Capítulo Cento e Cinquenta e Um

De Traficante de Armas a Senhor da Guerra O rato adora comer coxas de frango. 3836 palavras 2026-04-01 15:16:48

Mombaça, a cidade portuária do Quênia!

O primeiro destino de Chojia após concluir seu treinamento na Sardenha era exatamente este.

O primeiro lote de vinte veículos blindados enviado pela empresa Jugoimport atracou aqui, após quase trinta dias navegando pelos mares.

Joly Amon, o advogado recomendado por Eric, transferiu seu escritório para Nairóbi logo depois de ajudar Chojia a concluir os trâmites de transferência das concessões de mineração na República Centro-Africana e no Burundi.

Esse sujeito era extremamente competente. Sendo um advogado de direito internacional com formação ocidental, ele não apenas possuía uma ampla rede de contatos na África, mas também uma capacidade de execução formidável.

Todos os deslocamentos de Chojia após desembarcar em Nairóbi foram meticulosamente organizados por Joly Amon.

Primeiro, Joly providenciou um jantar com o vice-ministro da Defesa do Quênia, o que garantiu a obtenção sem percalços dos trâmites alfandegários para a carga. Na mesma ocasião, discutiram a construção de acampamentos na fronteira entre o Quênia e Uganda.

Em todo o processo, Joly Amon demonstrou um entusiasmo contagiante. O que surpreendeu Chojia foi o desinteresse do advogado por dinheiro; ele parecia genuinamente apaixonado por realizar tarefas e socializar, além de nutrir uma predileção particular pela política.

Chojia sabia muito bem que indivíduos assim ou alimentavam grandes ambições, ou haviam sofrido lavagem cerebral pelo Ocidente, convencidos de que detinham a "verdade" do mundo e dispostos a usar os conceitos aprendidos nos países desenvolvidos para "salvar" seus compatriotas.

No mundo atual, a segunda categoria superava em muito a primeira. Afinal, a primeira exigia pensamento crítico e capacidade de ação prática, enquanto a segunda bastava a retórica vazia.

Os intelectuais públicos acreditavam cegamente nas chamadas ideias avançadas, considerando-as a panaceia definitiva, sem jamais ponderar se seus próprios países possuíam o solo fértil adequado para tais sementes.

Sob a forte maré do politicamente correto, esse tipo de pessoa multiplicava-se rapidamente. Não se tratava apenas daqueles que passavam alguns anos estudando no exterior e voltavam sentindo-se transformados; grande parte da população nativa na Europa e na América também havia sofrido uma intensa lavagem cerebral.

Uma vida excessivamente confortável fazia com que essas pessoas habitassem uma espécie de conto de fadas, incapazes de tolerar opiniões divergentes, instaurando uma lógica binária de confronto em seus lares.

Se você não concorda comigo, você está errado!

Políticos excessivamente autoconfiantes, beirando a paranoia, brotavam por toda a Europa e gozavam de surpreendente popularidade.

A característica comum desses indivíduos era a jactância, a agressividade e o discurso dogmático. Mesmo quando o desfecho provava que estavam errados, recusavam-se a baixar a cabeça.

Diziam aos seus apoiadores que o erro não era deles, mas sim do mundo. A partir daí, as teorias da conspiração se alastravam e, o mais absurdo de tudo, algum czar ou líder estrangeiro sempre era arrastado para levar a culpa, como se o simples ato de respirar daquela pessoa fosse um crime.

Isso não era um caso isolado, mas um fenômeno contagioso!

Assim que o primeiro indivíduo obteve sucesso cultivando essa imagem, os oportunistas decifraram a senha para conquistar votos.

Evitavam discutir qualquer política pública concreta; em vez disso, priorizavam questões de gênero, traziam pautas feministas à tona e elegiam uma figura pública para espezinhar, garantindo assim uma avalanche de apoio.

Enquanto populações abastadas, sem com que se preocupar, entregavam-se a debates ideológicos ociosos, cidadãos de países do Terceiro Mundo tratavam essas mesmas pautas como dogmas sagrados, sem se importar com quantos compatriotas sequer tinham o que comer.

Para muitos políticos africanos, tais "intelectuais públicos" eram convidados de honra bem-vindos.

Naturalmente, os verdadeiros ambiciosos e astutos aproveitavam apenas o que lhes convinha, usando essas figuras para projetar uma imagem iluminada perante a mídia ocidental, enquanto tratavam o restante do falatório de Joly Amon como mero sopro de vento.

Anos antes, Joly Amon participara de um golpe de Estado em Mali. Após o triunfo, fora sumariamente descartado por divergências ideológicas, perdendo todo o seu patrimônio e quase custando a vida de sua própria família.

