Capítulo 27
Nos dias seguintes, Pei Zhu pretendia declinar dos compromissos sociais para passar mais tempo com Ye Xi, mas ela não permitiu, insistindo que ele terminasse seus afazeres o quanto antes para que pudessem retornar à cidade de Suzhou. Pei Zhu concordou com a lógica dela e seguiu com o planejamento original, enquanto Ye Xi e Chun Tao permaneceram na estalagem sem sair.
Durante esses dias, Ye Xi finalmente colocou as ideias em ordem. Ela raciocinou que, se o adversário já a tinha deixado partir, provavelmente não voltaria a agir contra ela ou contra a família Pei; afinal, eles sabiam tudo sobre a estalagem onde estavam hospedados e sobre a família Pei, tornando qualquer represália algo fácil de executar. Embora ela estivesse, de fato, com um "trunfo" nas mãos do oponente — algo que para ela não significava muito, mas que bastava ser importante para ele —, o episódio a afetara profundamente. Ela não conseguia se desprender daquela sensação de imediato e passara os últimos dias abatida.
Chun Tao não sabia o que ocorrera, apenas que Ye Xi estava infeliz. Seguindo as recomendações de Pei Zhu, ela praticamente não saiu do lado de Ye Xi. Vendo a patroa naquele estado, sentiu que precisava fazer algo para distraí-la. Como não era conveniente saírem, ela trouxe várias sedas, agulhas e linhas, convencendo Ye Xi a praticar trabalhos manuais. Ye Xi achou a ideia excelente e aceitou.
Ye Xi estava naquela vida há menos de dois anos. Em sua família original, era tão mimada que, mesmo não tendo habilidade com agulhas, ninguém a repreendia, mas ela sentia que era necessário aprender. Chun Tao era uma exímia bordadeira, portanto, Ye Xi tinha uma professora à altura. Ela queria bordar uma bolsa para Pei Zhu, mas não sabia qual padrão escolher. Chun Tao sugeriu que, como eram recém-casados, um par de patos-mandarins seria ideal. Ye Xi achou estranho um homem adulto carregar uma bolsa com patos-mandarins, mas, sendo Chun Tao uma mulher daquela época, concluiu que ela deveria estar certa.
Pela primeira vez, Ye Xi dedicou-se com afinco ao aprendizado. Descobriu que bordar era extremamente difícil; cortar o tecido era simples, mas o manejo da agulha era um desafio, exigindo constantes correções e desmanches. Ye Xi pensava que Chun Tao, que dominava os desenhos de cor, bordava como se fosse guiada por uma divindade, enquanto ela, que mal sabia por onde começar, já se sentia satisfeita por conseguir traçar um contorno. A bolsa era pequena, mas o resultado final foi lastimável. Chun Tao a fez desmanchar e refazer várias vezes, até notar que Ye Xi estava ficando irritada e decidiu encerrar o esforço.
Ye Xi sentiu que seu humor melhorara. Decidiu encarar o que acontecera como um pesadelo: o que passou, passou, e a vida precisava continuar.
À noite, quando Pei Zhu retornou, Ye Xi, feliz como raramente se via, entregou-lhe a bolsa que confeccionara. Pei Zhu examinou o objeto e notou duas figuras que pareciam patos; ele refletiu um pouco e percebeu que deveriam ser patos-mandarins. Achou graça, sendo aquela a primeira vez que via o trabalho de agulha de Ye Xi, que era, no mínimo, peculiar. Ao ver o olhar de expectativa dela e perceber que ela parecia ter superado a melancolia, Pei Zhu não teve coragem de recusar ou criticar, aceitando o presente com um sorriso forçado.
Ao se recolherem para descansar, Pei Zhu tocou o corpo de Ye Xi. Ela enrijeceu e, quando os movimentos dele se intensificaram, ela segurou a mão dele, impedindo-o.
— Marido, eu...
— Eu entendo. Sinto muito. — Pei Zhu retirou a mão e, em vez disso, abraçou Ye Xi, deitando-se em silêncio.
— Se quiser... posso usar as mãos... — disse Ye Xi, com o rosto corado e a voz quase inaudível.
Pei Zhu permaneceu em silêncio, então soltou uma risada baixa, uma vibração que emanou da garganta de forma excepcionalmente sensual, talvez intensificada pelo desejo contido que ele ainda sentia.