Capítulo cento e trinta: Ver quem cai primeiro (em homenagem aos duzentos e quarenta votos de fãs)
"Yanlai, Yanlai, tenha paciência, tenha paciência, uma paciência momentânea trará uma vida de tranquilidade..." O Ministro Men acariciava suavemente suas costas, tentando consolá-la com voz mansa.
"Suporte-a, ceda-lhe, deixe-a... não tema aquela velha, ela não ousa aparecer pessoalmente, usando uma garota de origem duvidosa como bucha de canhão. Nós apenas precisamos ganhar pelo cansaço, desgastar essa garota, uma simples jovenzinha de cabelos amarelados, que seja então... veremos quem desmorona primeiro..."
Nesse momento, Qiu Yehong, sentada diante da penteadeira enquanto removia a maquiagem, estremeceu com o vento noturno que soprava pelas frestas da janela. Ela ajeitou as vestes de seda com bordas em tons de pêssego; os novos edifícios do jardim da família Men eram realmente agradáveis e frescos.
Através das cortinas de gaze, observava as mulheres lá fora, ora sussurrando em grupos, ora circulando de um lado para o outro, segurando listas e conversando, embora suas vozes fossem tão baixas que Qiu Yehong não conseguia distinguir as palavras. Desde que entrara no pátio, todas pareciam ocupadas; as servas, com exceção de duas ou três que ficaram ao seu lado, haviam sido dispensadas.
Estarão ocupadas procurando o dote deixado pela Princesa? Será que encontrariam algum pretexto no dote para usarem contra ela? Qiu Yehong não conhecia as regras daquele lugar e, portanto, não se preocupou.
"Senhorita..." sussurrou a Ama Gu, que estava atrás dela, ajudando a soltar e pentear seus cabelos.
Qiu Yehong endireitou a cabeça e olhou atentamente para o espelho. O quarto estava iluminado por quatro ou cinco lâmpadas penduradas.
"Senhorita, aquela víbora não tem qualificação para se sentar diante da placa memorial da Princesa..."
Qiu Yehong olhou para o reflexo indistinto da Ama Gu no espelho e, curvando os lábios, deu um sorriso vago. "Eu sou jovem e não sabia, se você sabia, por que não me disse?"
A Ama Gu baixou a cabeça, envergonhada. "Eu... a velha serva estava na hora..." Ela olhou para o cômodo externo, franzindo levemente a testa. "As outras amas certamente sabiam, por que também não..."
"Por que não me deram um aviso, é isso?", Qiu Yehong sorriu, levantou-se e desamarrou o xale dos ombros. A Ama Gu ficou confusa com aquele riso.
"Ama", Qiu Yehong suspirou enquanto sorria, lançando um olhar para as mulheres que ainda conversavam lá fora, e voltou-se para a Ama Gu. "Elas são como você; se você não se lembrou de me avisar, elas naturalmente também não se lembraram."
O que significa ser como ela? O que há de errado comigo? A Ama Gu sentiu o rosto corar, confusa, sem saber como se explicar.
"Ama Gu, sei que você tinha um afeto profundo pela Princesa... pela minha mãe..." Qiu Yehong pegou um pequeno espelho da mesa, virando-o de um lado para o outro como se estivesse curiosa, e disse calmamente: "Mas, por favor, reserve um pouco de atenção para mim. Antes de liberar sua raiva, pense um pouco em mim; não busque apenas o seu alívio pessoal, deixando-me em uma situação difícil."
O rosto da Ama Gu ficou vermelho e depois pálido. Seus olhos se encheram de lágrimas e ela se ajoelhou, soluçando sem conseguir articular uma palavra. Qiu Yehong ergueu a mão, sinalizando para que ela se levantasse.
"Descanse também. Estou cansada e vou descansar. Preciso recuperar as energias para continuar a desempenhar bem este..." Qiu Yehong virou-se, parando de olhá-la, e engoliu o restante da frase.
A Ama Gu enxugou as lágrimas com as mangas, levantou-se lentamente e caminhou para fora, mas foi chamada após alguns passos. Ao se virar, viu Qiu Yehong parada diante da cama esculpida, segurando a cortina com uma mão e olhando para ela.
"Fu Wencheng... como ele está?"
A Ama Gu apressou-se a responder: "Ofereceram-lhe mil moedas de ouro e duas propriedades, dando-lhe liberdade de escolha..."
Qiu Yehong ouviu e um leve sorriso surgiu em seu rosto.
