Capítulo 6
— Será que o Vice-Ministro da Guerra foi assassinado em Suzhou? — indagou um transeunte.
— Ainda não se sabe. Ouvi dizer que as buscas na região de Suzhou duraram dias sem qualquer vestígio. É provável que logo se estendam até Hangzhou.
— Na verdade, é possível que os arredores de Hangzhou já estejam sendo vasculhados. Hoje cedo, vi muitos soldados fora dos portões da cidade. Não sei quando começarão a entrar.
— Transferir funcionários da capital para as províncias não é uma tradição antiga? Por que ele teria sido alvo de um atentado?
— É aí que você se engana. Dizem que o atual Vice-Ministro da Guerra, com apenas vinte e cinco anos, já ocupa um cargo de terceiro escalão superior e vem de uma linhagem nobre, como a da mansão do Duque. Há muita gente com inveja.
As pessoas na mesa ao lado continuavam a cochichar, mas Ye Xi perdera qualquer vontade de comer ou se divertir. Pei Zhu mencionara hoje que pretendia retornar a Suzhou para procurar uma residência, e ela temia que aquilo pudesse colocar o marido em risco. E se ele estivesse no lugar errado e fosse ferido por engano? Sentiu que era necessário aconselhá-lo a adiar a viagem; esperar a poeira baixar seria o mais sensato.
— Chun Tao, voltemos para a mansão.
Assim que chegou, Ye Xi perguntou aos servos se tinham visto Pei Zhu. Ao receber uma resposta negativa, permaneceu em silêncio por um longo tempo. Pela manhã, ao sair da cama, não prestara atenção ao que ele dissera e não sabia se ele já havia partido para Suzhou. Pensou que seria improvável, afinal, as duas cidades eram distantes e ele precisaria preparar suas roupas. Mas, refletindo melhor, lembrou-se de que, ao chegar em Suzhou, ele ficaria na casa da avó materna, onde certamente já teria pertences, tornando sua suposição incerta.
Inquieta, pensou em enviar criados à sua procura, mas lembrou-se de que, ao se casar, trouxera apenas Chun Tao, enquanto Pei Zhu trouxera apenas um pajem chamado Douzi; todos os outros servos pertenciam originalmente à mansão da família Pei. Não tinha certeza se aqueles servos realmente a viam, ou a Pei Zhu, como seus verdadeiros senhores, e mobilizar tanta gente parecia inapropriado.
Não lhe restou alternativa senão esperar em casa. De repente, percebeu como a ausência de meios de comunicação modernos era um transtorno. Em tempos comuns, não notava o inconveniente, mas, diante de uma preocupação real, sentia-se impotente, como se clamasse aos céus sem obter resposta.
Foi apenas ao entardecer que a notícia do retorno de Pei Zhu finalmente chegou, deixando Ye Xi radiante. Assim que ele entrou no quarto, ela correu e o abraçou com força. Embora surpreso, Pei Zhu apreciou o ímpeto da amada. Abaixando a cabeça, sussurrou perto do ouvido dela:
— Xi Niang sente tanto a minha falta? Mas ainda não é hora de nos recolhermos.
A leveza em suas palavras fez o rosto de Ye Xi corar. Ao perceber que sua atitude fora, de fato, um tanto precipitada, ela o empurrou, o que provocou uma risada dele. Felizmente, já eram casados; caso contrário, tais palavras e risos seriam típicos de um libertino.
O jantar era geralmente tomado com os sogros, embora a exigência recaísse apenas sobre as noras; o Sr. Pei e seus dois filhos estavam isentos, pois, quando saíam, presumia-se que estivessem em compromissos sociais. Se não retornassem a tempo, o jantar era servido normalmente, e eles comiam algo ao chegar. Para evitar o contato com a Sra. Pei, Pei Zhu, exceto em banquetes familiares obrigatórios, costumava retornar tarde, e Ye Xi então providenciava sua refeição.
Após pedir que preparassem o jantar de Pei Zhu e dispensar os servos, Ye Xi compartilhou sua preocupação. Pei Zhu concordou que o medo da esposa era legítimo e decidiu cancelar a viagem do dia seguinte, recomendando também que ela evitasse sair nos próximos dias. Sem saber se o pai já estava ciente do ocorrido, Pei Zhu achou prudente informá-lo. Ele se retirou para falar com o Sr. Pei e, ao retornar, finalmente pôde fazer sua refeição.