Capítulo Cento e Trinta e Oito: Os Chineses Cobardes
A Princesa Jingyang não resistiu mais e ergueu a cortina para espiar. Qiu Yehong também cobriu o rosto discretamente para olhar.
Elas já haviam passado pela Rua Ma Dao e, atravessando a Ponte Bian Shui, podiam avistar do outro lado o Grande Templo Xiangguo. A rua, que já estava movimentada por si só, viu-se subitamente tomada por uma comitiva que se aproximava de longe, transformando o local num formigueiro humano.
— Parece até um passeio imperial, por que tanta agitação? — perguntou a Princesa Jingyang, inclinando-se para fora e falando sozinha.
Li Qing já havia avançado alguns passos e, ao ouvi-la, voltou-se com um sorriso:
— Quase isso. É a chegada da comitiva do Canato de Kipchak à capital.
Ao perceber que ele lhe dirigia a palavra, a Princesa Jingyang sorriu com os olhos semicerrados e emendou:
— É mesmo? São eles? Ouvi dizer que chegariam nestes dias, e pelo jeito são muitos...
Que diabo de canato era aquele? Curiosa, Qiu Yehong também abriu caminho para espiar.
A comitiva já estava perto. Contava com dezenas de cavaleiros montados em cavalos possantes; os homens eram vigorosos e as mulheres ousadas, todos ricamente vestidos. Suas cabeças e corpos ostentavam joias por toda parte. Radiantes, olhavam para os lados enquanto trotavam, recebendo os olhares curiosos da multidão com evidente satisfação.
— Olhe, até tendas eles trouxeram! — os olhos da Princesa Jingyang brilharam.
No meio da procriação havia uma carruagem puxada por quatro cavalos que, curiosamente, tinha o formato de uma tenda mongol. O veículo atraiu instantaneamente todos os olhares. Na parte frontal, cortinas de tecido leve balançavam, permitindo ver vagamente alguém sentado no interior.
Seria a princesa enviada para uma aliança de paz? Influenciada pelas séries de televisão de eras futuras, a imaginação de Qiu Yehong voou longe.
Conforme a comitiva avançava, a Princesa Jingyang aproveitava para atualizar brevemente Qiu Yehong sobre a geopolítica da época.
Aquela era uma era pós-Song, mas anterior à Dinastia Yuan. Contudo, isso não significava que a etnia que fundaria os Yuan não existisse; não apenas existia, como, tal qual na história, cobiçava as ricas terras das Planícies Centrais, mantendo constantes atritos com a atual corte han.
— ...O Canato Il Khan e o Canato de Chagatai são nossos aliados... Mas este Canato de Kipchak e o Canato de Ogedei estão sempre em guerra conosco... Embora agora este Canato de Kipchak queira negociar a paz... — explicou a princesa.
Qiu Yehong assentiu, pensativa, e perguntou em seguida:
— Então, quando Fan Cheng e os outros foram para o norte do deserto... foi para quê?
— Para lidar com aquele maldito Canato de Ogedei. É um povo insuportável, cabeça-dura, que não para de guerrear, uma verdadeira praga... — disse a princesa, agitando a mão. — Mas agora está tudo bem. Uma vez aliados ao Canato de Kipchak, os inimigos deles serão cercados por todos os lados.
— Que bom, que bom. Tomara que parem de guerrear — concordou Qiu Yehong, balançando a cabeça.
— Ora, vejam! Aquele homem está trazendo um cachorro muito feio! — exclamou um transeunte na ponta dos pés, chamando a atenção dos outros para o espécime exótico.
A Princesa Jingyang adorava cães. Ao ouvir aquilo, projetou quase metade do corpo para fora da janela.
Com a aproximação da comitiva, constatou-se que, de fato, havia dois cães atados a cada lado da carruagem mongol: eram animais de pequeno porte, com pelagem cinza-escura, cabeças pequenas e rabos grossos.
Qiu Yehong conseguiu avistar os animais por entre as frestas da multidão e levou um susto.
— Aquilo não é um cachorro, é um lobo! — gritou, puxando a manga da princesa.
— É verdade, são lobos de fato! — corroborou Li Qing, olhando com genuíno interesse.
Criar lobos como animais de estimação? Realmente, um povo feroz!
— Lobos?! — assustou-se a princesa, soltando um grito estrondoso.