Quando finalmente recuperou a lucidez, percebeu que o político esclarecido que outrora o cobrira de elogios havia renegado todas as promessas e consolidado seu poder justamente através de políticas que Joly considerava inviáveis.

Embora ferido pela experiência, Joly Amon não desistira. Contudo, sua "ingenuidade" fora completamente incinerada pelas agruras da realidade.

Ele ainda aspirava a se tornar um "animal político" para provar a validade de suas convicções, mas agora compreendia que precisava de um respaldo firme.

Um traficante de armas chinês que surgira repentinamente converteu-se na chave mestra para reiniciar sua carreira.

Chojia ignorava o que se passava na mente de Joly Amon, e tampouco se importava.

Sabia perfeitamente que, sem o seu apoio, Joly jamais conseguiria cruzar a porta de entrada de qualquer grande figura.

No último mês, os assessores das grandes autoridades haviam sido os interlocutores de mais alto nível a que tivera acesso; portanto, sentia-se exultante por poder sentar-se à mesa com o vice-ministro da Defesa queniano.

Contudo, a realidade nua e crua era que o vice-ministro da Defesa do Quênia sequer o levava a sério. Em contrapartida, o lote iminente de uniformes militares e uma generosa comissão deixaram o alto funcionário radiante. Após embolsar o cheque, arrastou Chojia para uma recepção sem sentido.

Nesse evento, Chojia foi apresentado ao ministro dos Transportes do Quênia, ao ministro do Desenvolvimento de Recursos, ao ministro do Desenvolvimento Agrícola e, para coroar a noite, recebeu de presente duas jovens enviadas de maneira inexplicável de volta ao seu hotel.

Cometer loucuras na África era algo que Chojia jamais faria, nem mesmo se o hotel fornecesse camisinhas de cortesia.

Entregou quinhentas notas a cada uma das duas garotas que se diziam estudantes de uma escola de artes, permitindo que dormissem no hotel, e na manhã seguinte partiu com toda a sua equipe rumo a Mombaça.

Postado na orla do porto, observando um navio cargueiro furar a fila com arrogância para atracar, Chojia esfregou o nariz levemente coçado e virou-se para Nice, que o fitava com insistência. Com um tom impaciente, disparou:

— O que tanto olha? Tenho flores no rosto?

Nice olhou curiosa para Chojia e retrucou:

— A garota de ontem era candidata a Miss Quênia. Você não gosta de mulheres negras?

Chojia balançou as mãos e contestou:

— Não diga besteiras. Não tenho preconceito racial; adoro estas terras, mas simplesmente prefiro a saúde em primeiro lugar.

As palavras de Chojia arrancaram gargalhadas e assobios dos mercenários ao redor. Os rapazes do grupo Diamante abriram sorrisos largos e comentaram:

— Chefe, o senhor deveria aproveitar a África. Deus pode não amar este lugar, mas presenteou as mulheres daqui com uma pele macia como seda e corpos atléticos.

Ignorando as risadas maliciosas daquela súcia de marmanjos, Chojia ergueu o dedo do meio, deu meia-volta e ordenou a Antar:

— Anote tudo o que o "Serragem" acabou de dizer. Quando ele for mandar dinheiro para casa, inclua essas exatas palavras na remessa para a esposa dele.

Lembre-se de avisar que posso custear a passagem de avião para ela vir até a África dar uma lição no próprio marido.

Dizendo isso, Chojia lançou um olhar malicioso para o pálido "Serragem" e sorriu:

— Dizem que sua esposa é a campeã de luta livre da Bielorrússia. Considerando que você é a elite do Diamante, tenho certeza de que vai aguentar o tranco.

Em meio às provocações dos companheiros, "Serragem" apressou-se em fratar a voz para garantir que não tinha o menor medo da esposa.

No entanto, ao ver Antar abrir um bloco de notas com ar solene, pronto para registrar o recado, ele empurrou o colega de farda para o lado e correu até Antar com as palmas das mãos unidas em súplica:

— Não, não, não! Minha esposa precisa ficar em casa cuidando das crianças. Meus três filhos são uns pequenos capetas e não sobrevivem sem os cuidados da mãe.

Percebendo que Chojia ainda parecia disposto a importuná-lo, "Serragem" apontou espertamente para o grande navio no mar e exclamou:

— Olhem! Já vai atracar!

Nesse instante, Chojia perdeu o interesse em atormentar "Serragem". À medida que o navio cargueiro de médio porte se aproximava, ele já avistara um rosto conhecido.

"Artilharia" Kovacevich estava na proa, acenando junto com sua comitiva.

Aquele sujeito era um homem de palavra; não apenas viera pessoalmente, como trouxera consigo o lote de veteranos da 63ª Brigada selecionados a dedo para Chojia.

