Capítulo 152: As mulheres, afinal, nunca ouvem conselhos
Em suma, foi exatamente por esse motivo que Makoto Hiyairi não chegou a duvidar de que este mundo fosse o mesmo para o qual havia sido reencarnado.
Ao deparar-se com uma discrepância tão impressionante nos valores anteriores e posteriores, Makoto Hiyairi prontamente utilizou seus pontos de transação para adquirir informações junto ao Grande Espelho Precioso.
Contudo, mesmo após adquirir sucessivos níveis de informação — desde a mais simples até a precisa e, finalmente, a ultrassecreta —, Makoto Hiyairi ainda não conseguiu alcançar a verdade dos fatos. O nível seguinte, composto por informações inexploráveis, custava a exorbitante quantia de cinco milhões, e Makoto, no fim das contas, não teve coragem de efetuar a compra.
Apesar disso, ele nutria certas suspeitas.
Com base nos dados obtidos através dos primeiros níveis de informação, parecia que este incidente fora causado por alguém que mexera nos cordelinhos do seu sistema de valor de fé; ou seja, alguém havia interceptado a sua fé pela culatra.
Quanto à identidade do autor por trás de tudo, embora Makoto não tivesse pistas concretas, sabia-se que tal pessoa não era alguém comum, mas tampouco parecia ser alguém invencível. Ou melhor, era provável que o indivíduo estivesse agindo de forma furtiva, sem desejar ser descoberto.
De qualquer maneira, para o atual Makoto Hiyairi, era inegável que o tal indivíduo não passava de um mero ladrão pé-de-chinelo e que, se o pegasse no flagra, com certeza lhe daria uma lição memorável.
Em alguma dimensão paralela, um homem saboreava uma iguaria de qualidade verdadeiramente incomparável preparada por sua esposa, quando, de repente, sentiu um arrepio percorrer todo o seu corpo.
A adorável mulher ao seu lado limpou o canto da boca dele com carinho e perguntou preocupada:
— O que foi?
— Nada, é só que... um velho amigo sentiu minha saudade.
Terminadas as palavras, o homem de cabelos longos esboçou um sorriso encantador. Ele continuou a desfrutar, junto àquela mulher adorável, da iguaria que emitia um fulgor dourado, servindo-lhe ocasionalmente os pratos que ela mais apreciava, num reflexo evidente de profundo afeto mútuo.
Naturalmente, Makoto Hiyairi ignorava por completo tudo isso.
Como havia deixado Midoriko e Kikyo conversando no quarto — embora elas lhe tivessem resumido de maneira bastante sucinta os cento e cinquenta anos decorridos desde a sua morte, quando ele ainda era Nanaya, o daimyō da Província de Aki —, o tempo exigido para tal narrativa decerto não seria curto.
Portanto, passado pouco mais de um shū, a alvorada já despontava. Embora a luz do dia ainda não estivesse plenamente nítida, a noite havia claramente recuado.
Pelo menos, enxergar o caminho já não representava o menor problema.
Dispensando a necessidade de sono, Makoto Hiyairi optou por flutuar para fora do quarto e começou a deambular vagarosamente pela Vila de Kaede.
Apesar de o tempo transcorrido ter sido consideravelmente longo, Makoto ainda conseguia reconhecer vagamente alguns elementos que já pertenciam à Vila de Kaede em sua época. Por exemplo, o moinho de pedra no centro da aldeia: embora provavelmente não fosse o mesmo daquele período, a localização permanecia exata. Eram apenas esses pontos ligeiramente evidentes que Makoto conseguia recordar.
Afinal, para ele, haviam passado apenas cerca de dez anos, mas, para aquele mundo diante de seus olhos, já se haviam escoado cento e cinquenta anos.
Embora falar em mares transformados em campos seja um exagero, as construções anteriores haviam sido todas completamente renovadas.
Ainda que quase tudo surgisse totalmente revigorado diante de seus olhos, Makoto sentia que aquela atmosfera lhe era intensamente familiar, pois o lugar encontrava-se reduzido a ruínas sob a desolação da guerra, exatamente como na primeira vez em que lá pisara.
E a familiaridade estendia-se aos inimigos: o bando de yōkai de sempre.