Sua voz, aguda e sonora, sobrepôs-se ao tumulto ao redor e ecoou pelos ouvidos de muita gente.
Com aquele grito, a multidão entrou em pânico. Alguém berrou sobre a presença de lobos e todos começaram a correr desabalados.
— Humpf. Han tementes! — gargalhou um homem do Canato de Kipchak montado em seu corcel, proferindo um mandarim bastante imperfeito.
Os acompanhantes riram em coro.
Nesse exato instante, uma criança foi empurrada para fora da multidão e caiu bem no meio da rua, bloqueando o avanço da comitiva. Assustado com o obstáculo repentino, o cavalo soltou um relincho agudo, empinou-se e preparou-se para pisotear a criança.
Gritos de horror irromperam ao redor, com muitas pessoas cobrindo os olhos, incapazes de assistir.
Li Qing já não teria tempo de intervir.
De repente, uma figura saltou da beira da estrada, estendeu os braços e aparou com força bruta as duas patas dianteiras do animal.
O cavaleiro robusto montado no animal foi apanhado de surpresa e lançado ao chão.
Um coro de exclamações de alívio e júbilo explodiu ao redor.
Os membros da comitiva de Kipchak estancaram, perplexos. O homem derrubado levantou-se num salto e vociferou uma saraivada de insultos em mongol, que, pelo semblante, deviam ser impropérios de alto escalão.
Todos os olhares convergiram para o herói de força sobre-humanada: um homem magro, na casa dos trinta anos, que estendia seus braços finos como gravetos para amparar a criança aterrorizada.
Foi aquela silhueta esquálida que conteve um cavalo possante e seu cavaleiro corpulento?
Que tipo de divindade era aquela?
Qiu Yehong reconheceu o homem. Esqueceu-se completamente de qualquer perigo de ser notada, largou o leque, abriu a cortina da carruagem e saltou para fora.
— Pai...
Qiu Yehong abriu caminho aos trancos por entre o mar de gente, chamando pelo nome com toda a força dos pulmões, embora sua voz fosse abafada pelo barulho circundante.
— Huiniang, o que você está fazendo? — perguntou a princesa, sem entender direito, estendendo a mão para contê-la.
Li Qing já havia saltado do cavalo e segurado firme o braço dela, enquanto uma onda da multidão quase a derrubava.
Enquanto isso, Fu Wencheng, de cabeça baixa, entregou a criança aos familiares, recolheu suas ferramentas de pedreiro e sumiu discretamente de volta no meio da massa anônima.
— Ei! Ei! — o homem mongol, com o rosto afogueado de raiva, preparou-se para persegui-lo.
Nesse momento, a cortina da tenda mongol abriu-se levemente, acompanhada por uma voz grave que proferiu algumas palavras em tom solene. O homem curvou-se de imediato em sinal de submissão.
Tendo atravessado a multidão em vão, Qiu Yehong fitou o vazio, sem encontrar sinal de Fu Wencheng, paralisada por um instante de atordoamento.
— Ei, olhe só, aquele homem... — chamou a princesa, que a alcançara, sacudindo-lhe o braço e apontando empolgada para a carruagem.
Com o olhar vago, Qiu Yehong ergueu os olhos e viu as cortinas da tenda afastadas, revelando um verdadeiro deslumbre de pedrarias.
Na cabeça, no pescoço, no cinto e nas botas, havia profusão de ágatas, jade, corais, pérolas e prata pura. Suas vestes eram de brocado azul com debruns de seda, e os bordados cobriam praticamente todo o tecido.
Realmente, um visual exótico...
Pensou Qiu Yehong num julgamento automático, até que seus olhos se acostumaram ao brilho ofuscante e conseguiram focar o rosto do homem.
Nem jovem nem velho, rosto alongado, sobrancelhas grossas, olhos puxados...
Um rubi refletiu os raios solares, ferindo a vista de Qiu Yehong. Ela baixou o olhar e viu o homem erguer uma das mãos, cujos punhos e mangas estavam repletos de pequenas gemas incrustadas.
Aquele sujeito vinha mesmo das estepes mongólicas? Seria possível que as pastagens da Mongólia não produzissem gado, mas sim pedras preciosas, tal qual as terras do sul?
— Ah, os homens também podem usar tantas joias... — balbuciou a Princesa Jingyang, sacudindo o braço de Qiu Yehong e sorrindo para a cena.
