Capítulo Quarenta e Três: Salvar todos os seres, os quatro métodos de conversão

**Registro de Histórias Estranhas do Monge de Tóquio** Grande sabedoria, serena e descontraída 3327 palavras 2026-07-31 01:12:40

Hiramiya Chinya acabou por aceitar aquele sutra.

Ele certamente não estava de olho nas ilustrações coloridas dentro do livro, mas sim porque não suportava a ideia de deixar uma obra daquelas abandonada nas profundezas daquela floresta escura, sem ver a luz do dia.

No céu, o sol, que antes estava a pino, inclinava-se gradualmente para o ocidente, e a luz que despencava já não era tão ofuscante quanto ao meio-dia.

Hiramiya Chinya sentou-se ereto na beira do penhasco e tirou do bolso três bolinhos de arroz, que havia preparado especialmente ao sair de casa naquela manhã.

Os sannamari, espíritos da montanha, adoram bolinhos de arroz.

— Esse cheiro... são bolinhos de arroz, não é?

O velho sannamari virou-se de lado, lançando um olhar para os bolinhos diante de Hiramiya Chinya, com os olhos brilhando com reminiscências do passado.

— Ying, ying, ying...

Dois pequenos sannamari estavam sentados de pernas cruzadas sobre os ombros do sannamari jovem, encarando com curiosidade e com seus olhos únicos os delicados bolinhos à frente de Hiramiya Chinya.

Apesar de a comida parecer simples e o aroma não ser intenso, eles simplesmente sentiram que era deliciosa.

Essa ânsia indescritível parecia estar gravada nas profundezas de suas almas.

— Experimentem.

Hiramiya Chinya indicou para que o sannamari jovem entregasse os bolinhos aos pequenos.

A razão pela qual ele havia preparado três bolinhos era exatamente para este momento.

O sannamari jovem hesitou, dividido entre o desejo e a cautela, até que, após o velho sannamari acenar com a cabeça em aprovação, estendeu a mão e pegou delicadamente os três bolinhos do chão.

Primeiro, entregou dois deles aos pequenos em seus ombros e só então começou a saborear pacientemente o seu próprio bolinho.

Hiramiya Chinya sentou-se na grama, observando com um olhar terno aqueles dois pequenos sannamari.

Eles seguravam com as duas mãos bolinhos do tamanho de suas próprias cabeças, com os olhos únicos semicerrados, comendo lentamente.

O Buda diz que todos os seres sencientes dotados de sensibilidade podem ser salvos.

Sentado ali na grama, Hiramiya Chinya observava silenciosamente o modo como se alimentavam.

Os filhotes dos humanos são adoráveis; os filhotes de sannamari, pequeninos e com penugem branca na cabeça, eram ainda mais encantadores.

Talvez percebendo que Hiramiya Chinya não tinha más intenções, após terminarem os bolinhos, os dois pequenos sannamari perderam a timidez anterior. Saltaram dos ombros do sannamari jovem e começaram a flanar diante de Hiramiya Chinya.

Erguendo suas cabecinhas, com aquele único olho fixo, examinaram incessantemente Hiramiya Chinya e, em seguida, aproximaram-se um pouco mais, ainda um tanto acanhados.

Hiramiya Chinya deitou-se de lado na grama, sorrindo enquanto estendia um dedo para brincar suavemente com eles.

As duas criaturinhas já não tinham medo e, com uma audácia brincalhona, subiram pelo corpo de Hiramiya Chinya, sentando-se em seus ombros e agarrando-se aos seus cabelos pretos e desgrenhados.

— Aos que se encontram, destina-se um laço cármico.

Com um pensamento em mente, Hiramiya Chinya endireitou o tronco, colocou os dois pequenos sannamari de volta na grama e, com a mente tranquila e as palmas das mãos unidas, começou a recitar o *Sutra de Dainichi*.

O caminho do Bodhisattva supremo não exige apenas a busca pela菩提, a bodhi, mas também a salvação de todos os seres vivos.

Para salvar os seres sencientes, um Bodhisattva dispõe de quatro métodos, conhecidos como os quatro métodos de atração:

A generosidade, a linguagem amorosa, a conduta benéfica e a atuação conjunta.

O ato de oferecer os bolinhos, feito momentos antes por Hiramiya Chinya, pertencia ao primeiro método: a generosidade.

