Capítulo 139: Arma na mão, tolo com dinheiro na mão

De Traficante de Armas a Senhor da Guerra O rato adora comer coxas de frango. 4046 palavras 2026-04-01 15:16:41

Após selar dois "grandes negócios", os dias seguintes foram marcados pela rotina exaustiva de Choga, que dividia seu tempo entre a feira de armamentos e a vila que alugara.

Os armamentos de pelotão da empresa Iuguenbert não tinham competitividade, pois, para o usuário individual, as armas de design refinado, com acessórios completos e visual atraente, eram muito mais sedutoras. Contudo, os veículos blindados e os sistemas de lança-foguetes da companhia eram produtos com uma relação custo-benefício inquestionável. Infelizmente, eram poucos os países com poder de compra real, e como a influência política da Iuguenbert era praticamente nula, as nações africanas mais influentes sequer consideravam seus produtos. Eles não compravam apenas armas; compravam alinhamento político e até certo grau de proteção.

Ainda assim, o desinteresse não impedia Choga de recebê-los com entusiasmo. Afinal, o "não comprar" referia-se apenas aos itens de grande porte; as bugigangas eram negociáveis. Com comissões bem pagas, ele lucrava apenas empurrando uniformes e acessórios táticos. Uniformes, mochilas multifuncionais, cintos, cartucheiras, coletes táticos, capacetes — uma infinidade de itens aparentemente baratos que, em grande volume, tornavam-se um negócio lucrativo. Além disso, eram transações perfeitamente legais, sem margem para contestações.

Choga delegou essas vendas aos subordinados do "Professor", para que não voltassem de mãos vazias. Em um pedido de uniformes de 2,8 milhões, após descontar as comissões, o lucro foi de pouco mais de trezentos mil, o que fez os rapazes celebrarem como se fosse feriado. Choga sabia que eles receberiam suas comissões e bônus, e não se importava; o que lhe interessava era o networking que ficava para si.

O vice-ministro da Defesa do Quênia, o ministro do Desenvolvimento de Uganda, o ministro da Defesa da República Centro-Africana, o ministro do Desenvolvimento de Recursos da República Democrática do Congo e o ministro da Segurança do Burundi. Nos últimos dias, esses homens transformaram a vila de Choga em um centro de reuniões, permitindo que ele, aproveitando o embalo, conhecesse uma longa lista de contatos.

Aos olhos deles, Choga era apenas um investidor em armas, rico e ingênuo. Marie Enola, da República Centro-Africana, abriu as portas, e o rótulo de "fácil de lidar" foi colado em Choga. O vice-ministro da Defesa queniano, ao receber um par de M1911 primorosamente trabalhadas, prontamente emitiu uma licença para a empresa de defesa de Choga — que nem sequer existia oficialmente ainda. Não foi uma promessa vazia; alguém viajou do Quênia à Tunísia com documentos legais para formalizar tudo, inclusive a sede. Embora o local fosse um canto esquecido perto da fronteira com Uganda, com estradas deploráveis, era um terreno gratuito. Bastava Choga construir as fundações e, quem sabe, pavimentar uma estrada de 15 quilômetros, beneficiando as aldeias vizinhas no processo. Afinal, para abastecer uma base, uma estrada é sempre necessária, não é?

"Armado e ingênuo com dinheiro" — uma vez estabelecida essa imagem, a situação tomou seu curso. Qualquer pessoa com formação financeira séria acharia Choga um tolo. Erik, chamado às pressas, pensava exatamente assim. Mesmo que Choga explicasse seu plano, não obteve a aprovação do sueco. O herdeiro da família nobre apenas calculou o retorno sobre o investimento e zombou da ideia de alto risco. Para ele, apostar em regiões politicamente instáveis era um jogo de sorte; melhor seria investir no mercado financeiro internacional.

Erik tinha a língua afiada, mas suas intenções eram boas. Choga, porém, via o dinheiro de outra forma. Como um filho de pais pobres, uma vez que tinha o suficiente para viver, o que almejava eram coisas tangíveis: terra, minérios, recursos naturais, status social.

Neste mundo, a maioria das coisas pode ser comprada com dinheiro, menos a satisfação interior. Muitos acham que o vazio existencial dos herdeiros ricos é frescura, mas a realidade é que, quando não se consegue mais prazer no consumo, a "satisfação" torna-se um artigo de luxo. Alguns, mais rebeldes, acabam em situações bizarras; as drogas são o menor dos problemas. Erik Kopke, por exemplo, buscava essa satisfação ajudando aquelas atiradoras de elite a mudarem de vida. Aos olhos comuns, ele era um maníaco controlador, mas, na prática, essa "carreira" independente do halo familiar lhe dava propósito.

Choga ainda não estava no ponto de desdenhar o dinheiro, mas seus objetivos haviam mudado. Para ele, o foco era finalizar o contrato com a República Centro-Africana, receber o sinal e começar a recrutar. Ele nunca estivera tão motivado.

