo equivalia a agitar um mero palito de fósforo.
Por essa razão, sempre que saía para exorcizar espíritos malignos, preferia não levar o báculo consigo.
Carregar um báculo zen por aí ocupava muito espaço e chamava demasiada atenção.
Mas, se pudesse contar com a alma daquele santou idoso para infundi-lo e transformá-lo no espírito do artefato, a eficácia e a utilidade do báculo indubitavelmente aumentariam de forma colossal.
— Ainda não posso lhe dar uma resposta definitiva. Preciso retornar e consultar os seguidores do Xintoísmo antes de lhe dar um parecer. —
A tentação era grande, mas Hiramiya Chiyo optou por recusar.
Tratando-se de assuntos do Xintoísmo, considerava mais prudente agir com cautela; caso provocasse um conflito religioso, o problema se tornaria grave.
Atualmente, dentro do território japonês, além do Budismo, o Xintoísmo era a força dominante, seguido pela linhagem dos Onmyōji.
Eles não mantinham relações de subordinação mútua, desfrutando de igualdade de status.
O santou idoso achou aquilo uma pena, fechando os olhos em silêncio por um longo período.
Passado um momento, abriu-os novamente e disse: — Só devo conseguir aguentar por mais três meses. Espero que o eminente monge possa me dar uma resposta antes disso. —
Hiramiya Chiyo assentiu aceitando o prazo, e o santou idoso voltou seu olhar para o jovem santou, comunicando-se com ele através da língua peculiar de sua espécie.
Eram sons sobrepostos que pareciam gulu-gulu, chique-chique ou quá-quá, difíceis de compreender.
O santou que estava ajoelhado à beira da pedra de jade levantou-se, adentrou a floresta densa e, pouco tempo depois, retornou trazendo uma pele de tom castanho-claro.
Tratava-se de uma pele de santou, também chamada de veste do deus da montanha.
Apenas os santous que envelheciam de forma natural conseguiam deixar para trás um objeto tão singular após o falecimento.
Quanto mais intacto e sem avarias estivesse, maior seria o seu valor e o seu poder.
Ele conferia ao portador cerca de três habilidades principais:
Florescimento nos Montes: Amado pela natureza e pelas montanhas, estivesse onde estivesse nas profundezas da floresta, o portador jamais se perderia, e onde quer que houvesse matas densas, flores desabrochariam ao longo dos caminhos.
Imune à Água e ao Fogo: A pele era de uma tenacidade indestrutível, capaz de repelir lâminas afiadas, proteger contra água e fogo, e manter afastados insetos peçonhentos e serpentes.
Concessão de Força Titânica: Como o próprio nome diz, amplificava exponencialmente a força física de quem a vestia.
Um objeto tão milagroso possuía apenas um pequeno efeito colateral.
Aqueles que o utilizassem cronicamente teriam extrema dificuldade em gerar descendência.
— Esta é a recompensa por fazer o eminente monge dar-se ao trabalho de vir até aqui. —
O santou idoso demonstrava grande cortesia, tendo aprendido as regras do mundo humano de que pedir favores exige a entrega de presentes.
Contudo, como dizer... Aquilo era um tanto... incômodo de aceitar.
Hiramiya Chiyo ergueu os olhos para o céu, perscrutando através das frestas das folhas o azul do firmamento e as nuvens brancas.
Apesar de não ter, no momento — pelo menos não na fase atual —, a menor intenção de desposar esposa ou constituir família.
Pelo contrário, o desejo de cultivar a via budista com foco e pureza ocupava a maior parte de seus pensamentos.
Ainda assim, tratava-se de uma faculdade que ele podia até optar por não utilizar, mas jamais poderia ficar sem ela.
Ora, tratava-se de uma questão de princípio.
Vendo que Hiramiya Chiyo não estendia as mãos para receber a pele de santou, o ancião pareceu perceber algo. Abriu os olhos e, esboçando um leve sorriso, ponderou: — Falhei em considerar isso. O eminente monge ainda é tão jovem, e os dias de desfrute na vida ainda são longos pela frente. —
Dito isso, ele instruiu o jovem santou com mais algumas palavras na linguagem própria da espécie.
Pouco depois, o jovem santou trouxe de dentro da floresta outro objeto.
Um sutra de aparência ligeiramente desgastada, cuja capa ostentava uma tonalidade vermelha escarlate incomum, assemelhando-se a uma camada de nuvens crepusculares.
Hiramiya Chiyo tomou o sutra nas mãos; o pigmento das letras na capa desbotava gradualmente com o tempo e, somado ao fato de os caracteres já serem minúsculos, tornava-se difícil discerni-los.
Aquele sutra devia ter uma imemorial longevidade, contando como uma verdadeira antiguidade.
— Nos tempos antigos, era comum que eminentes monges viessem habitar em cavernas esculpidas nas paredes rochosas das profundezas das montanhas para meditar e praticar em reclusão. Quando partiam ou entravam em parinirvāṇa, invariavelmente deixavam para trás um ou dois pertences. —
Enquanto o santou idoso falava, Hiramiya Chiyo tentou folhear algumas páginas.
Suas pupilas dilataram-se levemente: o sutra continha ilustrações coloridas!
Ele fechou o sutra com um baque seco e lançou um olhar de complexa hesitação ao santou idoso.
Era discutível se o sutra em si era ortodoxo ou não, mas aquele santou idoso com certeza não era de confiança!