A única lamentação era o fato de que os aldeões dali claramente haviam perdido parte de seu brio, não demonstrando pelas sacerdotisas Hana e Kikyo a mesma reverência e devoção que outrora dedicavam a Midoriko.
Afinal, no dia anterior, ele também mantivera contato com alguns dos moradores por um breve instante, percebendo que certas pessoas nutriam uma aversão genuína, vinda do fundo da alma, em relação a Kikyo e à sacerdotisa Hana.
Contudo, após ouvir as explicações dadas por Kikyo e Hana na véspera, Makoto Hiyairi não achava aquilo de todo incompreensível. Afinal, a razão principal pela qual aqueles aldeões sofriam tal desgraça devia-se, em grande parte, ao fato de terem sido arrastados para o conflito por causa de Hana e Kikyo.
Se aquela grande pérola não existisse, nada daquilo teria acontecido; suas casas e lavouras não teriam sido destruídas, e eles não teriam sofrido ferimentos, tampouco presenciado a morte de entes queridos bem diante de seus olhos.
Aos olhos de alguns aldeões, bastava entregar a grande pérola para que o problema estivesse resolvido e a paz reinasse novamente no mundo. Além disso, no fim das contas, a vila deles sequer precisava de sacerdotisas, pois o mundo já era governado pela Dinastia Nihon. Se algum yōkai ousasse invadi-los, como súditos da Dinastia Nihon, a corte certamente enviaria forças para salvá-los.
Ademais, segundo os registros históricos sobre os grandes feitos da Vila de Kaede guardados nas genealogias familiares, já fazia mais de cem anos que nenhum yōkai ousava perturbar a paz deles. E, conforme os anais, a última vez em que a vila fora invadida por monstros ocorrera justamente por culpa daquela primeira sacerdotisa do Santuário Higurashi!
Agora, na perspectiva de certos aldeões, a sacerdotisa Hana e Kikyo representavam a própria personificação da desgraça. Enquanto estivessem ali, a desgraça inevitavelmente voltaria a abater-se sobre a Vila de Kaede.
Se havia algo de útil naquelas duas sacerdotisas, era a capacidade de tratar enfermos, mas para isso bastava ir à cidade consultar um médico comum, não era verdade?
Graças aos abundantes recursos e à imensa fortuna fornecidos por Makoto Hiyairi no passado, somados a algumas receitas medicinais adquiridas com pontos de transação para a fundação do Instituto de Pesquisa Médica estabelecido por Midoriko, o nível da medicina havia sido elevado a patamares inéditos. Desde que Kiyoshi Miyamoto inaugurara a Dinastia Nihon, os imperadores sucessivos vinham financiando largamente a instituição. Por conseguinte, em qualquer recanto da Dinastia Nihon, o custo financeiro para se consultar um médico era mantido em níveis extremamente baixos.
Então, de que mais serviriam aquelas duas sacerdotisas? Aos olhos de alguns aldeões, serviam apenas para enfeitar o lugar com sua beleza. Mas de que adiantava a beleza se elas sequer aceitariam casar-se com eles?
Além disso, as sacerdotisas do Santuário Higurashi eram diferentes das de outros lugares; todos na aldeia sabiam que elas não contraíam matrimônio, pois haviam sido escolhidas entre milhares de sacerdotisas de toda a Dinastia Nihon exclusivamente para servir aos deuses.
Quanto à sacerdotisa mais velha, Hana, eles também a conheciam bem, afinal a viam desde a infância. Mesmo que ela possuísse técnicas de preservação da juventude — embora Makoto Hiyairi tivesse dado às meninas pílulas capazes de garantir a juventude eterna no passado, nenhuma mulher recusaria ficar ainda mais bela; durante a época da Província de Aki, Makoto ensinara-lhes algumas artes de preservação estética, as quais as sacerdotisas naturalmente conservaram —, isso não alterava o fato de que Hana já passava dos quarenta anos. Se não fosse pelo rosto incrivelmente jovem, certamente afirmariam que ela tinha mais de cinquenta.