Esses homens constituíam as pedras angulares do plano de Chojia. A princípio, ele pretendia utilizá-los apenas como instrutores para treinar as tropas locais na África, mas, ao acompanhar o desembarque da carga, percebeu que eles seriam muito mais úteis do que imaginava.

O primeiro lote de vinte veículos blindados Lazar 3 trazia dez unidades destinadas à entrega no Burundi, enquanto as outras dez permaneceriam no Quênia, juntamente com os uniformes e suprimentos militares adquiridos.

Observando aqueles veteranos de feições marcadas pela idade — a maioria na faixa dos quarenta e cinquenta anos —, que operavam os blindados com destreza inigualável ao descarregá-los do navio, Chojia compreendeu que eles eram verdadeiros polivalentes, muito além de simples paraquedistas.

Quando "Artilharia" Kovacevich desembarcou acompanhado de alguns homens, Chojia deu o primeiro passo à frente para abraçá-lo efusivamente e disse:

— Chegou na hora exata, bem a tempo para a entrega.

Em seguida, fitando os velhotas de silhuetas ligeiramente avantajadas logo atrás de Kovacevich, Chojia sorriu e perguntou:

— E estes senhores, quem são?

Ouvindo aquilo, "Artilharia" abriu um sorriso largo e explicou:

— Você disse que precisava de pilotos, então trouxe alguns ases do passado para você.

Apontando para um veterano gordinho de nariz avermelhado, Kovacevich apresentou:

— Este é "Ganso Gordo", ex-piloto de helicópteros de combate da Aviação do Exército da antiga Iugoslávia.

Diante da expressão estupefata de Chojia, "Artilharia" puxou outros dois idosos pela manga e continuou:

— Este é "Chave Inglesa", ex-mecânico de solo da Aviação do Exército da antiga Iugoslávia, que também pode acumular funções como piloto de helicóptero de combate.

E este aqui é "Cobra", ex-piloto de caça ás da antiga Iugoslávia. Ele é um ás de verdade, tendo abatido em combate real três caças da OTAN e um F/A-18 Hornet da Marinha americana. Ele pilota qualquer modelo de caça e helicóptero.

No início, Chojia sentiu um pingo de insatisfação devido à avançada idade dos três veteranos — o mais jovem beirava os cinquenta anos, e o tal "Cobra" aparentava no mínimo sessenta e poucos.

Porém, ao ouvir as palavras "ás de combate real", Chojia engoliu qualquer objeção. Ele não sabia como a Sérvia permitia que um ás com experiência real de combate emigrasse para trabalhar no exterior; indivíduos assim eram verdadeiros tesouros em qualquer nação do planeta.

Um ás não se resumia apenas ao número de abates; combatentes testados em situações reais de fogo cruzado constituíam o alicerce da força aérea de qualquer país.

Apertando energicamente a mão dos três veteranos, Chojia sorriu e declarou:

— Tenho alguns Mi-24 e dois Super Tucano guardados na base. Confio na reputação do "Artilharia". Vamos juntos dar uma boa surpresa àqueles narcotraficantes na selva.

"Cobra", que ostentava feições bastante afáveis, ouviu a descrição de Chojia com os olhos brilhando de entusiasmo e perguntou:

— Super Tucano? São aqueles fabricados no Brasil?

Vendo Chojia acenar com um sorriso, "Cobra" esfregou as mãos, visivelmente excitado, e comentou:

— Já estou tendo certa dificuldade para pilotar caças de quarta geração, mas esse tipo de turboélice com motor a pistão está no ponto ideal.

Que tipo de armamento vocês costumam carregar? Eu prefiro canhões automáticos, casulos de foguetes e bombas de fragmentação!

Nesse momento, Chojia percebeu que aquele simpático ancião era uma máquina de torrar dinheiro. Com um sorriso amarelo, ponderou:

— O senhor vai encontrar tudo o que pediu na minha base; canhões e foguetes com certeza não faltarão. Mas com relação às bombas de fragmentação, é melhor irmos com calma.

Cada uma custa dois milhões, e meu pequeno negócio ainda não comporta armas de destruição em massa desse calibre.

Ao notar a franqueza de Chojia, "Cobra" assentiu com a cabeça e sugeriu:

— Bem, então podemos usar bombas aéreas convencionais mais antigas. A Força Aérea da Sérvia tem um vasto estoque de munições obsoletas que já não lhes servem; você pode comprar algumas por um bom preço.

O Super Tucano não é veloz, mas minha visão ainda está ótima, e posso lançar com extrema precisão.

………………

Capítulo extra! Peço votos! Peço assinaturas!!