Capítulo 125: Um céu inteiramente escarlate!
Além do fosso da cidade, várias patrulhas se dispersaram para manter a ordem, proibindo estritamente a entrada de refugiados. Embora descontentes, os refugiados formavam filas obedientemente, aguardando a distribuição de mingau; a administração estadual estava sendo ágil. Pouco tempo depois da partida dos dois, a primeira leva de mingau começou a ser servida.
— Eles realmente abriram os celeiros!
Os rostos dos refugiados se iluminaram. Além da distribuição de comida, ao longe, sob a orientação de muitos oficiais, uma multidão de desabrigados começou a erguer abrigos precários.
— Dezenas de milhares de refugiados, sem terra nem grãos. Quanto tempo durará o celeiro de Qingzhou? — alguns perguntavam, preocupados.
Naquela imensa massa humana, naturalmente havia também intelectuais alfabetizados. Yang Yu e o monge Jiese caminhavam pelo campo improvisado fora do fosso, ouvindo a cacofonia de sons, e nenhum dos dois estava otimista. Quando o número de pessoas ultrapassa dez mil, a logística de socorro, que parece simples no papel, torna-se uma tarefa monumental. Sem falar na necessidade diária de comida, apenas o saneamento básico seria um desafio; sem uma gestão rigorosa, em menos de quinze dias, o fosso estaria obstruído.
— Só espero que o senhor Xu tenha realmente a capacidade de cuidar dessas pessoas — suspirou Jiese.
Nesse tipo de situação, as artes marciais não serviam para nada. Mesmo o melhor dos mestres não poderia resolver o problema da subsistência de dezenas de milhares de seres humanos.
— Vamos entrar na cidade — disse Yang Yu.
Após acomodar os cavalos, ele e Jiese retornaram aos portões. A cidade de Qingzhou estava sob segurança rigorosa; sem registro de identidade ou salvo-conduto, nem mesmo com dinheiro era possível entrar. Até o monge Jiese teve que exibir seus documentos.
A cidade de Qingzhou, de repente, tornou-se vibrante. As ruas largas estavam lotadas: pessoas corriam para espalhar a notícia da chegada de Xu Wenji, outras queriam vender mercadorias diante do fluxo de refugiados, e, acima de tudo, havia o vai e vem de carregadores e oficiais transportando grãos de dentro para fora. O barulho era ensurdecedor, e Yang Yu, com seus sentidos aguçados, franziu a testa.
— Ordem do senhor Xu: é estritamente proibido o acúmulo de mercadorias! Nenhum comerciante pode reter estoques ou elevar os preços! Aqueles que possuem reservas não devem entrar em pânico! — gritavam oficiais em frente a cada armazém de grãos.
Mas eram apenas gritos. A verdade era que havia pessoas demais tentando comprar comida. A chegada dos refugiados rompeu o equilíbrio de Qingzhou; o centro da cidade ainda não sabia, mas nos subúrbios, o caos já dava sinais. Qualquer um com um pouco de dinheiro juntou-se à compra frenética.
— Uma demonstração de força — pensou Yang Yu, balançando a cabeça.
Xu Wenji havia chegado há menos de meia hora. Em uma cidade tão vasta, a notícia não deveria ter se espalhado tão rapidamente, nem a população deveria estar tão alerta a ponto de correr para comprar comida. Era, claramente, um aviso de boas-vindas dos opositores.
— Os comerciantes não ousam subir os preços, mas ainda assim não se consegue comprar nada. As filas nas lojas são compostas, na maioria, pelos próprios funcionários deles — Jiese retirou-se da multidão com um sorriso amargo.
Qingzhou não era a capital; seu status como monge do Templo Fulong não servia de nada ali.
— As cobras locais de Qingzhou não são o magistrado Nie Wendong, mas sim as quatro grandes famílias — Yang Yu sabia disso há muito tempo.
Nie Wendong governava Qingzhou há anos, mas as quatro famílias estavam enraizadas há mais de um século, infiltradas em cada aspecto da vida local. Mesmo que obedecessem nominalmente, nos bastidores, com alguns truques, qualquer decreto seria ineficaz. Se o preço subisse, a comida aparecia; se o preço fosse tabelado, a comida desaparecia.
— Eu pretendia oferecer uma ajuda humilde, mas quem diria... — Jiese estava frustrado. Ele não estava pedindo esmolas, mas sim tentando comprar com moedas, e mesmo assim não conseguia sequer um punhado de arroz.
— Hahaha!
Não muito longe, uma gargalhada interrompeu seus pensamentos. Um letrado embriagado foi jogado para fora de um restaurante. Os funcionários o insultavam, mas o homem ria:
— Não me subestimem! Saibam que o meu protetor, o senhor Xu, já chegou!
— Eu o deixei beber fiado por pena, achando que era um estudioso. Mas você só bebe! Se não quer estudar para os exames, poderia ao menos ser um escrevente no tribunal! — o dono do restaurante, um homem robusto, suspirou. — Com essa sua vida, que nobre iria querer lhe apoiar?