"...mas...", hesitou a Ama Gu.
"Mas o quê?", perguntou Qiu Yehong rapidamente.
"Ele recusou, dizendo que só sabia fazer seu ofício e que não sabia fazer mais nada... e então... ele partiu." A Ama Gu baixou a cabeça, parecendo não suportar a expressão de Qiu Yehong.
Partiu, é... "Partir também é bom, talvez até melhor", Qiu Yehong sorriu. "Vá descansar."
A Ama Gu ficou surpresa; partir era bom? Olhou para Qiu Yehong, que já estava sentada na cama, baixando as cortinas. A pequena silhueta desapareceu atrás do tecido.
O travesseiro de seda com fios de ouro, o edredom de cetim bordado; as cortinas eram bem ventiladas, e o frescor do jardim, trazido pela brisa do lago, atravessava o ambiente. Qiu Yehong enterrou o rosto no travesseiro, ouvindo os passos silenciosos da Ama Gu lá fora.
"...Amas... a senhorita vai descansar..."
"Então vamos nos retirar rapidamente... deixem algumas de vocês lá fora para atender aos chamados da Princesa Huilan..."
Após um breve farfalhar, o ambiente externo silenciou. Não havia mais ninguém, ninguém que pensasse nela em primeiro lugar. Neste mundo, a única pessoa que se dedicava de corpo e alma a Fu Huilan era uma só...
Qiu Yehong não soube quando adormeceu. Quando foi acordada, o travesseiro estava frio. A janela estava aberta e a luz da manhã despontava.
"Que horas são?", Qiu Yehong esfregou os olhos.
"Seis quartos da hora Yin", disse a serva de rosto redondo, sorrindo.
Menos de cinco da manhã? Qiu Yehong estava sonolenta; só acordava tão cedo na época em que se preparava para o vestibular.
"Senhorita, ontem perguntamos às senhoritas da casa; todas prestam homenagens ao mestre na hora Mao...", disse a serva, sorrindo, enquanto outras duas traziam bacias de cobre.
Será verdade ou mentira? Qiu Yehong bocejou e deixou que as servas a lavassem. A Ama Gu já estava lá, arrumou seu cabelo com destreza e prendeu um grampo de fênix com detalhes em turquesa. Após tomar um gole de chá, foi conduzida para fora.
"Este é o pátio da Princesa...", disse a Ama Gu ao passar por um dos pátios, onde duas servas varriam o chão. Ao ver os objetos, a ama lembrou-se do passado, e sua expressão tornou-se extremamente complexa.
"Desde que a Princesa faleceu, o mestre manteve este lugar, limpando-o e prestando homenagens diariamente...", acrescentou uma ama de rosto redondo, apontando para uma casa atrás de árvores frondosas. "Aquele é o escritório do mestre, onde ele descansa habitualmente..."
Quem acredita nisso? Qiu Yehong sorriu levemente. Havia seis concubinas oficiais no pátio; embora não tivessem mencionado, ainda havia três ou quatro mulheres com penteados de casadas naquela casa. Mas, independentemente de quantas mulheres houvesse na casa, para o mundo, um homem que perdeu a esposa principal ainda era considerado alguém que jurou nunca se casar novamente. Para a sociedade, isso era uma excentricidade.
Enquanto conversavam, chegaram ao escritório do Ministro Men e deram de cara com as três irmãs, lideradas por Men Xulan.
"Irmã", cumprimentaram as três irmãs em uníssono.
Men Xulan não demonstrou nada, ergueu a cortina e entrou para cumprimentar como se fosse um hábito diário. No entanto, as outras duas irmãs não conseguiram esconder as olheiras. Quando Qiu Yehong olhou casualmente, uma delas até bocejou de lado. Qiu Yehong sorriu para ela, e a garotinha, tímida, abaixou a cabeça novamente.
"Huilan, por que não dormiu um pouco mais?", o Ministro Men perguntou, surpreso, olhando com desaprovação para as servas. "Por que não deixaram a senhorita descansar mais?"
"Pai, o que está dizendo? É meu dever como filha...", apressou-se a dizer Qiu Yehong, levantando-se. Assim que ela se levantou, Men Xulan seguiu o exemplo, e as outras duas irmãs também se levantaram. As concubinas entravam uma a uma, e a cortina foi erguida bem alto, permitindo que tudo dentro e fora fosse visto claramente.
"Está se acostumando? Aqui em casa levantamos cedo", o Ministro Men pediu que a filha se sentasse e perguntou com preocupação. "Se a senhorita não estiver acostumada, podemos dispensar isso..."
