Capítulo 137: Novo Cliente

De Traficante de Armas a Senhor da Guerra O rato adora comer coxas de frango. 4064 palavras 2026-04-01 15:16:40

Página (1/3)

Aquela farsa não conseguiu estragar o bom humor de Joga.

Por maior que fosse o alvoroço causado pela Companhia Pedra Vermelha, mesmo que tentasse assumir os clientes de Zacarias, aquilo não tinha nada a ver com ele.

Por mais alto que Aarão Dupont alardeasse sua própria importância, não conseguia esconder que era forte apenas por fora.

Se realmente tivesse capacidade, por que precisaria subir pisando nos concorrentes mais fracos? Se realmente fosse tão corajoso, por que não enfrentava a FN ou a Benelli? O que se ganhava pisando em concorrentes que seguiam um caminho completamente diferente?

Assumir os canais clandestinos de armas não era tão simples assim. Zacarias mal havia morrido, e ele já aparecia para colher os frutos. Além disso, deixava claro que pretendia transferir o centro das transações para a África do Sul. O que faria com aqueles rapazes que haviam trabalhado com Zacarias durante anos e conheciam o mercado muito melhor?

Mesmo que eles se submetessem, os magnatas sul-africanos do tráfico de armas permitiriam que ele se instalasse?

É claro que Joga acreditava que um homem como Aarão não agiria sem preparação. Ele certamente havia se organizado antes de lançar o ataque.

Mas a questão continuava sendo a mesma: era preciso enxergar aquilo pelos dois lados. Se Aarão conseguisse desenvolver um mercado realmente grande, o número de clientes que Joga desejava também aumentaria.

Traficantes de armas que vendiam para os dois lados nunca tinham um bom fim. Afinal, quem ganhava a vida empunhando armas costumava ter um temperamento explosivo. Se você tentasse fazer isso, eles também tentariam devorá-lo pelas costas.

Naquele momento, Joga realmente torcia para que Aarão conseguisse provocar algum movimento.

E não demorou. Assim que a Companhia Pedra Vermelha abriu as portas, Joga encontrou um novo cliente no estande da Companhia Ugenberto.

Um sujeito negro de presença imponente circulava em torno de uma miniatura, em escala de um para três, do veículo blindado Lazar 3, cercado por uma comitiva de guarda-costas.

O “Professor” não conseguia sequer iniciar uma conversa. Alguns funcionários sorridentes tentaram se aproximar, mas foram impedidos pelos guarda-costas. Era evidente que aquele homem esperava alguém de posição equivalente para vir recebê-lo.

Nisso, Nisse e Antal estavam parados num canto, usando uniformes e segurando uma bandeja com café.

Carmã observava friamente aqueles guarda-costas arrogantes. Embora não dissesse uma palavra, toda vez que passavam por ele, os homens desviavam espontaneamente pelo menos dois metros.

Ana segurava uma pilha de folhetos e distribuía um a cada pessoa que passava.

Ao ver Joga se aproximar, a moça foi até ele e sussurrou:

— Aquele sujeito diz ser o ministro da Segurança do Burundi. Fala tão alto que dá medo. Meu pai tentou conversar com ele, mas ele nem lhe deu atenção...

Joga olhou para Ana, que tinha quase um metro e oitenta, inclinada de modo sorrateiro, e disse, divertido:

— Endireite as costas. Você é o esteio do seu pai. Precisa ajudá-lo a manter a dignidade.

Enquanto falava, Joga deu um tapinha no ombro dela e entrou no estande com um sorriso.

Carmã aproximou-se imediatamente para cumprimentá-lo e depois passou a segui-lo em silêncio.

Sob um gesto do ministro, os guarda-costas abriram uma passagem.

Joga viu o ministro erguer a mão direita e pensou que ele estivesse acenando. Para sua surpresa, porém, um homem negro de terno atrás dele colocou um charuto entre dois de seus dedos e em seguida tirou um isqueiro para acendê-lo.

— Então você é o Chacal de quem Maria falou?

O ministro negro tragou profundamente o charuto e soprou uma espessa nuvem de fumaça branca sobre um manequim.

Joga ficou entre o riso e o choro diante daquela pose exagerada. Era cafona, sem dúvida, mas o sujeito realmente tinha presença.

Sem esperar que o “figurão” continuasse com suas bobagens, Joga apontou para uma sala de reuniões no interior do estande e disse sorrindo:

— Imagino que seja eu. Vamos entrar e conversar.

Então olhou para Carmã e disse:

— Tamanduá, leve os funcionários do ministro para comer e beber alguma coisa. Caso contrário, vão achar que não temos educação.

Carmã parecia carregar consigo uma aura capaz de intimidar homens negros robustos. Bastou posicionar-se à frente para que os guarda-costas do ministro ficassem extremamente tensos, como se estivessem sendo observados por uma fera venenosa.