Eis o motivo pelo qual os aldeões daquela época não demonstravam por Kikyo e pela sacerdotisa Hana o mesmo amor e respeito devotados a Midoriko quando esta vivia na aldeia.
Afinal, naquela era remota, os seres humanos não passavam de meros brinquedos nas mãos dos yōkai, os quais nem sequer os consideravam dignos de servir como alimento.
Embora aqueles monstros quase nunca tivessem tomado a iniciativa de perturbar a Vila de Kaede, a quantidade de criaturas nas redondezas não era pequena; bastava ir brevemente até a cidade para comprar um pouco de sal para que, por mero descuido, acabassem trag duzidos ou trucidados por tais feras, o que acontecia com frequência.
Porém, após Midoriko crescer e se fortalecer, não apenas a vizinhança foi completamente limpa de yōkai, como, mais importante ainda, os moradores da Vila de Kaede nunca mais passaram fome, saciando-se de carne todos os dias. Deve-se lembrar que, naquela época, eles tinham de entregar sessenta por cento de suas colheitas em impostos, além de aturar os monstros gulosos que vinham furtar o restante.
Fazendo apenas duas refeições diárias — e olhe lá —, viviam alternando entre períodos de leve inanição e fome extrema. Quando conseguiam incrementar o cardápio, era apenas porque haviam capturado algum rato de campo faminto e incapaz de correr.
Após a maturação da Grande Midoriko, passaram a comer carne diariamente; embora fosse carne de yōkai, a textura de certas criaturas superava em muito a das galinhas, patos, porcos e ovelhas que criavam.
Mais importante ainda: talvez devido ao consumo de carne de yōkai, a força física deles aumentara consideravelmente. Trabalhos que antes exigiam um esforço exaustivo passaram a ser realizados com facilidade e sem grande desgaste físico. Consequentemente, a Vila de Kaede prosperou e floresceu gradualmente.
Ademais, a própria Midoriko era extremamente afável e bondosa, convivendo em perfeita harmonia com os aldeões e estendendo sua ajuda sempre que alguém necessitava.
Essa foi a razão pela qual, há mais de cento e sessenta anos, mesmo enfrentando um ataque monstruoso de proporções incalculáveis por causa de Midoriko, a Vila de Kaede jamais pensou em abandoná-la. Desde as crianças de dois anos até os anciãos de setenta, todos desejaram permanecer na aldeia para partilhar o infortúnio ao lado de Midoriko, sem jamais traí-la.
Naturalmente, na Vila de Kaede atual, havia quem sentisse profunda repulsa e aversão por Kikyo e pela sacerdotisa Hana, desejando ardentemente que morressem logo. Aos olhos deles, eram as duas que se recusavam a abrir mão daquela valiosa e enorme pérola, atraindo a desgraça para a comunidade.
Diante de tal ponto de vista, Makoto Hiyairi conseguia compreendê-los até certo ponto, pois, afinal, eles nunca haviam recebido qualquer benefício direto de Kikyo ou da sacerdotisa Hana. Pelo contrário, eram os aldeões que prestavam tributos a elas e ao Santuário Higurashi; embora a quantidade fosse reduzida, continha o suor do trabalho deles.
Além disso, numa situação de vida ou morte, é natural que quisessem distanciar-se de Hana e Kikyo para não serem arrastados para a ruína.
Apesar disso, a maioria dos moradores da aldeia ainda demonstrava disposição para enfrentar o perigo lado a lado com Kikyo e Hana. Tinham testemunhado tudo o que as duas faziam no dia a dia e não permitiam que o pavor da morte lhes cegasse a visão a ponto de ignorar o auxílio prestado pelas sacerdotisas à comunidade.
E jamais esqueceriam a honra legada por seus ancestrais.
O fato de a Vila de Kaede ter seus impostos eternamente isentos servia para lembrá-los incessantemente de que seus antepassados haviam sido figuras grandiosas. Em especial, os feitos gloriosos de seus fundadores e da ancestral sacerdotisa Midoriko encontravam-se firmemente gravados nos anais históricos da Dinastia Nihon.
Eles não apenas cresceram ouvindo tais lendas desde a infância, como, mesmo ao viajarem para longe, ouviam ocasionalmente estrangeiros elogiarem seus antepassados como grandes heróis, cujos exércitos formavam a força mais corajosa, poderosa e invencível do mundo, sem que nenhuma tropa contemporânea pudesse se equiparar a eles.