"Como poderia mudar as regras por minha causa? Se isso se espalhasse, diriam que estou usando o favor da Imperatriz Viúva para intimidar meu pai", Qiu Yehong levantou-se e sorriu, olhando para as irmãs. "Como irmã mais velha, devo dar o exemplo. Pai, por favor, não diga isso, é como tratar sua filha como uma estranha."
"Muito bem, muito bem", o Ministro Men parecia gratificado. "Ter uma filha assim é uma bênção para a família Men." Ele apontou para Men Xulan e as outras: "Aprendam bem com a sua irmã." Men Xulan levantou-se imediatamente e respondeu respeitosamente.
Dentro da sala, havia harmonia entre pai e filha, respeito pela hierarquia e uma atmosfera alegre.
Nos dias seguintes, a notícia se espalhou, e quase toda a capital veio à casa da família Men para oferecer felicitações. Como anfitriã, Qiu Yehong recebia os convidados, embora a maioria fosse gerida pelas amas. Com Men Xulan seguindo-a a cada passo, respeitosa e submissa, tratando-a como modelo, Qiu Yehong não ousava se descuidar.
Em menos de três dias, nem a camada grossa de pó conseguia esconder suas olheiras. Quando Men Xulan mencionou isso para a Senhora Yan, ela não pôde deixar de sorrir. Agora, toda a família Men estava em polvorosa, sem dormir ou comer direito. A única que desfrutava de algum descanso era a Senhora Yan, que, após ter levado uma surra, estava de repouso no quarto. Já conseguia caminhar um pouco. Desde o incidente, aquela foi a primeira vez que Men Xulan foi visitá-la, o que deixou a Senhora Yan muito emocionada.
"Você também emagreceu..." A Senhora Yan tentou acariciar a cabeça da filha, mas Men Xulan se esquivou.
"Mãe, agora a mansão está cheia de olhos atentos, é preciso ter cuidado com as regras", disse Men Xulan friamente.
"Sim, sim...", a Senhora Yan olhou para as olheiras da filha e não pôde conter as lágrimas. Embora estivesse no pátio afastado, ouvia os sons de gongos, tambores e fogos de artifício que marcavam os dias festivos. "Aquilo tudo deveria ser para você..."
Men Xulan manteve o semblante indiferente, olhando para o leque de seda em sua mão, e, de repente, atirou-o ao chão. O leque quebrou com o impacto. A Senhora Yan levou um susto e, esquecendo-se de suas dores, correu para recolhê-lo.
"Não recolha. Agora, como uma filha de concubina, não posso usar coisas tão boas...", disse Men Xulan, mordendo o lábio inferior. A Senhora Yan começou a chorar copiosamente, soluçando: "Lan'er..."
Do outro lado, Qiu Yehong, que tentava aproveitar para tirar uma soneca, mas estava agitada demais para dormir, também jogou um leque longe e chutou o banco decorado à sua frente.
"Querem jogar? Ótimo, vamos ver quem sabe jogar melhor!" As servas ao lado levaram um susto ao ver a senhorita, sempre tão elegante, pisar no banco e arregaçar as mangas.
"Alguém, escreva alguns avisos para mim! Diga que eu, Fu Huilan... não, a pequena veterinária de Shaoxing, vai voltar a praticar medicina na capital!"
Graças à benevolência imperial, o Ministro Men, que tinha motivos para celebrar, voltou de um banquete de felicitações de seus colegas naquele dia, apenas para ser surpreendido por dois ou três homens pobres segurando bois e puxando carroças diante do portão lateral.
"O que é isso? O que é isso? Estão todos mortos?", o Ministro Men apontou para os guardas no portão e gritou: "Quando foi que mercadores de carne e entregadores começaram a vir aqui? Por que não os expulsam?"
"Mestre...", disse o guarda com uma expressão de desespero, apontando para um aviso colado na parede do portão. "Isso é... vieram pedir que a senhorita os atenda... a senhorita ordenou que os servíssemos com chá, não nos atrevemos a expulsá-los..."
Atender? Atender o quê? Quem atende quem? O Ministro Men ficou atordoado e aproximou-se do muro. Viu que no aviso estava escrito com letras tortas: "Especialista em tratar bois, cavalos, ovelhas, cães e outros animais. Consultas e remédios gratuitos."
Atrás das grandes letras, havia um desenho estranho, parecido com uma seta, apontando exatamente para o portão lateral.