Auxiliar os outros por meio da doação de bens materiais, ensinamentos ou apoio espiritual cultiva bons laços cármicos, fazendo com que as criaturas sintam simpatia por você e, consequentemente, aceitem mais facilmente os ensinamentos budistas.

A generosidade divide-se ainda em generosidade material, generosidade da lei e generosidade destemida, correspondendo respectivamente à ajuda econômica, à transmissão de conhecimento e ao consolo espiritual.

Já tendo estabelecido um bom laço através da generosidade material, Hiramiya Chinya não se importava em estender mais uma bênção.

O *Sutra de Dainichi* era o texto fundamental de sua prática espiritual, aquele que ele melhor compreendia, e propagar o Darma por meio dele traria resultados ainda mais profundos.

Se aquelas três criaturas possuíssem verdadeira raiz de sabedoria, certamente obteriam imenso auxílio e bênçãos a partir dali.

Caso conseguissem despertar a sabedoria e compreender os princípios do Darma, isso traria enormes benefícios para o seu futuro.

Era a primeira vez que Hiramiya Chinya utilizava o *Sutra de Dainichi* para propagar o Darma e salvar seres espirituais.

No passado, ele costumava resolver as coisas desferindo a Palma do Tathagata ou incinerando todos os males com o Fogo Crístico do Grande Sol.

Nunca antes havia entoado o *Sutra de Dainichi* com um tom tão pacífico e terno.

No início, os dois pequenos sannamari mostravam-se inquietos, sem conseguir disfarçar a confusão e a irritação em seus olhos. No entanto, à medida que os versos do sutra fluíam como um riacho balbuciante e a essência budista preenchia o ar...

O brilho da sabedoria começou a despontar gradualmente em seus olhos únicos, e eles acabaram por sentar-se silenciosamente nos ombros do sannamari jovem, fechando os olhos para escutar.

Deitado sobre a pedra de jade, o velho sannamari apoiou-se nos cotovelos, fitando Hiramiya Chinya com os velhos olhos repletos de espanto.

Em sua juventude, ele viajara pelas montanhas por um longo período e ouvira a pregação de monges eminentes.

Contudo, nenhuma daquelas experiências se comparava à sensação transmitida por aquele monge jovem até demais.

Aquele monge parecia encarnar o próprio sol resplandecente, com o poder espiritual circulando por todo o seu corpo, emitindo um brilho glorioso que iluminava os quatro cantos.

O esplendor do grande sol não trazia o fogo que simboliza a destruição, mas sim o alvorecer, o renascimento de todas as coisas sob a luz solar recém-nascida.

Apenas por escutar aquilo de perto, o velho sannamari conseguia sentir seu corpo decrépito e fragmentado sendo despertado aos poucos.

Era como se uma nova vitalidade fluísse, e seu corpo ressequido recebesse a nutrição da chuva.

Incapaz de conter-se, fechou seu olho único, virou-se para deitar-se de bruços sobre a pedra de jade, encostando a cabeça na superfície fria. Sua única palma restante abriu-se, voltada para cima, adotando a postura de reverência e adoração de um devoto.

O sol inclinava-se vagarosamente, aproximando-se do crepúsculo.

Na beirada do penhasco, contudo, o sol daquela presença irradiava uma luz imutável.

Quando Hiramiya Chinya terminou de recitar o *Sutra de Dainichi* por completo, o pequeno sannamari, o jovem e o velho sannamari continuavam com os olhos fechados, como se estivessem imersos na iluminação recém-adquirida através do sutra.

— Namo Amitabha.

Hiramiya Chinya murmurou o nome do Buda em voz baixa. Sem perturbar a quietude deles e sem prolongar sua estadia, levantou-se, deu um salto sobre a borda do penhasco e seguiu o caminho de volta para fora da montanha.

Quando estava prestes a descer, uma névoa surgiu em seu encalço: o sannamari jovem, carregando os dois pequenos nos ombros, atravessara a ramagem da floresta para vir se despedir.

— Voltem.

Hiramiya Chinya olhou para trás e acenou com um sorriso.

O sannamari jovem abriu um sorriso escancarado e ergueu as duas mãos, imitando o gesto de unir as palmas que Hiramiya Chinya fizera anteriormente, prestando continência para expressar sua gratidão e respeito.

Apesar de seus movimentos ainda serem desajeitados e algo tolos.