Sempre que os aldeões da Vila de Kaede se ausentavam e revelavam suas origens, apresentando os devidos documentos comprobatórios,
todos os olhavam com imenso respeito, convidando-os calorosamente para refeições e pedindo que narrassem as antigas histórias. Tratava-se de uma honra exclusiva pertencente à Vila de Kaede.
Por conseguinte, sempre que contemplavam imagens, esculturas ou ouviam contadores de histórias relatarem as façanhas heróicas de seus antepassados, sentiam o sangue ferver nas veias, desejando ardentemente lutar bravamente ombro a ombro com aqueles heróis.
Logo, embora a vasta horda de yōkai tivesse investido contra a Vila de Kaede e o medo da morte lhes apertasse o coração, eles não cederam ao desespero nem abandonaram suas esposas para fugir covardemente; em vez disso, escolheram empunhar as armas com coragem e travar uma batalha sangrenta contra os monstros.
Se seus antepassados lhes haviam legado uma Vila de Kaede honrada, jamais permitiriam que tal honra fosse maculada. Protegeriam aquela aldeia em honra aos seus ancestrais!
Enquanto Makoto Hiyairi flutuava pelas alamedas da Vila de Kaede, alguns aldeões já se levantavam para começar a reparar as habitações danificadas. A maioria trazia o olhar tomado pela tristeza — afinal, ver a própria casa destruída sem motivo gerava dor.
Entre eles, contudo, havia um ou outro que agia com aspereza ao consertar a estrutura; tratava-se, sem dúvida, de um daqueles indivíduos rancorosos.
À passagem de Makoto Hiyairi, os aldeões cumprimentavam-no amavelmente antes de voltarem a concentrar-se no trabalho, sem sequer lhe dar oportunidade para uma conversa prolongada.
Na verdade, no início, essas pessoas até haviam pensado em trocar algumas palavras com ele, mas bastava cruzar o olhar com o rosto de Makoto para sentirem um temor súbito que as impedia de continuar.
O receio não decorria de uma aparência feroz ou aterrorizante, mas sim do fato de que, ao olharem fixamente, era possível ver a paisagem através da cabeça de Makoto, lembrando-os de que aquela figura não pertencia ao mundo dos vivos.
Além disso, embora Makoto Hiyairi ostentasse nitidamente duas pernas, ele flutuava pelo ar. Tratava-se, claramente, de um espectro ainda mais temível do que os próprios yōkai.
Nesse mundo, as almas errantes que se tornavam fantasmas malignos e violentos eram apenas aquelas capazes de romper com os emissários do além — ou melhor, do Tribunal das Sombras — graças a um rancor avassalador, permanecendo no reino mortal.
Geralmente, tais entidades manifestavam uma crueldade extrema, assassinando indiscriminadamente qualquer um que cruzasse o seu caminho.
Por esse motivo é que os aldeões não ousavam dirigir-se a Makoto.
Diante disso, Makoto Hiyairi limitou-se a manter o silêncio, compreendendo o medo alheio. Afinal, no dia anterior, nem Midoriko nem Kikyo haviam revelado a sua verdadeira identidade como o deus Nanaya — em grande parte porque elas próprias sequer acreditavam que ele fosse a divindade a quem deviam servir.
Afinal, tanto o temperamento quanto a fisionomia de Makoto distavam bastante da imagem de divindade que idealizavam.
Indiferente à situação, Makoto prosseguiu com sua flutuação, apreciando a paisagem da vila. Para ser sincero, ele sentia-se bastante satisfeito com o seu estado atual.
A leveza etérea do corpo e a ausência absoluta de peso na flutuação eram sensações deveras agradáveis.
Enquanto flutuava despreocupadamente, avistou uma mulher vestida com trajes de sacerdotisa: tratava-se de Hana, com quem conversara pouco antes. Vendo-a auxiliar os aldeões na reparação das casas, Makoto soltou um suspiro resignado.
As mulheres, afinal, jamais dão ouvidos aos conselhos alheios...