Para Erik, fechar o contrato foi simples. A empresa de Choga no Quênia não atendia aos padrões da UE, mas o Quênia não era um país sob embargo. Havia brechas em toda parte. Com o financiamento aprovado pela União Africana, assim que Choga detalhou o plano de investimento no contrato, Marie Enola liberou os duzentos milhões de uma só vez. Após separar o montante para a Iuguenbert, Erik converteu o restante em títulos e ações, fazendo o dinheiro circular por várias contas até chegar ao banco de Zurique, na conta pessoal de Choga. Erik provou ser um gênio financeiro, lavando o dinheiro sem nem tocar nas contas do "Grupo Global de Caça".

Comparada à generosidade de Marie Enola, Batista, do Burundi, foi mais cauteloso: pagou 50% de sinal e só pagaria o restante após a entrega dos blindados. Em compensação, aceitou antecipar a transferência dos direitos de exploração das minas. Afinal, como as minas estavam em seu território, se Choga descumprisse o acordo, o contrato seria anulado.

Como Erik não tinha tempo para burocracias, contratou um advogado local africano para a P.B. (Poder de Combate) International Military Contracting. Jory Amon, um malinês de 35 anos, educado na Inglaterra e ex-advogado de direitos humanos, tinha bom nome no Oeste Africano e contatos políticos. Choga não sabia se ele era bom, mas Erik garantiu que sim. O caráter do advogado pouco importava; advogados gananciosos são mais fáceis de controlar. Para um homem que vive de armas, um advogado que ama dinheiro e teme a morte é o funcionário ideal. Choga o enviou imediatamente para cuidar das transferências das minas. O homem parecia entusiasmado com o trabalho.

Quinze dias se passaram. Choga organizou seus planos. Deu ao "Professor" uma última encomenda de armas de caça, insistiu na remessa urgente dos blindados e enviou a equipe para o aeroporto. As amostras e maquetes foram distribuídas entre os agentes de Camarões, Zâmbia e Tanzânia. Seus seguranças, carregando metralhadoras e lança-granadas pelas ruas, foram notícia na mídia local tunisiana, dando à Iuguenbert uma fama momentânea.

No lounge VIP do aeroporto, prestes a embarcar, Ana correu para Choga, abraçou-o e deu-lhe um beijo forte na bochecha. Lançou um olhar desafiador para Antar, soltou um leve muxoxo e, antes que Choga reagisse, saltitou como um cervo em direção ao grupo.

Choga levantou as mãos, sorrindo e dando de ombros: — Sorte minha não ter colocado a mão na bunda dela, senão estaria preso agora.

Dorian ia fazer uma piada, mas Ness, ao lado, comentou: — Ana só tem 17 anos, não seria apropriado. Além disso, ela é magra demais, não é seu tipo.

Antar observou a expressão estranha de Ness, riu baixo e perguntou a Choga: — Chefe, a vila foi entregue. Para onde vamos agora?

Choga tirou algumas passagens de barco como num passe de mágica e sorriu: — Vamos para a Sardenha. Treinamento de mergulho e entrevistas com mercenários. O primeiro lote do "Professor" leva um mês para chegar à África. Temos um mês de preparo. Quando os primeiros blindados atracarem, daremos início aos grandes negócios!

Ele olhou para Erik, que jogava no celular, entediado: — Sua mensagem já foi enviada há algum tempo. O "Albatroz" é de confiança?

Erik revirou os olhos: — Pode questionar meu caráter ou minha orientação sexual, mas nunca minha credibilidade. Quando chegarmos à Sardenha, entenderá o quão poderosos são os homens que selecionei.

Choga, preocupado, ponderou: — Não exagere. Só preciso de mercenários familiarizados com selva, não de SEALs ou SAS. Gente muito gabaritada cobra caro demais...

Erik olhou para ele como se fosse um idiota: — Acha que SEALs são caros? Um sargento de primeira classe E9 ganha 60 mil dólares por ano. As tropas de elite T1, após os impostos, não levam nem 30 mil. Se não fossem os subsídios externos isentos de impostos, mal conseguiriam pagar um financiamento imobiliário.

Choga ficou incrédulo: — Tão barato?

Erik balançou a cabeça com desprezo: — É barato, mas você não conseguiria contratá-los. A maioria vai para grandes empresas de segurança como consultores, porque têm contatos militares e acesso a informações privilegiadas. Selecionei 63 candidatos para você. Seja criterioso e elimine parte deles. Enviei-lhe uma tabela salarial por e-mail; não pague valores exorbitantes, ou o "Albatroz" parecerá um tolo.

Erik lançou um olhar rápido a Kaman, mas ao ser encarado friamente pelo velho, recuou alguns passos, gaguejando: — Digo... há muitos vilões por aí, não deixe que o enganem.