Ao ver os homens levarem instintivamente as mãos à cintura, o ministro negro balançou a cabeça, bateu no braço de um deles e disse:

— Não puxe a arma. Ele é o Tamanduá que transformou a vida do seu pai num pesadelo. Se sacar a arma, você vai morrer.

Página (1/3)

Página (2/3)

— Leve os homens com ele. Eu vou conversar com este Chacal.

Joga olhou para Carmã, curioso.

— Você os conhece?

Carmã balançou a cabeça.

— Não.

Naquele momento, Joga percebeu que a história de Carmã estava longe de poder ser resumida por aquelas poucas palavras que ele já conhecia.

Maria Enola o havia reconhecido. Joga não sabia se aquele ministro negro recebera informações dela ou se identificara Carmã por conta própria. De qualquer forma, a imagem que o homem fazia dele certamente era extremamente cruel.

Talvez não fosse exatamente medo, mas sua reputação era forte demais para ser ignorada.

Joga cumprimentou com um aceno o “Professor”, que mantinha uma expressão bastante desconfortável. Ao passar por “Noz”, disse:

— Meu amigo, você é um soldado, e o “Professor” é o chefe de vocês. Precisam ajudá-lo a manter a postura. Se não sabem ser cordiais, pelo menos sabem ser duros, não sabem? Vocês é que estão em posição de força!

“Noz” assentiu solenemente.

— Estávamos esperando você dizer isso. Foi o “Professor” que não deixou a gente agir, por isso aqueles guarda-costas estão fazendo o que querem por aqui.

Joga não se importava se “Noz” estava dizendo a verdade. O “Professor” realmente não estava acostumado com aquele tipo de situação. Diante de homens negros tão arrogantes, não apenas ele próprio sairia prejudicado: os que o acompanhavam também acabariam sofrendo humilhações.

O ar de estudioso não servia para ambientes como aquele. Se um vendedor de armas não conseguia manter a cabeça erguida, o negócio estava condenado, porque os outros simplesmente o desprezariam.

Depois de conduzir o suposto ministro da Segurança do Burundi até a sala de reuniões, Joga fez um gesto para que Nisse trouxesse o café, já completamente frio, e disse com um sorriso:

— Não vamos desperdiçá-lo. Pagamos caro por este café da Montanha Azul. Eu, de qualquer modo, não consigo distinguir se é bom ou ruim.

O ministro negro lançou um olhar para a xícara diante dele e entendeu a mensagem: antes lhe haviam oferecido algo melhor, mas, como recusara, agora só havia aquilo.

Aquele homem negro de pose grandiosa fitou os olhos de Joga com uma expressão feroz durante alguns segundos. Então abriu um sorriso largo e disse:

— Sou Batista Baza, atual ministro da Segurança do Burundi. Gosto de homens como você, porque tem coragem de sobra.

Joga não queria rodeios. O Burundi era miserável demais. Comparado até mesmo à África Central, era extraordinariamente pobre.

O território era pequeno, o país era paupérrimo e, apesar de não ser maior que uma província, abrigava dezenas de partidos políticos desordenados.

Os agitadores do mundo não se limitavam aos ingleses. Belgas e franceses haviam transformado muitos países da África Central numa massa de lama.

O famoso grande massacre de Ruanda e a instabilidade e fragmentação do Congo eram consequências dos crimes cometidos por belgas e franceses.

Muita gente achava que os americanos eram os grandes vilões, mas, em muitos lugares, eles apenas haviam aprendido com os principais países europeus.

Você pode se opor a mim, mas não pode se tornar forte. Se não consegue se dividir sozinho, eu o dividirei por você. Quanto mais fragmentado estiver, mais poderei intermediar, equilibrar os lados e preservar minha influência.

Em todo o Burundi, excluindo-se as forças policiais, o exército tinha apenas vinte e oito mil homens. Esse número incluía o exército terrestre, a força naval dos lagos e a força aérea. Ainda era preciso descontar os integrantes das comunicações, dos batalhões de engenharia e da logística. Os soldados realmente capazes de pegar em armas e lutar talvez não passassem de alguns milhares.

E esses poucos milhares ainda precisavam cuidar da capital, com sua zona de guarnição, e das chamadas cinco regiões militares.

Aquele lugar desafortunado registrava um déficit comercial anual de seiscentos a setecentos milhões de dólares. Só conseguia sobreviver graças à caridade dos diversos padrinhos que lhe jogavam algumas migalhas.

Joga não conseguia entender de onde vinha tamanha arrogância. Por pior que fosse a África Central, ao menos possuía território e recursos suficientes.