Não ousando fitar mais o mercador de joias ambulante, Qiu Yehong seguiu a direção apontada pela mão dele. Viu uma saraivada de moedas de prata ser jogada. Uma mulher corpulenta, vestindo roupas cravejadas de ouro e prata com o colo generosamente à mostra, apanhou o dinheiro, fez uma reverência respeitosa e ouviu algumas instruções do nobre. Em seguida, caminhou até a mulher que consolava a criança à margem da multidão.
— Um susto para vós. O Príncipe Jiyasayin vos presenteia com isto... — disse ela num mandarim truncado.
A mulher, ainda aterrorizada, recusou o presente por medo, mas a estrangeira enfiou-lhe o dinheiro nas mãos com impaciência e deu meia-volta.
As cortinas tornaram a fechar-se e a comitiva retomou a marcha. Com exceção dos curiosos de plantão que acompanharam o séquito por um trecho, o grosso da multidão se dispersou.
No vaivém da gente, Qiu Yehong buscou em vão com o olhar, mas Fu Wencheng já havia desaparecido por completo.
— Huiniang? — chamou a princesa, puxando-a de leve com uma expressão confusa. — O que você está procurando?
E mesmo se o encontrasse, para quê? Só serviria para aumentar a reserva dele em relação a ela.
— Nada... — Qiu Yehong ergueu o rosto e forçou um sorriso. — Vamos. É melhor você voltar para casa.
A princesa assentiu e, radiante, retomou a conversa sobre as vestimentas do homem de instantes antes. Qiu Yehong respondia com monossílabos distraídos. Ao notar o comportamento dela, Li Qing pensou por um momento, pensativo, e voltou a atenção para a rua caudalosa.
Ao deixarem a princesa em sua residência, como a mãe dela ainda convalescia, Qiu Yehong preferiu não entrar para uma visita formal. Embora Li Qing estivesse a tiracolo, ela recusou-se veementemente a voltar a pé, e a carruagem da princesa acabou por levá-la de volta.
— Ora, do que você tem medo? Comigo aqui, do que ainda receia?! — resmungava Li Qing, ferido em seu brio e tagarelando ao pé do ouvido dela por julgar que subestimavam sua valentia.
— Tenho medo de que você se machuque. Afinal, como diz o ditado, cão bom não vence matilha de cães vadios... — respondeu Qiu Yehong, saltando da carruagem com um sorriso.
— Que cães? Está me comparando a um cachorro? — protestou ele, antes de abrir um sorriso maroto. — Mas isso significa que você estava preocupada comigo, não é?
Aquele rapaz realmente tinha uma imaginação fértil. Qiu Yehong lançou-lhe um olhar de soslaio, subiu os degraus e acenou:
— Já cheguei em casa. Pode voltar...
— Irmã Lan... — chamou-o Li Qing, detendo-a por um segundo antes de hesitar e perguntar: — Você... gostaria de ver seu pai?
Qiu Yehong paralisou por um instante. Antes que pudesse responder, uma figura com a cabeça e os pés envoltos numa capa verde-clara emergiu de um beco lateral, agarrou a barra de sua saia e despencou de joelhos.
O sequestrador finalmente aparecera! Soltando um grito estridente de pavor, Qiu Yehong atirou-se contra o peito de Li Qing.
Os punhos de Li Qing voaram instantaneamente na direção da figura.
— Huiniang... Huiniang... Princesa... Princesa, sou eu, Xiangxiang... — gritou a recém-chegada em desespero, atirando longe a capa que lhe cobria a cabeça e erguendo as mãos num gesto de apelo.
Ao desvendar o rosto, revelou feições vagamente familiares, tomadas pelo pavor e desprovidas de qualquer cor.
— Xiangxiang? — Qiu Yehong, com a mão espalmada sobre o peito para acalmar o coração acelerado, franziu a testa. — O que significa isso?
— Huiniang... Não, alteza, princesa! — Xiangxiang rastejou de joelhos e agarrou a bainha da saia dela, com lágrimas a brotarem nos cílios. — Salve-me, salve-me! Só a senhora pode me salvar agora...
Qiu Yehong riu sem humor e replicou:
— Ora vejam só. Você é a concubina legítima da família Sun, o que eu poderia fazer por você?