— Haha, velho, você não ouviu? Xu Wenji, de Yunzhou, veterano de duas dinastias e Ministro da Guerra, está aqui! — o letrado cambaleava.
Ao ouvirem isso, os clientes e transeuntes caíram na risada, ridicularizando o fato de um letrado fracassado querer se tornar um protegido de um oficial de tão alto escalão.
— Vocês verão! — o letrado não discutiu e caminhou em direção à estalagem, seguido por uma multidão curiosa para ver o vexame.
— Esse homem, pelo menos, tem alguma visão — comentou Jiese, com um semblante sério. — Eles pensam que um letrado não consegue apoio, mas esquecem que o senhor Xu veio sozinho, acompanhado apenas por um velho servo, sem ninguém de confiança para auxiliá-lo...
Jiese falava demais, mas Yang Yu estava acostumado e não respondeu. Deixou o monge na estalagem e foi até o Escritório dos Seis Portões para entregar sua missão. O local estava silencioso, e os olhares dos oficiais quando ele passou eram estranhos. Yang Yu ignorou, entregou o relatório, pegou alguns medicamentos e consultou alguns arquivos. Só quando a noite caiu é que ele se despediu e saiu.
Ao chegar em casa, trancou a porta e acendeu uma lamparina. De repente, abriu a janela, saltou para fora e voltou furtivamente para a rua do Escritório dos Seis Portões. Subiu no telhado do restaurante mais próximo. Mesmo sendo o prédio mais perto, a distância ainda era grande, mas com sua visão, ele conseguia observar o local.
À noite, o Escritório dos Seis Portões parecia deserto. Como uma organização especializada em caçar criminosos, ninguém ali era amador em ocultação, então Yang Yu manteve distância.
— A velha senhora Shi não voltou, mas eu retornei a salvo. Se ela tiver comparsas, eles certamente agirão — pensou Yang Yu.
Após meia hora, uma sombra saiu pelos fundos, moveu-se rapidamente e desapareceu. Yang Yu, paciente, desceu do telhado e seguiu a sombra. Para sua surpresa, o indivíduo não foi longe; após dar algumas voltas, entrou em um beco próximo ao Escritório.
— Algo está errado... esse cheiro... — Yang Yu agachou-se, franzindo a testa.
Logo depois, um grupo de pessoas saiu do beco. Pareciam coletores de lixo, mas seu olfato, aguçado, detectou algo diferente sob o mau cheiro.
— Querosene?! — o coração de Yang Yu disparou. — Eles vão incendiar o celeiro antes mesmo de completar meio dia de distribuição de comida?!
A chegada dos refugiados, a abertura dos celeiros e o cheiro de querosene à noite formavam um cenário óbvio.
— Nie Wendong? As quatro famílias? Ou... — Yang Yu pensava enquanto seguia o grupo.
Eles não eram coletores; todos tinham treinamento em artes marciais e moviam-se com cautela. Após várias voltas, chegaram ao celeiro. Como Qingzhou era uma cidade estratégica de fronteira, o celeiro era imenso e mantinha estoques rotativos para tempos de guerra. O local estava na escuridão total, isolado, cercado por muros altos e patrulhado por soldados.
— Eles realmente têm coragem de queimar o celeiro... — o olhar de Yang Yu esfriou.
O celeiro de Qingzhou não era apenas para a guerra; era a reserva para desastres naturais. Se fosse destruído, o caos seria absoluto.
— Que crueldade! — Yang Yu sentiu um frio na espinha e tocou seu arco nas costas.
— Deixe-os queimar — uma voz fria e profunda veio de trás dele.
— Quem está aí? — Yang Yu recuou, em alerta.
Um homem saltou de um prédio próximo. Era o velho servo que puxava o cavalo de Xu Wenji. Sua aura não era inferior à do vice-comandante Qi Gang.
— Espada, faca e arco. Você é jovem, mas aprendeu muita coisa... — o velho, chamado Huang Sixiang, olhou para o celeiro com desprezo. — Esta cidade está podre até os ossos. O senhor acabou de chegar e eles já querem que ele carregue a culpa...
— Culpa? — Yang Yu perguntou. — O celeiro?
— Está vazio. Há muito tempo — respondeu Huang Sixiang friamente. — Até os ratos morreriam de fome lá dentro. Os grãos foram desviados há tempos.
— Vazio... — Yang Yu sentiu o rosto contrair. — Se for assim, esta cidade está realmente perdida.
— Não apenas Qingzhou. Desde que o velho príncipe foi gravemente ferido, toda a província de Longyuan está podre. Deixe-os queimar o celeiro vazio! Depois disso, será a hora de acertar as contas.
— Fogo! Socorro! — um grito ecoou na noite, seguido por labaredas que iluminaram metade do céu de Qingzhou. A cidade, ainda acordada, entrou em pânico.
— Queime, queime — disse Huang Sixiang, virando-se. — Onde você vai?
— Você cuida do fogo — disse Yang Yu, empunhando seu arco. — Eu cuido de matar quem o causou.