Olhando para Batista Baza, Joga assentiu e disse:

— Nosso ramo realmente exige coragem. Não precisa duvidar disso. Pode me dizer do que precisa? A maior parte dos produtos da Companhia Ugenberto é de boa qualidade e tem preços acessíveis.

Batista assentiu levemente.

— Maria já me falou de você. Disse que é um homem competente e de confiança. O Burundi está realizando eleições, e nosso presidente me ordenou organizar uma nova força para entrar na capital e reforçar a segurança. Recebi uma verba considerável, mas preciso de alguém em quem possa confiar para transformá-la em armas capazes de tranquilizar as pessoas.

Página (2/3)

Página (3/3)

— Maria se gabou do veículo blindado que está prestes a receber. Eu também quero um. Na verdade, quero mais do que um.

Ao ouvir isso, Joga balançou a cabeça e soltou uma risada incrédula.

— Pelo que sei, o Burundi está sob embargo de armas. O exemplo de Ruanda ainda é recente. Se as armas que eu fornecer provocarem um conflito étnico, enfrentarei uma pressão enorme. Preciso de um motivo impossível de recusar!

Batista olhou para ele, confuso.

— Um traficante de armas se preocupa com política?

Joga não sabia que tipo de política poderia existir naquele lugar miserável. As eleições deles pareciam uma brincadeira de criança. Bastava a oposição ficar insatisfeita ou sentir-se prejudicada para declarar que houvera fraude e iniciar uma guerra.

É claro que atitudes tão irresponsáveis eram comuns na África. No Burundi, porém, alcançavam proporções especialmente graves.

Joga não se importava com a política local. O mais importante eram os negócios que tinha em mãos. Se aquele país, cuja estrutura tribal se parecia com a de Ruanda, enfrentasse problemas, seus grandes negócios seriam inevitavelmente afetados.

Não valia a pena fazer algo que trouxesse prejuízo. Além de demonstrar miopia, seria preciso admitir, ainda que de maneira hipócrita, que aquilo ofenderia a ordem natural das coisas.

Claro que tudo dependia de quanto dinheiro estivesse sobre a mesa. Um motivo impossível de recusar era, na verdade, um preço impossível de recusar.

Batista não era tolo. Percebeu o que Joga queria dizer e balançou a cabeça.

— Sou membro do povo Uate. Entre os povos Turu e Hitu, sempre mantive uma posição de neutralidade. Por isso nosso presidente confia em mim, e a oposição também. Este ano, o Burundi foi eleito membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Queremos construir uma imagem completamente nova para promover o desenvolvimento futuro do país. E garantir que as eleições transcorram sem problemas é, neste momento, nossa prioridade máxima.

Enquanto falava, Batista manteve os olhos fixos em Joga.

— Preciso de ajuda, e recompenso adequadamente todos os que me ajudam. Vinte milhões de dólares. Quero dez veículos blindados e armas suficientes para equipar duzentos homens. E tudo precisa ser entregue dentro de um mês!

Joga olhou para Batista como se estivesse diante de um fantasma e zombou:

— Você está brincando. Só os dez veículos blindados custam vinte e dois milhões de dólares. Quer que nós armemos seu exército de graça?

Batista balançou a cabeça.

— Eu sei o que você e Maria negociaram. Você é chinês; certamente tem interesse em minas de ouro e de cobre...

Então fez um gesto com o dedo para um homem negro atrás dele. Recebeu um documento, colocou-o sobre a mesa e o empurrou na direção de Joga.

— Esta é a remuneração.

Joga apertou a ponte do nariz, sentindo uma pontada de dor, e repetiu para si mesmo que não deveria ser ganancioso. Ainda assim, acabou pegando o documento e examinando-o. Depois, ligou para o senhor Lu Jun.

Precisava de orientação profissional.

O custo dos veículos blindados era de apenas nove milhões. Além disso, eles poderiam ser transportados junto com a carga que seria entregue à África Central. Quanto às armas leves, o estoque do Coronel Ka equivalia praticamente a custo zero; bastava separar uma parte dos lucros para Carmã e Nisse.

Aquele negócio era viável. Na verdade, talvez fosse até um pouco menos arriscado que o negócio na África Central. Afinal, para ficar com aquelas duas minas, ele não precisaria arriscar a vida enfrentando traficantes.

Aquela mina de ouro já havia sido explorada pelos belgas, e as reservas atuais eram pequenas. Mas a área ocupada era enorme, e o apego que os chineses tinham à terra era algo que a maioria das pessoas dificilmente conseguiria compreender.

Quanto à mina de cobre, nem era preciso mencionar. Tratava-se de um recurso estratégico com mercado garantido. Em qualquer lugar, o cobre era uma moeda forte comparável ao ouro.

Ainda assim, antes de receber a confirmação de um especialista, Joga precisava refletir um pouco mais.

Página (3/3)