Os dois pequenos sannamari nos ombros dele copiaram o gesto, endireitando os corpinhos e voltando-se para Hiramiya Chinya com as palmas unidas.

— Namo Amitabha.

Hiramiya Chinya retribuiu a saudação, pronunciando o nome sagrado antes de virar-se e afastar-se da mata.

Logo, os sannamari, que o haviam acompanhado com o olhar por um instante, dissolveram-se na névoa que se avizinhava e desaparecer thumbnailUrl longe.

Ao sopé da montanha, na residência onde aguardava ansiosamente, Nakamura Shiping, cujo rosto estivera contraído pela apreensão durante toda a tarde, finalmente abriu um sorriso radiante ao ver Hiramiya Chinya retornar.

O dia já findava, o sol havia se posto, e as estradas na montanha eram difíceis de transitar.

Além disso, nas profundezas daquela mata, o sinal de celular era péssimo, impossibilitando qualquer contato por telefone com Hiramiya Chinya.

Se ele demorasse mais um pouco, Nakamura já estaria considerando enviar equipes de busca para o interior da floresta.

— Grande monge, correu tudo bem?

— Está na hora do jantar.

Hiramiya Chinya respondeu de forma concisa.

Durante a refeição, Kamikawa e Kitamura também saíram para o cômodo principal.

Suas aparências pareciam razoavelmente revigoradas, embora caminhassem com alguma restrição para não repuxarem os ferimentos, resultando em posturas um tanto peculiares.

— Agradecemos ao grande monge por nos salvar do mar de sofrimento.

Kamikawa e Kitamura curvaram-se profundamente.

— Descansarão em paz. Seus corpos estão debilitados por dentro, apesar da fachada; precisarão de pelo menos três meses de repouso para uma recuperação completa.

Hiramiya Chinya aceitou a reverência e deixou algumas recomendações finais.

Kamikawa logo retornou ao seu quarto para descansar, mas Kitamura permaneceu.

Nakamura Shiping compreendeu o sinal e retirou-se primeiro com Tsuchiya.

— Grande monge, poderei voltar à montanha para vê-los no futuro?

— Pode, mas é melhor ir com pouca frequência, para não perturbar a paz deles.

— Eles vão ficar sempre naquela floresta?

— Entre as montanhas é o lar deles.

Hiramiya Chinya observou a expressão no rosto de Kitamura e sorriu levemente:

— No entanto, salvo circunstâncias excepcionais e motivos específicos, eles não costumam deixar este lugar levianamente.

Kitamura soltou enfim um longo suspiro de alívio e, após agradecer mais uma vez a Hiramiya Chinya, recolheu-se ao quarto, embora deitado na cama não conseguisse adormecer.

Os seres humanos passam a vida tateando os limites de seus próprios erros.

Ele admitia que, movido por desejos egoístas, cometera atos vergonhosos e estava disposto a arcar com as devidas responsabilidades por isso.

Para ser franco, ele jamais pensara em criar uma criança, pois não julgava possuir a competência necessária para cuidar de um filho.

Por uma reviravolta do destino, acabara por ter uma criança, mas ela fugira e se afastara logo após o nascimento.

A sensação de perda e tristeza superava em muito qualquer preparação psicológica que ele houvesse ensaiado.

No fundo, ele gostava de crianças muito mais do que imaginava.

Na manhã seguinte, bem cedo, Nakamura Shiping levou Hiramiya Chinya de carro desde o interior de Osaka até o Templo Miren, no distrito de Arakawa.

— Grande monge, este templo passará por reformas em breve?

Nakamura possuía um olhar aguçado e, ao notar o terreno baldio ao redor do Templo Miren, percebeu de imediato a intenção de Hiramiya Chinya de reconstruir o local.

— Sim, estou prestes a contratar trabalhadores para iniciar as obras.

O rosto de Nakamura iluminou-se de alegria:

— Tenho uma equipe de construção ociosa no momento; eles seriam perfeitos para ajudar o senhor a reatar o templo.

Hiramiya Chinya não recusou a oferta.

Enquanto partia de carro, Nakamura exibia um sorriso largo, tomado por uma alegria singular.

Apesar de ser um homem rústico acostumado a canteiros de obras, ele entendia muito bem o valor de um jovem monge de tal envergadura.

Tanto é que, antes da despedida, o monge lhe presenteara gratuitamente com um talismã de proteção.